terça-feira, 16 de junho de 2009

Cidade sobre ilhas - Parte 2

Eremitage

Perambulei por estas ruas banhadas de águas e me encantei com a beleza desta cidade. Atravessei inúmeras pontes e o ar gelado de fevereiro petrificou meus pés, fazendo-me lembrar que eu estava a passear num dos centros urbanos mais nórdicos do mundo.

Segundo um historiador russo, São Petersburgo é um deserto de granito. O complexo arquitetônico do museu Eremitage é uma parte dessa coletânea de edifícios perfeitos. Construído em estilo classicismo nos séculos 18 e 19 é, sem dúvida, uma construção maravilhosa e a mais visitada da cidade. Um dos prédios do conjunto é o Palácio de Inverno, originalmente construído como refúgio de Catarina II – a grande, onde ela guardava suas mais preciosas obras de arte. O Palácio de Inverno foi residência dos czares e é revestido com o mais suntuoso estuque e por enormes frescos de parede, assim como um valioso assoalho de parquete. Um ambiente único, ostentando luxo e riqueza, oferecido por seus senhores aristocráticos. Hoje o Eremitage é a maior galeria de arte da Rússia, assim como um dos mais importantes museus do mundo, ao lado do Louvre e do Metropolitano de Nova York.

São Petersburgo. As pérolas arquitetônicas do barroco italiano brilham em lindas cores pastéis e as cúpulas das igrejas douram o céu dessa metrópole romântica, definitivamente bela.

3 comentários:

Germano Viana Xavier disse...

Aqui eu pego carona com você, Ilaine.

Bom demais sentir um pouco da atmosfera desta cidade.

Um carinho sincero.
Sigamos...

eder ribeiro disse...

Como é difícil "obtermos" cultura da Rússia chego até aqui para me deliciar. Obgdo pela oferta. Bjos.

o que me vier à real gana disse...

Olá, boa noite!

Sem dúvida uma das belíssimas cidades do nosso planeta. Com este, k é o seu nome, ou com o sovietizado k tivera longos anos, a magia mantém-se.
Quanto a esse magnífico monumento, é mais uma das provas de k, como dizia Pessoa, o grande Fernando, quando Deus quer e o homem sonha, a obra nasce!

É bom aqui. Parabéns!