domingo, 4 de outubro de 2009

Blogosfera




-->
Ensaios são tentativas e exercícios. Ensaio é também um gênero literário, um texto quase sempre breve, situado entre o poético e o didático, que expõe idéias e reflexões a respeito de um certo tema. A dupla definição da palavra torna-a mais rica, mais cheia e abundante, muito embora seja tão pequena. Por achá-la bonita assim, escolhi-a para denominar esse espaço.
Ensaios é o meu blog, pois. Os textos que aqui escrevo são experimentos. Com eles, na medida do possível, procuro cativar amigos e leitores. Ensaios são também treinamentos. Treino a minha escrita, tento melhorá-la, enquanto vou lapidando e esculpindo. Todavia, nem todo texto publicado tem valor literário. E creiam, esta não é minha intenção. Meu propósito é compilar idéias e sentimentos e, com eles, externizo um pouco do que sou. Escrevo por que acredito na bondade do ser humano, em sua beleza infinita e em seu entusiasmo pela vida. Escrevo, principalmente, por que me apaixono por pessoas e porque com elas quero compartilhar. Então já não estou sozinha, terei criado laços e terei cativado amigos. Ao escrever, traço imagens, crio a presença e devasso solidões.
Todo blog é valioso. Toda espaço que visitamos, muitas vezes também em silêncio, tem algo que nos prende ou nos fascina. Tenho feito isto tantas vezes... Tenho navegado nesta imensidão infinita que a internet possibilita e nas areias brancas de minha tela encontrei conchas lindíssimas, pedras multiformes e até mesmo estrelas do mar. Então nasce um sorriso. Olho para o espaço que me rodeia e o amigo virtual me fala... é a sua voz que escuto. Assim, tenho vontade de lhe dizer algo, deixar-lhe um carinho e manifestar minha admiração. O mar de blogs é imenso e através dele alcanço enseadas, baías, costas, fiordes e arquipélagos. As águas que o compõem acariciam e tocam. São as palavras... e a poesia que nelas encontro.
Flores para você... Para todos os meus amigos!

22 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA ILAINE... É MESMO ASSIM COMO TU ESCREVES... EU ADOREI ESTE TEXTO AMIGA... PARABÉNS!!!
ABRAÇOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Que lindo texto. Quanto carinho em suas entrelinhas.
Saiba que penso igual a você e que é sempre um prazer visitá-la. Aqui só encontro pérolas e flores.
Tenha um bom dia e uma semana feliz!

Um abraço bem brasileiro!

Beti Timm disse...

Vim buscar minha flor, neste jardim florido e tão fértil. Através deste jardim conheci uma mulher íntegra, carinhosa, de uma beleza nas palavras que não sei definir, só sentir. É o que faço quando venho aqui, sinto a sua presença, sempre suave, meiga, mas muito forte. Vc sabe que em vc e aqui neste jardim eu encontrei um porto seguro, onde deposito minhas alegrias e minhas tristezas, e vc as acolhe com carinho e sensibilidade. És uma mulher-anjo que tive a dádiva de conhecer e de ser minha amiga.

Obrigada por tudo, pelo ombro amigo, pelas palavras de conforto e por secar minhas lágrimas, quando as mesmas em mim afloram e só tenho vc para seca-las. (vc sabe do que falo...rs).

Beijos doces e carinhosos


Tem um mimo pra vc lá no Rosa

eder ribeiro disse...

Valoir literário? Toda palavra escrita tem o seu valor, e a tua mais do que valor, ela me encantou, e terminar desta forma com flores, perfumou a palavra. Aqui eu tenho três flores, e qdo escrevo quero tb distribuir flores para que este gde jardim que é o mundo se perfuma, de amor. Fica aqui um pensamento de Albert Pine: "O que fazemos para nós morre conosco. O que fazemos por outros e pelo mundo continua e é imortal". Bjos em tua alma, para vc deixo uma Rosa.

lula eurico disse...

Eu, que desfruto dessa ternura imensa, que sempre deixas nos teus blogues, só tenho a agradecer ao nosso Paizinho-do-céu, pela oportunidade de ter conhecido essa Mulher e Mãe, gaúcha, brasileira, dinamarquesa de coração, que nos acolhe com tanta delicadeza.

Fica com Deus e que haja sempre harmonia e saúde em teu lar.

Sonia Schmorantz disse...

Este teu espaço está muito bonito e este texto também. Não só palavras, nós também somos ensaios, vamos sendo lapidados pela repetição, pela experiência, pelos amigos que vamos fazendo nesse nosso caminho.
beijo, linda semana!

Osvaldo disse...

Ilaine;

Você exprimiu através desta bela crónica, o que muitos apenas pensam mas não o dizem porque não têm essa facilidade de expressão bem patente na Ilaine...

Os blog's têm essa "função" de aproximar mentalidades e culturas de todos os horizontes e dar oportunidades aos menos "soltos" de expandirem seus conhecimentos,sua emoções e seus projetos para uma infinita plateia que o "escutará" em silêncio com o mesmo respeito que se escuta uma celebridade num auditório da vida. Porquena blogosfera, todos têm o seu espaço, todos têm direito a serem "escutados"!...

bjs, Ilaine.
Osvaldo

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine! Boa tarde!

O que dizes aqui, já me é tão familiar, e tudo tão claro e verdadeiro... Sinto que a conheço já, há muito tempo!

OBRIGADO PELAS FLORES!
ELAS REPRESENTAM SUA ALMA!

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!

Beijos.

Berê disse...

Começar a semana lendo seus ensaios é um colírio para os olhos e um agrado no meu coração. Adoro ler o que você escreve. Boa semana pra você.
Beijos.

Luiz Caio disse...

Sim... Sempre!

Anônimo disse...

Obrigada querida!
Mas o presente é poder vir sempre aqui e apreciar textos tão interessantes.
Bjs.

Germano Viana Xavier disse...

Flores para nós.
Toda palavra é existência.

Continuemos, Ilaine...

Paula disse...

E viva os amigos que fazemos por essas vias! Beijos!

luise_k89 disse...

mais um texto lindo!!
adorei!!

Beijos

Zeca disse...

Ilaine,

eu também, nestas minhas navegações blogosféricas, encontrei conchas lindíssimas, pedras multiformes e até mesmo uma belíssima estrela do mar, que me acena daí, de Copenhagen, com carinho e amizade.

Beijo olímpico.

Betho Sides disse...

Oi...Interessante! Gostei.
Vim lhe convidar para participar do 1º Encontro Nacional de Blogueiros que vai rolar em Dezembro no estado de SC + informações no Blog:
http://bethosides.blogspot.com/
De uma olhada nos posts anteriores e entenderá.
Forte abraço
Betho

Jamila Zgiet disse...

Oi, Ilaine! Obrigada por mais uma visita! Aquele textinho tem um pouco das ruas de Brasília, sim. As quadras são numeradas e divididas em sul e norte, basicamente. Tudo é separado por setores: setor de indústrias, setor hospitalar, setor hoteleiro, setor de diversões, etc.
Tem um poeta que brinca muito com as particularidades dessa cidade, o nicholas behr. Recomendo!
Esse seu post lembra um meu chamado "metalinguagem blogosófica - divagações". Se tiver interesse, depois dá uma olhadinha: http://incensodepitanga.blogspot.com/2008/12/metalinguagem-blogosfica-divagaes.html
Um beijo! Seja sempre bem-vinda. Se vier pra minha terra, avise e marcamos um encontro! Precisando de qualquer informação, é só falar.

Canto da Boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canto da Boca disse...

Impossível para mim não lembrar do livro, "O Pequeno Príncipe", do jeito que eu adoro encadear as sensações e as percepções, causadas por leituras magníficas...
Repare se não nos lembra o diálogo do Principezinho com a Raposa: "Então já não estou sozinha, terei criado laços e terei cativado amigos." E recordo da passagem onde a Raposa fala sobre criar laços, sobre cativar, a comparação do trigal com os cabelos loiros do Príncipe... "Mas como não se vendem amigos nas lojas, os homens não tem mais amigos", mas temos a ti, com tua delicadeza e sensibilidade; com teu carinho e tua amizade, ainda bem que existem as exceções e a bloguesfera...
Um beijo enorme e imagina o tamanho da minha alegria, pelas férias?
Uma quarta-feira tão linda quanto tu, Ilaine!
;)

Beti Timm disse...

Vim deixar um beijinho... e muito carinho.

Nekane disse...

No entiendo muy bien tu idioma, pero lo que has escrito es muy bello. Y es cierto: navegando, navegando, he llegado a tus costas, y he sonreido. Muchas gracias por haber hecho este día más feliz.

Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.