segunda-feira, 8 de março de 2010

Descobrimento


Abancado à escrivaninha em São Paulo
Na minha casa da rua Lopes Chaves
De supetão senti um friúme por dentro.
Fiquei trêmulo, muito comovido
Com o livro palerma olhando para mim.
Não vê que me lembrei
que lá no norte, meu Deus!
Muito longe de mim
Na escuridão ativa da noite que caiu,
Um homem pálido, magro de cabelo escorrendo nos olhos,
depois de fazer uma pele com a borracha do dia,
Faz pouco de deitou, está dormindo.
Esse homem é brasileiro que nem eu.

Mário de Andrade

18 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

Muito bom reler o poema. Ilaine, esta imagem lembrou-me arrecifes e coqueiros em minha terra.

Beijos, querida.
Um dia especial para ti

Claudia Liechavicius disse...

MArio de Andrade. MAravilhoso!!!!
Bj

Sandra Gonçalves disse...

maravilhoso amiga.
Dá um gostinho de sol e agua de coco.
Rsrsr.
Bjos no coração

Anônimo disse...

Gosto muito do Mário Andrade!
Vc sabia que é dele um belo trabalho de resgate das modinhas do séc XVIII?
Bom dimais da conta.
Bjs querida.

Barbara disse...

Substancial proposta.
E necessária.
Vinda de um Mário de Andrade...valorosa!

Unknown disse...

Dileta Ilaine:
Muitíssimo feliz por ter encontrado Teu Blog, principalmente falando e degustando os modernistas Mário e Manuel ou Manuel e Mário.
Tenho um blog literário: RETALHOS DO MODERNISMO (link abaixo), e aproveito para cravar aqui o convite para uma visita, fato que será de grande valia tanto para o Blog como para a minha pessoa.
Abraços macunaímicos e:
"ESTEJA E SEJA E FIQUE FELIZ"

Luiz de Almeida & Blog Retalhos do Modernismo - http://www.literalmeida.blogspot.com

Dilberto L. Rosa disse...

Mário de Andrade que sabia amar este País como poucos jamais o fizeram... E gritam que "nunca antes na História deste País..." Rs. Enfim... Mais deliciosamente gracioso foi teu 'post' anterior! Abração, minha cara!

Francisco Sobreira disse...

Ilaine,
Não conhecia esse belo poema de Mário de Andrade. Há nele um forte apelo social, feito, no entanto, com sobriedade e equilíbrio. Muito bom você tê-lo divulgado. Um beijo.

Beti Timm disse...

Oi minha iluminada amiga!!

Voltei, havia decidico me voltar mais para minha arte, mas a saudade foi mais forte.
E a saudade de nosso brasil sempre presente em ti, mesmo nos versos de Mário Andrade!


Beijos, carinho e muita saudade

BLOGZOOM disse...

A narrativa excelente dá impressão que estamos "vendo".

Elcio Tuiribepi disse...

Fui lendo e vendo a cena do homem seringueiro...sei lá se viajei ou se peguei carona na intenção do Mário...rsrsrs
Só sei que a leitura me prendeu assim que comecei e desliguei, não escuteo mais nada qui em volta de mim..nem a música...rsrs
Um abraço na alma...ótima escolha

Canto da Boca disse...

Podemos ler o poema de algumas formas, eu estou lendo-o pela via da estupefação, porque ainda que sejamos todos brasileiros, sempre teremos uma cultura de olhar o OUTRO, com um certo estranhamento e diferenciação (sim, somos diferentes e desiguais). o outro do NORTE, do NORDESTE, do CENTRO-OESTE, do SUL, do SUDESTE, em cada Brasil regional, o OUTRO estará sempre no nosso extremo. Penso que o Mário, chamava a atenção também para isso, para esse estatuto igualitário que somos todos. Gostava de saber como um poeta brasileiro do Norte, contemporâneo do Mario de Andrade, escreveria um poema, acerca do brasileiro do Sudeste, como seria esse olhar sobre um operário paulista/no? Gostava de ver esse contraponto...

Beijinhos, Ila!

Soninha disse...

Olá, Ilaine!
É maravilhosa a nossa literatura. Falo da literatura brasileira.
Delícia ler Mário de Andrade. Eu gosto muito.
Gosto das idéias revolucionárias que dão certo. Gosto de quebrar paradigmas...
Assim fez Mário de Andrade com sua participação ativa na Semana de Arte Moderna de 1922.
Gosto da sonoridade de sua prosa e do incentivo de suas frases e seus temas...de seu preito de liberdade...
Gosto muito!
Muito bom você ter lembrado de Mário.
Valeu, Ilaine!
Bom final de semana a você!
Muita paz! Beijossssssss

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Bela escolha!
Ótimo final de semana.
Abração.
Josselene

Luiz Caio disse...

Oi Ilanine! Como vai!

Vim matar um pouco da saudade que sinto de você... Nossa, faz tanto tempo que não vinha aqui!
Está tudo muito bonito!

TENHA UMA LINDA TARDE!

BEIJOSSSS

Barbara disse...

Passando prá deixar um "oi".

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Amiga.

Fazia tempo que não lia Mário de
Andrade.
Lembrei de outros poetas.
Lembrei de outros romancistas.
Brasileiros que amavam o Brasil.
Que faziam do escrever uma missão
de vida, e de construção de ideais,
tão diferente de agora...

Que teu coração sempre seja casa de alegria.

Francisco Sobreira disse...

Ilaine,
Passo mais uma vez por aqui e, não encontrando nov a postagem, aproveito para lhe desejar um excelente fim de semana. Um abraço.