Amigos!
-->
Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor. Eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências. A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. É delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não têm noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí. E me envergonho, porque essa minha prece é em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer. Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que não desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os.
Vinícius de Moraes
16 comentários:
MEUS AMIGOS
"Eu poderia suportar, embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem...
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida ...
mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro.
Embora não declare e não os procure sempre..."
Vinícius de Moraes é tudo de bom!
Bjs.
Amigos de verdade, os merecedores de uma poesia tão linda, são verdadeiras bençãos!!
Bom final-de-semana, beijo!!!
"Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que não desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos! "
Génio!
Homem com uma mente de ouro, sem dúvida alguma !
beijo grande*
Vinicius tirou estas palavras da minha boca....rsrsrs
Adorei sua visita! A casa está aberta sempre!
Já perdi amores por causa de amigos, mas jamais perderei amigos por causa de amores...
Super beijo!
Muito bem emprestado! Amizade é tudo isso. É você.
Grande abraço e um ótimo final de semana.
Tão verdadeiras estas palavras...nosso corre-corre não permite que digamos isso a nossos amigos, como deveriamos fazer sempre, e nem por isso deixam de existir em nosso coração.
beijos, lindo final de semana
OLÁ AMIGA, BELÍSSIMO TEXTO... PARABÉNS ... ADOREI O TEU BLOGUE...
BOM FIM DE SEMANA... BEIJINHOS,
FERNANDINHA
Olá, Ilaine! Boa tarde!
Que belo texto. O Vinicius estava inspiradíssimo quando o escreveu, e você quando o escolheu para compartilhá-lo conosco.
Obrigada!
Adoro vir aqui!
Abração e ótimo final de semana!
Pois é Ilaine, esse tal de tempo que anda me consumindo, mas semre arranjo um tempinho para passar por aqui e por lá, e por acolá nos outros também...
Esse texto é um hino a amizade...
Sou fã do Vinicius, pois em minha opinião ele mudou o conceito da poesia...sua forma de inverter as palavras me encanta...
Um abraço na alma...bom fim de semana
Esse texto renova a nossa amizade, e me lembra de como foi importante te conhecer no Baú de Espantos... e como está sendo maravilhosa a tua volta nos Ensaios.
Fica bem.
Abraço fra/terno.
Só uma alma de alma para nos oferecer uma delícia de texto como este. bjos nalma.
ilaine, por esses acasos concorrentes, há pouco falava isto, que a amizade é mais legítica, ainda que ilegítima, do que chamamos amor, essa intriga narcísica das intimidades. diferentemente do amor, a amizade pode ser abertura, porvir, entrega sem cobrança.
beijos
saudações
luis de la mancha
Olá, querida.
E somos de carne , osso e letras. E somos modernas e por isto, nos comunicamos. E também chamo a estas relações, de amizade porque há cuidado, afinidade, respeito e desejo que um e outro estejam bem.
Abraços, amiga.
Boa semana.
Ilaine;
Por vezes me pergunto se o maior amor que um ser humano sente não seja a amizade... Sim porque a amizade engloba todas as formas de solidariedade e de alegria sem que para isso a ciúme se imponha.
Sentir amizade por alguém, é no fundo a pessoa sentir-se bem!...
bjs, Ilaine
Osvaldo
Ilaine...
A amizade é a mais sublime forma de amor!
Beijos...
"A amizade sincera é um santo remédio/ abrigo seguro..."
Belíssimo texto do poetinha.
Teu canto é iluminado, Ilaine.
Meu carinho.
Sigamos...
Postar um comentário