terça-feira, 30 de junho de 2009

Bike Copenhagen




Ela é azul-parda. Silenciosa, evoluída e linda. Eu a trato com muito carinho. É veloz, leve e elegante, design dinamarquês. Tem um cesto na frente, onde posso colocar comprinhas e um livro. Nós nos entendemos perfeitamente, ela e eu. Na verdade, foi amor a primeira vista. Foi! Quando a vi, não pude resistir: esta é a bicicleta que quero. Ela me concede uma sensação de liberdade indescritível. Andar de bicicleta é pelo menos tão emocionante quanto andar de avião.

Em Copenhague a bicicleta se tornou um símbolo de bem-estar, caracterizando a cidade plana e limpa, oferecendo ciclovias maravilhosas. Um terço da população vai ao trabalho de bicicleta, o que significa também menos carros rodando e poucos congestionamentos. Na verdade, Copenhagen é um paraíso para quem gosta deste meio de transporte. Há ciclovias largas e bem cuidadas por toda a cidade. Naturalmente há também sinaleiras e regras a observar. Embora muitos ciclistas sejam tidos como atrevidos, a porcentagem de acidentes é relativamente baixa.

Eu ouso complementar. São poucas as cidades em que a bicicleta é tida como um meio de transporte diário. Não é incomum em Copenhague que um político vá ao trabalho com a sua - de terno e gravata. Andar de bicicleta é tão natural como o ar que respiramos. Faz parte da vida. É personalidade.


Veja também: Copenhagen cycle chic

9 comentários:

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine querida! Como vai?

Também gosto muito de andar de bicicleta... É bom que ajuda a manter a forma!

OBRIGADO POR SUA VISITA SEMPRE TÃO CARINHOSA!

TENHA UM LINDO DIA!

BEIJOS.

Osvaldo disse...

Oi, Ilaine;

Completamente de acordo com a sua opinião sobre a bicicleta...

Aqui em casa, todos nós temos a nossa e é o melhor meio de transporte para as cidades. Claro que terá de haver respeito de todos (automobilistas, ciclistas e pietons) e condições de cyclovias o que na verdade é bem usual nos países do Centro e Noerte da Europa.

bjs
Ilaine
Osvaldo

lula eurico disse...

Que maravilha! Ah, qdo será que o Recife vai cuidar melhor dos seus ciclistas?

Beijo.
Bons passeios.

Vivian disse...

...que delícia respirar esta
liberdade, coisa que só é
possível em um país evoluído.

se for aqui no Brasil, os
motoristas passam por cima
de nós, e ainda dão 'tchauzinho'
rssss

ai ai...

um beijo, querida.

Beti Timm disse...

Ilaine, adoro uma bicicleta, andar nelas é a melhor coisa do mundo. A liberdade corre solta!

Pena que aqui é tão difícil usa-las tem lugares que é um perigo transitar!

Beijos carinhosos

Germano Viana Xavier disse...

Andar de bicicleta sempre fez parte da minha vida. Você me fez recordar muitas passagens belas da minha vida. Como seria bom se tivéssemos a consciência de que este transporte é eficaz e bonito.

Ah, meu Brasil!
Carinho sincero, Ilaine.

Continuemos...

Berê disse...

Olá querida amiga! Aqui em São José dos Campos tem algumas ciclovias e os trabalhadores e estudantes usam bastante. Mas, infelizmente, o povo ainda não é educado o suficiente para usar esse meio de transporte. Um dia quem sabe!
Quanto aos porta-retratos, a foto fica dentro do vidro. Bom final de semana.
Abração.

vieira calado disse...

Por cá... os políticos

e os endinheirados a ir de bicicleta pró tacho?

Carla disse...

Vou te contar um segredo. Não conte para ninguém, hein! rsrsrsr. Eu não sei andar de bicicleta, quando tentei aprender, desisti por causa das quedas. Se eu morasse em Copenhague, estaria perdida... rsrs

Bjos