sexta-feira, 26 de junho de 2009

Da solidão



Quando estou só encontro-me comigo mesma e esbarro com o que sou. Deparo com minhas congruências e com meus contrastes. Descubro o lado secreto de muitas palavras e a verdade de meus sentimentos: não importa momentos de tristeza, não importa a parte fraca da qual humanamente sou feita. Encontro-me com o que tenho de frágil e com a fortificação dissimulada, equilibrando-me. Procuro entender minha vida, o sentido que as coisas comportam e os seus encantos, sem medo, mansamente. Nunca me abandono, ao contrário, atropelo-me.

Solidão é o silêncio que preenche o meu espaço. Então, já não é pleno, pois há vibrações, um eco que pulsa, um concerto ritmado por percepções. Não posso tocá-lo, mas ele bordeja o coração. Em cada silêncio há uma gota de tristeza.

Solidão é um pouquinho de ansiedade, rendilhada de melancolia – é como uma partitura, onde solfejo a cor de minha saudade. Quando ela aparece, tento povoá-la com desafios. Procuro então, cerzi-la com lembranças. A solidão de meus dias é breve, nunca constante. Sentir-se só é ter saudades, sem que seja angústia. É um sopro por querer, por desejar, uma serena busca por presença. Contudo, não vivo isolada, compartilho a felicidade e preciso da convivência.

13 comentários:

Beti Timm disse...

Que lindo isso! voc~e fala dos sentimentos como quem cultiva um jardim florido, que tenho vontade de me sentar em frente e passar horas admirando!

Tô postando pouco, agora só quero desenhar...rs

Beijos minha amiga menina!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

MINHA QUERIDA AMIGA, BELO TEXTO PARA REFLEXÃO... SUBLIMES PALAVRAS E PENSAMENTOS...
VOTOS DE UM BELÍSSIMO FIM DE SEMANA...ABRAÇOS DE CARINHO E TERNURA

lula eurico disse...

A solidão é um eu diante de si mesmo. E é nesse instante em que a gente se percebe sendo, existindo, que afloram nossas intuições, nossos medos e, também, nosso maravilhamento diante do Ser. Estar só e descobrir-se a si mesmo pode ser a fonte de toda a nossa energia criativa. Pois é na solidão que "há vibrações, um eco que pulsa, um concerto ritmado por percepções."

Abraço fraterno.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine, mas que texto mais bonito.
"Encontro-me com o que tenho de frágil e com a fortificação dissimulada, equilibrando-me".
Identifiquei-me com este pedaço, pois temos que ser fortes, mesmo quando estamos a um passo do precipício, manter um sorriso valente não é tarefa fácil, mas é tarefa precisa, no sentido de essencial...Desculpa a ausência, mas ontem foi minha ultima prova e graças a Deus mais uma etapa vencida...
Parabéns pelas palavras tão cheias de desprendimento, onde a fraqueza é tratada como parte do humano, como parte do ser forte para encará-la de frente...é isso aí...um abraço na alma

eder ribeiro disse...

Um lindo texto falando se si para preencher nos outros essa necessidade de comunhão. AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI. Bjos.

Germano Viana Xavier disse...

Ainda sou daqueles que acreditam que existe um tipo de solidão extremamente necessária à vida.

Um carinho sincero, Ilaine.
Continuemos...

Osvaldo disse...

Oi, Ilaine;

Esta "Crónica Perfeita" é tão bela de sentimentos que diria que a solidão é ternamente afagada pela saudade...

Saudade de quê?... Talvez do futuro, porque nesta crónica/poema sente-se a alegria do tempo passado, os prazeres do presente e só o futuro poderá trazer saudades.

Ilaine, gostei imenso e com sua autorização voltarei mais vezes...

bjs de Genève,
Osvaldo

Luis Eustáquio Soares disse...

salve, querida amiga, que sua solidão é enxame de mel, no véu dos sentidos.
beijos.
luis de la mancha

juliocesarabello disse...

Um seringueiro do Acre recitava:

" Saudade é um parafuso
que dentro da rosca cai,
só entra se for torcendo
porque batendo não vai,
e quando enferruja dentro,
nem destorcendo sai.

Posso entender perfeitamente tudo o que você escreveu. Estava com saudades de tudo o que você escreve. Votaremos a nos encontrar.
Grande abraço querida.

Berê disse...

Ilane, desculpe, o comentário acima é meu, usei o computador e não reparei que estava conectado com o nome do meu marido.
Abração

Germano Viana Xavier disse...

Passando e relembrando...

Um carinho, Ilaine.
Continuemos...

Amor disse...

apesar dos pesares conviver é preciso ,obrigada pela carinhosa visita ja pegou o selo ?uma harpa,bjs!

Dri disse...

Que lindo esse texto! E brigadinha pelas visitas ao Brigadeiro. Que bom que gostou! Dê um pulinho lá que tem posts fresquinhos! Bjo