quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cidades

João Pessoa

O século XXI é considerado o primeiro século verdadeiramente urbano da história da humanidade, uma vez que, nunca antes tantas pessoas viveram em áreas urbanas como agora. Em tempos de globalização, o crescimento das cidades é impetuoso e irreversível. Somos cada vez mais cosmopolitas e multi-étnicos.

Há cidades misteriosas, enfeitiçadas e lindas. Algumas, simplesmente amamos, elas nos impressionam tanto que nelas gostaríamos de viver. Outras, porém, nos espantam. São enormes, metafísicas e confusas. Sua beleza é coberta por um ressaibo de perigo e já não podemos peregriná-las com tranquilidade.


São Paulo, por exemplo, cresce de forma espantosa e é quase ingovernável. É a metrópole do imigrante, um mosaico de paradoxos, onde o luxo e a miséria caminham lado a lado. Alguns não tem o que comer, outros penduram em sua sala de estar uma obra autêntica de Picasso.


Há cidades que são faceiras como uma menina e e dignas como uma velha senhora, como por exemplo Lisboa - a namorada dos poetas. Outras nasceram para ser nobres, como Estocolmo, Praga e Viena. Lembro, neste contexto, de Roma, a cidade eterna, assim como de Atenas, a cidade olímpica.

Falemos de cidades extremamente limpas, como Calgary, no Canadá e Honolulu, no Havaí. Há também aquelas que são exorbitantemente caras, como Tóquio, Osaka e Moscou. E olhe, um dos centros mais verdes do planeta
estou envaidecida! é a nossa João Pessoa.

Lembro de Paris, cidade luz, e imagino a Nova Yorque de Woody Allen, aquela que nunca dorme. Traço Londres, uma cidade imperdível, e São Petersburgo, a que foi construída por sobre ilhas. Gosto muito de Berlin, o palco da cultura, cidade transformação. Naturalmente é preciso falar de Veneza, de Recife, de Hamburgo, de Copenhague e de Amsterdam, cidades românticas e lindas, circundadas por águas.

8 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA AMIGA, BELÍSSIMA FOTO E UM TEXTO SUBLIME... ADOREI!!!
ABRAÇOS DE CARINHO E UMA NOITE FELIZ,
FERNANDINHA

Loba disse...

Ilaine!
Bom é te ver de volta e com este texto bonito, delicado e lúcido. São assim nossas cidades. Cheias de contrastes, mas cada uma com sua beleza, né?
Fico muito feliz em ter vc novamente no mundo dos blogs, querida. Seja re-bem vinda!
Beijocas

Carlinhos do Amparo disse...

Quero saber dos meninos, e especialmente do brasileirinho. As postagens do Eu-lírico, do meu compadre Eurico, estão a falar coisas da nossa nação.
Abraço em todos.

Zeca disse...

Ilaine!

Que bom tê-la de volta! E com textos como este, que fazem bem ao coração...

Beijos.

Joice Worm disse...

Era exatamente de texto como este que eu falava, amiga. Que saudade que me deu.
Adoro quando você descreve cidades...
Muac!

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine! Como vai?

Você sabe,como ninguém, descrever as maravilhas das mais belas e famosas cidades do mundo... Eu adoro!

TENHA UM LINDO DIA, E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!

BEIJOS.

eder ribeiro disse...

Tb tava saudoso de ti, que bom te encontrar de novo. Sobre cidades posso falar de duas do Brasil, apesar de conhecer muitas, são São Paulo com sua indiferença, viver em São Paulo é um constante estado de selvageria, e a Bahia, para mim, a cidade mais humana do Brasil, onde vc aprende a se doar de uma forma natural. Bjos.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA AMIGO, VOLTEI PARA DESEJAR-TE UM BELO DOMINGO...ABRAÇOS DE CARINHO,
FERNANDINHA