segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rouge Cardinal



No meio dos arbustos nasceu uma planta. Enroscava-se nos pequenos ramos, aprontando a maior orgia. Dava para ver seus fios, com os quais se segurava e se prendia. Olhando mais de perto, pude ver que em suas folhas havia pequenas nervuras - um pouco mais salientes, como as das clematis em meu jardim. Era uma planta trepadeira, disso eu tinha certeza. Mas, seria flor ou era uma espécie de erva? Cuidei-a!
A planta, ali no canteiro, nascera sem ser por mim semeada ou plantada. Viera assim... inesperadamente, e estava a roçar seus braços na cerca branca, procurando um espaço para sua exibição. Quando a vi, já estava a lançar seu nariz por cima das outras folhas. Crescia e vicejava. Eu a regava sempre, todos os dias. E então, a surpresa: haviam crescido botões: um, dois, três... Muitos! Ela floresce, gritei. Depois de uma longa gestação, os botões abriram.
No meio dos arbustos nasceu uma planta: uma clematis, de cor rubra, com pétalas aveludadas. Bonita e soberana, como o seu nome. Flora. Flor, principal. Rouge Cardinal.

11 comentários:

Osvaldo disse...

Ilaine;

Sâo as maravilhas da natureza e a magia dos seus encantos...

Essa flor é linda e merece bem o nome.

bjs
Osvaldo

Gilbamar disse...

As flores brotam para encantar nossos corações, enfeitar a vida e fascinar nossos olhos.

Poético abraço.

lula eurico disse...

Jardinar e escrever, duas maneiras de toparmos com o surpreendente. Brotam flores nos teus Ensaios. E nós reflorecesmos contigo também.

Beijo d'amigo.

Sueli Maia (Mai) disse...

Tons singulares e toques acetinados das flores nas mãos de poetas.
Belo texto, Ilaine.
Beijos,

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Que prazer receber sua visita e seu amável comentário em meu blog. Todavia, um outro, bem maior, foi acessar este seu lindo espaço.
Você potencializou a beleza desta flor com a maestria e a sensibilidade do seu escrito. Parabéns!
Ah! Tenho um outro blog. Chama-se Expressão (Meu Horizonte). O link está entre os meus "blogs amigos".
Tenha uma ótima semana e será sempre bem-vinda!

Fraternal abraço.

vieira calado disse...

Não conhecia o termo - rouge cardinal, essa cor impressiva.

Mas os cardeais equipam dessa cor, é verdade!...


Bjs

Euza disse...

Ah... me deu uma vontade grande de sentir de pertinho este rouge cardinal! Depois de vc descrever todo o processo de descoberta e desta forma tão delicada e bonita, até eu que não tenho este olhar encantado pras flores fiquei com inveja! rs...
Beijo, queridinha!

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine! Boa noite!

Demonstração de beleza e de sabedoria, da nossa mãe natureza!

TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA!

BEIJOS.

Sonia Schmorantz disse...

Que linda flor! Foi um prêmio pela tua curiosidade, que a permitiu ficar ali até desabrochar.
beijos e lindo final de semana

Vivian disse...

...e a natureza silenciosa
vai pintando o universo
com cores de encanto.

você foi presenteada
porque tem a alma sensível,
e é linda!

bju, querida!

Berê disse...

Que maravilha Ilane! Amo as flores, ainda vou ter de esperar pela primavera, depois do bocejo do inverno...
Grande abraço.