sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A comunicação

A comunicação é uma troca. A essencialidade da permuta está no olhar, que é a forma primordial da comunicação humana. Nele está a maciez de um silêncio e o segredo de uma palavra ainda não dita. Mesmo que inaudível, devo compreender sua verdade e sua significação. O olhar é a primeira mensagem arremessada. Ao recebê-la e ao perceber o seu sentido, houve comunicação – uma troca sensível, mas extraordinária.
Ao abrir a janela de minha casa, estabeleço uma forma de correspondência, pois estou enunciando um contato e uma aproximação. Possibilito, desse modo, o encontro com o meu primeiro vizinho, que é o receptor. Meu aceno é a mensagem que pode ser interpretada, livre e espontaneamente. Ao sair pelas ruas, comunico-me através de meus gestos e com a minha expressão facial. Confiro contatos com a musicalidade da voz e com possíveis cumprimentos. Com estas atitudes, elaboro e compartilho signos e símbolos que estão inseridos em minha mensagem. Assim sendo, divulgo subjetividade e despejo minha individualidade. Nascerá um diálogo? Talvez! Comunicar-se é, na verdade, um aprendizado constante, pois não vivemos isolados e nem tampouco somos completos. Em sua magnitude, a troca é fundamental.
Dispomos hoje de uma infinidade de códigos extremamente exatos, com os quais estabelecemos contatos sem limites. Procuramos desenvolver uma tecnologia avançada e que esta se configure veloz e perfeita. Pela trajetória dos tempos, nós humanos nos tornamos especiais e talentosos, feito uma colméia de abelhas altamente organizada. Estamos famintos por comunicação, rápida e eficaz. Nesta seara, avançamos a passos largos, e a colheita é rica e boa. O desejo de conquistar o cosmos em fração de segundos, é o nosso principal objetivo. Por ele, estamos irremediavelmente deslumbrados. Em nossa sofreguidão, queremos acelerar o entendimento e torná-lo cada vez mais preciso e engenhoso. A comunicação, em seu universo, confere-nos possibilidades múltiplas e incomensuráveis. Oxalá a usemos para o bem de toda aldeia global.

16 comentários:

Jacinta Dantas disse...

Dizer o quê, depois de ler suas palavras. Bravo, menina! que texto bonito, que descrição clara você faz da comunicação.
É isso: abrir-se à comunicação, com janelas e olhares escancarados. Abrir-se, também, com o código universal: o sorriso.
Um abraço

Elcio Tuiribepi disse...

Aí...fui lendo e pensando no quanto um sorriso abre portas, janelas e qualquer canto fechado em nosss almas, um aceno, um abraço, um aperto de mão apertado, um tapinha carinhoso nas costas...enfim, um gesto, uma palavra, um afago...
Bom dia com um sorriso, com um abraço e um aperto de mão...desses bem apertados...bom fim de semana Ilaine...

lula eurico disse...

E que bom vir até aqui, para aprender contigo a comunicação fraterna!


Abraço fra/terno.

Lú Naíma. disse...

Se queremos boas energias, é essencial que emanemos energias positivas. E isso começa logo pela manhã quando, ao abrimos as portas e janelas, passamos estar em total comunhão com o meio que nos envolve.

Belo texto, adorei (:

beijinho

Carla disse...

De fato, o olhar é a primeira manifestação da comunicação. Olhar é comunicar-se!

Beti Timm disse...

Vim saciar minha saudade, da tua presença que sempre dança por aqui. Sinto-a, nas tuas letras, nos teus pensamentos, nas tuas emoções. Vc é alguém que se comunica bem, pq tras o amor na ponta dos dedos.

Obrigada pelo carinho. Ainda estou devagar, mas aos poucos vou me ajeitando, principalmente por aqui, onde agora venho buscar teu colo e carinho.

Beijos, te quero muito bem, nunca esqueça disso mesmo que eu fique as vezes afastada.

Beti Timm disse...

Voltei...é incrível o que passas, ao terminar meu comentário, estava chorando, não de tristeza, mas de emoção. Isso é muito bom! Obrigada.

Sonia Schmorantz disse...

Boa semana!!
Olhe para sua cidade
Para sua casa com
Olhos estrangeiros
Veja se elas
Estão sendo bem
Cuidadas dê a elas
O melhor de si
Você faz parte delas!!!

Paula disse...

Oxalá!!! Comunicação é tudo!!!
Beijo, amiga!

Soninha disse...

Olá, Ilaine!

Somos incapazes de não nos comunicar. Até o silêncio diz alguma coisa.
Desde os primórdios da humanidade, caminhamos para nos conhecer e estabelecer novos contatos. Os grunhidos, gemidos e qualquer outro ruído expressavam nosso pensamento e nossa vontade. Os gestos...como foram importantes....e são.
E homem buscou mais. Haveremos de buscar sempre, pois que somos evolutivos, assim como a própria comunicação.
Adorei seu texto.
Muita paz! Beijosssssssssss

Josselene Marques disse...

Ilaine, boa noite!

Excelente texto, como tudo que você escreve. É sempre um prazer passar por aqui. Aprendo que é uma beleza, menina!

É uma honra ter o meu blog "Nos lugares que eu adoro". Além de agradecer a sua gentileza, só me resta fazer o mesmo em relação ao seu lindo e maravilhoso espaço virtual.

Muito obrigada, mesmo.

Um abraço bem brasileiro para você.

Joice Worm disse...

Contigo me comunico de forma espiritual, com um avanço imensurável. Mais que aceno, mais que um sorriso ou dedilhar tecnológico, nos comunicamos por telepatia.
Ainda não suportamos acreditar porque nos falta provas, assim só pensamos que o contacto foi por mera coincidência. Pois lhe digo:

Ontem,
Abri as portas da minha mente
Pensei em ti
Você me escreveu
Eu respondi

Amanhã,
Pensarás em mim
E eu escreverei para ti
Você me responderá

Este é o nosso contacto
De carinho, porque nos amamos, amiga.

(Até fiz em forma de poesia, rs, Acho que vou postar no Pequeno Milagre, hehe.)
Beijosssssssssssss

Joice Worm disse...

Não considere os pronomes pessoais, depois que saí do Brasil-Portugal-Espanha, já não me dou conta do tu e você mal colocado. rs. Uma lástima...

Anônimo disse...

Ilaine, aos poucos retornando...
saudade daqui. comunicação..é tudo, sem ela nada somos. gostei muito do texto, como sempre lúcido e denso. meu abraço carinhoso.

lula eurico disse...

Grato pelas constantes visitas que vc me faz. Bom ter os amigos por perto nas horas de incertezas...

Abraço sempre fra/terno.

Luis Eustáquio Soares disse...

ensaios de escolhas de decisões de ilusões de sensações de vibrações, de concateções, e já somos os escolhidos que escolhemos, os perdidos que achamos, e já nem somos nós mesmos, de tanto que somos outros.
saudações
obrigado pela visita
luis de la mancha