quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Escolhas


--> -->
Em nossos caminhos sempre haverão encontros e despedidas, flores e lágrimas. As escolhas que efetuamos ditam os rumos de nossos passos, um a um, enquanto vamos formulando nossa vida. Escolhi viver fora do Brasil. Foi uma decisão pensada e uma das mais importantes em minha vida. Ganhei muito ao viajar e nunca me arrependi. Com o passar dos dias, contudo, a dor da ausência se torna mais forte, mais constante. Lembro do passado – uma presença contínua em minha vida. É minha inquietude e minha reflexão. Muitos anos se passaram, vivo em outros tempos, tenho outra idade. Seguidamente, surpreendo-me a pensar em qual é o meu lugar. Questiono-me se foi certo ter deixado minha família e meus amigos. Interrogo-me se não seria melhor voltar a viver no Brasil. Se isto... Ou aquilo!
Toda escolha trará suas consequências. Investigo e avalio minha decisão de há tantos anos atrás e faço novas descobertas. Examino-a, rosto a rosto, e vejo um véu finíssimo deslizar devagarinho de algo que estava coberto, desnudando a sua verdadeira fisionomia. Desembrulho minha escolha e verifico que lá no fundo do pacote há uma cota de coisas guardadas que eu ainda não havia visto, ou não queria ver. Encontro pequenas confidências que me acompanharam sem que eu as percebesse, quase dissimuladas. Sentimentos reservados e silenciosos, quase calados.
-->
Nada se dá por um acaso... Há uma razão para tudo o que fazemos ou deixamos de realizar.
Imagem by- rashell-stocks

14 comentários:

Anônimo disse...

A vida é assim mesmo amiga.
Para vc matar a saudade;

Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles)

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!


Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!


Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.


É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!


Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.


Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!


Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.


Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Bjs.

ANIMAÇÕES disse...

Bem vinda de volta então...
Vamos ver se conseguimos nos manter em contato...

Vou animando..
e de vez em quando postando por aqui...
vou virar
seguidor do seu blog...
assim sempre terei notícias

bjs

Daniel Hiver disse...

Sou gaúcho e durante longos 10 anos eu vivi em outros estados ( Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo ). Apesar da experiência ter sido muito boa, de vez em quando batia aquela saudade de casa, dos lugares, dos amigos. Até que um dia voltei. Os mesmos interesses profissionais que me levaram para longe me trouxeram de volta. Mas o que eu acabei de ler aaqui em teu blog foi de certa forma nostálgico. Por que teus sentimentos no país onde vive, longe do Brasil; são quase idênticos aos que eu tinha quando estava longe do Rio Grande do Sul. Pude ler com grande empatia. Parabéns pelo belo blog.

Jamila Zgiet disse...

Oi, Ilaine. Passo para agradecer pelo comentário deixado no blog do Cacinho, sobre a animação da qual participei com a voz.
Se quiser conhecer o Incenso, será muito bem-vinda.
Parabéns pelo teu blog.
Abraço.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...pois é, são as indagações nos garimpando a alma...
Aqui como lá o que nos decide somos nós mesmos, a todo instante fazemos escolhas, é impressionate, num simples ato podemos mudr nossos destinos, basta escolher caminhar e a cada passo vamos redesenhando nossos caminhos, se vou pela direita, pela esquerda, ou se continuo em linha reta, se acordo ou fico um pouco mais na cama, e só de pensar nesta escolha, perdemos segundos, minutos importantes na escala do tempo futuro, pódemos perder uma carona por isso, ou nos safar de um acidente por questões de segundos...ah...escolho agora parar de escrever...exagerei, mas não perdi nenhum segundo, ganhei sua leitura..um abraço na alma...

Sonia Schmorantz disse...

Uma delícia este texto! Li e reli...
beijo, ótimo final de semana

Canto da Boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canto da Boca disse...

Olá, Ilaine, te segui do blog da Euza, e confesso que lágrimas emocionadas me socorreram na leitura do seu belo texto. Sei sobre o que falas, ao menos imagino, porque sentir, cada um sente ao seu modo. Também estou fora do meu país, e o tempo teoricamente é limitado, mas as saudades são ilimitadas.
Inclusive as escolhas, os caminhos a percorrer, a solidão da decisão, tudo isso eu vivo... Estar longe dos nossos nos fortalece, nos deixa cientes que podemos, que somos capazes, mas te confesso que estou contando as horas para estar com a minha família, com meus amigos, em minha casa, caminhar pelas ruas da minha cidade, escutar meu sotaque, voltar às minhas origens, isso sim me deixa tão grande, risos... Tudo aqui na Europa é lindo, mas depois começa a cansar, ao menos é assim comigo... Amei os países, as cidades que conheci, mas não me apetecia ficar mais tempo do que fiquei...
Belíssimo texto, repito e obrigada por tê-lo escrito, vi-me em cada linha dele.
Um beijo grande e ótimo final de semana.
;)

Osvaldo disse...

Ilaine;

As decisões que tomamos na vida, quando refletidas e bem pensadas, só nos enriquecem.

Você optou por sair do Brasil à procura, talvêz, de algo que você mesma não sabia decifrar... e encontrou.

Também eu, em consiência deixei o Brasil, com esse mesmo intuito e encontrei o que procurava, sem nunca ter esquecido o país que me viu crescer.
Mas hoje, apesar de todo o amor que sinto por dois países onde tenho minhas raízes (Portugal/Brasil), digo que o meu país é aquele que me ofereceu aquilo que procurava e que nos outros sempre me foi negado. O que quer dizer que o meu país é aquele que me fêz feliz.

bjs, Ilaine.
Osvaldo

lula eurico disse...

Vou brincar um pouco, mas vc entenderá pq brinco: a melhor escolha é vc estar aqui, com esse baú de Ensaios.

Um afetuoso abraço.

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Infelizmente, não se pode ter tudo.
Todavia, as escolhas bem feitas nos trazem mais vantagens que desvantagens. Creio que este é o seu caso. Portanto, seja feliz!
Você mora onde você ama - não importa a distância.
Tenha um ótimo domingo e muito obrigada pela gentil e honrosa visita ao meu espaço virtual.
Que Deus a abençoe, amiga!


Josselene Marques (Brasil)

Sandra Botelho disse...

Olha querida, se você tivesse optado por ficar, hoje talvez estaria se perguntando se não teria sido melhor se tivesse ido.
Então não pense muito ,não se cobre, foi corajosa e optou pelo mais dificil, e venceu e é isso que tem que ter o maior peso. Estarei sempre por aqui adorei sua sinceridade ao escrever. Bjos

eder ribeiro disse...

Para mim que já morei em estado diferentes no Brasil, o que eu tenho mais saudades foi a minha morada na Bahia, foi uma fase tão rica da minha vida que ela me acompanha todos os dias e é o que me dá força para seguir adiante. Bjos.

guru martins disse...

...muito embora
às vezes voce ache
não saber bem o que
esta fazendo por aí
saiba que esta
no seu caminho
vai por mim
eu sei...