quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sem contrastes




Casas estreitas, unidas, geminadas. Parecem de mãos dadas. O lugar onde moro é um quarteirão de casas todas iguais. Elas têm a idade de um século. Moramos no Quarteirão dos Compositores - uma pequena vila dentro do Bairro de Østerbro, não longe do centro de Copenhague. Cada rua foi batizada com o nome de um compositor dinamarquês.

De minha janela olho as outras casas. Vou para a rua. Caminho e percebo o mundo pequeno, como se fosse um ninho. Trilhas miudinhas, um jardim de malvas, quase selvagem Há música dentro delas, são eles que estão compondo... ainda! Encontro o menino, a moça, a vovó, que me faz um sorriso. Aqui uma bola, ali a bicicleta. Trezentas e noventa e três casas. Trezentos e noventa e três universos. Dezenas de castelos de sonhos. Penso em amores ali encontrados.

Fachadas uniformes, sem monotonia. Cada moradia leva um traço de sua personalidade que a distingue de todas as outras: a cerca, a gérbera, um banco, o guarda-sol, a cerejeira em flor, as lanternas, o carrinho de nenê, a casa de passarinho, a roseira. Janelas sem grades, poucas cortinas, somente vidraças. Quase todas com moldura branca, ou verdes, algumas azuis. Do lado de dentro há um parapeito rente à vidraça, onde há espaço para colocar um candelabro, uma planta, um porta retrato. Ou, quem sabe, um vaso? A escadaria é iluminada, sinto o cheiro da madeira. Muitas luzes. Design dinamarquês.

Um lugar... Komponistqvarteret. Nada pomposo. Sem contrastes. Apenas bonito.

17 comentários:

Canto da Boca disse...

Não tem jeito, Ilaine, cada vez que leio um texto vivo, cheio de identidade, como este teu, que trata das cidades como muito mais do que um emaranhado de construções, para além de um espaço geográfico, eu recorro ao livro do Italo Calvino, As Cidades Invisíveis (é inevitável, porque esse livro é lindo). E tens uma forma poética e musical de escrever que muito me encanta, "escreves com o coração", e essa forma é cativante, porque o que difere as excelentes cronistas, escritoras, poetisas, para mim, é o coração no texto, e o fazes muito bem, eu fiquei observando as "trezento e noventa tres" casas, e meu olhar vislumbrou cada detalhe que nos disseste, meu dia que acabou de iniciar, ficou ainda mais ampliado, iluminado e musical, após ler-te.

Tenhas um belo dia, e mil beijinhos para ti!

;)

Ilaine disse...

Boca, amiga!

Depois de ler teu comentário... é que meu dia começou realmente. Obrigada, mil vezes por esta visita adorável. Beijo

Jacinta Dantas disse...

Que delícia sentir o seu olhar sobre o lugar. Se o olhar chega primeiro, ele há de chegar assim, como você proprõe. Humanizando o espaço, valorizando a história e o trajeto feito...
Se o olhar chega primeiro ele há de captar o melhor em emoção e levar ao coração. Isto apreendo do seu belo texto, hoje.
Um abraço

Ilaine disse...

Querida Jacinta!

Obrigada pelo carinho. Maravilhoso vê-la aqui.Só felicidade!
Beijo

Beti Timm disse...

Com seus textos, consigo sempre vislumbrar magia, e uma utopia quase perene, como qdo se sonha com lugares encantadores.

Beijinho nas bochechas

Anônimo disse...

Parece ser tão gostoso morar ai!
Muito lindo.
Bjs.

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine! Como vai?

Hoje passo rápdamente, apenas para agradecer a sua amável visita, o seu eterno carinho, e lhe dizer que as férias, as das emoções, terminaram... Estou voltando cheio de saudades de você também!

TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA!

BEIJOS

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Você me surpreende a cada texto. Quanto talento, menina! É sempre um prazer passar por aqui.
Tenha um maravilhoso final de semana!
Abração.

Zeca disse...

Ilaine!

Tanto tempo! Saudades!
Ando muito afastado da net, porisso acabei afastando-me também de vários amigos queridos, você entre eles. Mas sempre é tempo de reencontros! Especialmente com os belos textos que você vai semeando por aqui, como as belas flores postadas abaixo...

Beijos.

eder ribeiro disse...

Dizem que o lugar que moramos conta um pouco de nossa história, o teu lugar transparece em bondade, carinho, afeto e ternura, isso quer dizer que ele conta muito de você. Bjos carinhosos.

Cris França disse...

Ola Iliane, venha sempre que quiser, novos amigos sempre bem vindos, amigoa da Fátima então, tutti bonna gente...rs beijos

Sandra Botelho disse...

Você dá vida aos lugares que descreve.
Nos transporta até eles.
Beijos e parabens!

Paula disse...

Um lugar tão igual abrigando tantas pessoas diferentes. Inclusive você! Beijo, amiga!

Joice Worm disse...

Oi Lia,
O comentário de "Canto de Boca" (nº1), é exactamente o que sentia quando lhe disse aquilo que os seus textos sobre cidades, casas e jardins me contavam e faziam emocionar com as suas palavras...
Bem haja!
Faz tempo que não vinha aqui...

Joice Worm disse...

Oi Lia,
O comentário de "Canto de Boca" (nº1), é exactamente o que sentia quando lhe disse aquilo que os seus textos sobre cidades, casas e jardins me contavam e faziam emocionar com as suas palavras...
Bem haja!
Faz tempo que não vinha aqui...

luise_k89 disse...

Aiii.. simplismente SAUDADES desse lugar lindo, que transmite alegria e muita paz!

Quarteirão dos Compositores, ainda vou voltar!!!

Beijos

Ilaine disse...

Sim, afilhada, vais voltar.
E não virás sozinha...
saudades! Te amo!
Beijo