segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Niemeyer


Museu de arte contemporânea - Niterói

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar...
Oscar Niemeyer
Gente querida, meus amigos!

Olhe, eu confesso... Não conheço pessoalmente este museu. Mas, como gosto muito da frase de Niemeyer e de sua arquitetura em geral, resolvi postar mesmo assim. Faço questão, também, de postar coisas belas de nosso país, para evidenciar que valorizo nossa cultura, mesmo vivendo fora. Comecei a gostar de Niemeyer principalmente depois de ver uma exposição sobre ele aqui em Copenhague no museu Arken. Uma linda exposição- fiquei super orgulhosa!

Beijo para todos!



Fonte da imagem

29 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia querida!
E por falar em arquitetura, vc já viu a nova cidade administrativa de BH?
Procure o projeto pra vc ver.
Vc vai amar.
Ótima semana.
Bjs.

Jacinta Dantas disse...

De arquitetura não entendo nada, o que sei é apreciar o que aos meus olhos me parecem belo. E, de fato, Niemeyer tem razão, nas curvas há um universo inteiro de possibilidades.
Bjos

A Magia da Noite disse...

a natureza é mais criadora e criativa que a linearidade da sua criação humana.

Osvaldo disse...

Ilaine;

Como arquitetura, é simplesmente divinal...

Só uma pergunta; Conheci e visitei o Museu de Arte Moderna (várias vezes) no Aterro da Glória ao lado do Monumento dos Pracinhas perto do Aeroporto Santos Dummont. Este novo Museu substitui o anterior?. É no mesmo local?.

bjs, Ilaine,
Osvaldo

Sueli Maia (Mai) disse...

Há quem questione a arquitetura de Niemayer, há quem questione a arte moderna. Há quem critique tudo ao redor de si. Há os rigores de tudo, Ilaine. Dureza do traço, do ato, do pensamento, dureza dos homens e do mundo. Mas a beleza natural é o que é. Neste museu, há uma arte que preserva a beleza da natureza e, nesta direção está a beleza das curvas, do mar e da arte moderna, na arquitetura do museu.

beijos, querida.
Boa semana.

Sueli Maia (Mai) disse...

Este é o que fica em Niterói, não?
Outro abraço,

lula eurico disse...

A postagem ficou perfeita! Uniu o pensamento do artista à visão de uma de suas obras, tendo ao fundo as curvas do Rio de Janeiro. Parabéns!

Abraço fra/terno

eder ribeiro disse...

Eu me apaixonei por Niemeyer assim que cheguei em Brasília aos 14 anos, me pareceu uma cidade do futuro, eu considero sua arquitetura poética. Bjos.

Canto da Boca disse...

Me encanta saber dessa sua forte ligação com o país, em mostrar as coisas belas que temos e somos. Niemeyer é referência mundial, o que em muitos lugares já desmistifica as imagens negativas atreladas ao Brasil.
Parabéns pelo texto, pela imagem.

Meu beijo carinhoso!

;)

Betho disse...

O Museu é lindo e parabens por sua braslidade a flor da pele...
Resultado do concurso lá no blog
Forte abraço

Carla disse...

O Niemeyer é brilhante, sempre admirei a criatividade dele.

Bjos

Miguel S. G. Chammas disse...

Oi Ilaine,
obrigado pela visita ao meu cantinhbo de rabiscos e aos votos de parabéns pelo resultado do concurso.
Participei sem acreditar num resultado positivo, e ele veio.
Legal!
Pena que vc está tão longe enão poderá participar do 1o. Encongtro Nacional de Blogueiros, espero que os blogueiros do Brasil possam ir e se conhecer.

Miguel S. G. Chammas disse...

Oi Ilaine,
obrigado pela visita ao meu cantinhbo de rabiscos e aos votos de parabéns pelo resultado do concurso.
Participei sem acreditar num resultado positivo, e ele veio.
Legal!
Pena que vc está tão longe enão poderá participar do 1o. Encongtro Nacional de Blogueiros, espero que os blogueiros do Brasil possam ir e se conhecer.

Paula disse...

Que bom é ver que você conserva o amor e a valorização pelas coisas do seu lugar de origem. Isso mostra o quanto vc é brasileira! Beijo, amiga!

Cris França disse...

ele é the best, adoro o trabalho, as entrevista, realmente fabuloso

Soninha disse...

Olá, Ilaine, querida amiga destas plagas européias!
Mesmo estando aí, em Copenhagen, vocês está sempre presente em nós, através de seus posts, de suas observações, de seus comentários amigos, de seu trabalho de pesquisa para nos trazer as belezas do Brasil.
Sou-he grata por sua visita fiel ao Roda.
Onde estão os textos para as crianças, heim?! Aguardo por eles. Quero ler.
Quanto as obras de Niemeyer não há o que questionarmos. O cara é um gênio da arquitetura e, embora seja centenário, continua contemporâneo e mais moderno do nunca.
Também sinto orgulho por ele ser brasileiro e por tudo o que temos no Brasil por conta de sua obra.
Valeu!
Boa semana. Bom trabalho.
Muita paz! Beijosssssssss

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine! Como vai?

O fato de você viver fora do Brasil, não a torna menos brasileira que eu, ou qualquer outro brasileiro que ama o Brasil... Há muitos brasileiros que vivem aqui e no entanto, estão destruíndo a nossa pátria!

VOCÊ AMA O NOSSO BRASIL... ISTO É EVIDENTE!

Com relação ao seu comentário lá no blog... Você é que é um anjo!

TENHA UMA LINDA TARDE!

BEIJOS.

Beti Timm disse...

Bonito isso de vc matar a saudade do teu país exaltando as coisas lindas que temos.
Saudades suas.
Ainda navego por mares densos. Mas estou tentando manter a cabeça acima das ondas turbulentas.

Beijos carinhosos

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Eu admiro bastante esse centenário senhor. A criatividade está cada vez mais presente em seus projetos. Ele é um orgulho para os brasileiros.

Abração e ótima semana.

Josselene.

Germano Viana Xavier disse...

Tomara que ele viva para fazer arte ainda para a Copa do mundo e Olimpíadas aqui no Brasil.

Continuemos, Ilaine...

Ana Luiza F. disse...

Amei a frase. E acho linda esta tua postura de mesmo vivendo distante (e bota distancia nisso, né?), não esqueceres de falar no Brasil e mais do que isso, de sentir-se feliz com o que acontece de bom por aqui. Um superbeijo e bom final de semana.

Madalena Barranco disse...

Ilaine, querida!! Que saudades de você e seu blog recheado de "tudo de bom"!

Eu também não conheço esse museu do Rio, mas está em minha lista de desejos entrar um dia no seio dessa arte toda - rsrsrs.

Beijos e até breve
Madalena
P.S. obrigada pelas suas palavras em meu bloguinho, que estou reativando, mesmo que de forma mais lenta e postagens mais espaçadas.

guru martins disse...

...não me sinto
nem um pouco
suspeito pra falar
mesmo sendo brasileiro
e carioca de carteirinha...
mas a sensualidade
das nossas montanhas
(sem falar das de
nossas mulheres)
e a arquitetura em geral
oriunda do barroco europeu
aqui no Rio
principalmente no centro
da cidade, mais a orla generosa
produzem produzem um
visual estarrecedor
é como um quadro vivo
que vejo pela primeira vez
todos os dias...
em Niteroi,
no fim da praia de Icaraí
e de frente pra prainha
de Boa Viagem
o MAC, em particular,
produz um efeito grandioso
feminino e integrado
no cenário, mesmo sendo
arquitetura moderna
justamente pela
forma arredondada
que se harmoniza
com a paisagem
do outro lado da bahia
tendo como fundo
a Pedra da Gávea
o Pão de Açucar
e o Cristo Redentor
(que recentemente arrebentou
entrando para galeria
das maravilhas do mundo)...
em qualquer período do ano
ou hora do dia o visual(do MAC)
se renova e vamos nós sendo bombardeados por essas belezas...
e vem mais chumbo grosso por aí
pois sediaremos a copa de 2016
o Rio é, de fato, uma cidade violentamente BELA!!!!

bj

guru martins disse...

ERRATA: "Baía" e não bahia

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Ótima semana.
Abraço bem brasileiro.

Sandra Botelho disse...

Amiga eu conheço e posso atestar tudo que vc escreveu...
bjos no coração!

Beti Timm disse...

Vim te deixar um beijinho.

Vou te escrever!

Fred Matos disse...

A única objeção que faço a Niemeyer é a ausência de árvores nas cercanias dos prédios que ele projeta, exceção da Igrejinha da Pampulha em Belo Horizonte.
Brasília, por exemplo, quase não tem árvores e sombras nas imediações dos palácios e outros prédios.
Recentemente estive em João Pessoa, na Paraíba, e a situação é a mesma em um belo prédio recém-inaugurado.
Beijos

Daniel Hiver disse...

Geralmente a arquitetura antiga me atrai mais. Gosto de ver aqueles antigos teatros, aquelas antigas fachadas. Os tempos eram outros e a sutileza e riqueza de detalhes davam o tom.
No entanto há algumas obras interessantíssimas e, entre elas, essa da foto. É em Niterói, RJ. Estive no entorno e dentro. E é fantástica; como certos outros prédios de Brasília e BH.
Beijo!