sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

...ao te ler

Imagem,via

Enquanto no hemisfério norte ainda reina o inverno, vou escrevendo sobre tantas coisas. Tu sabes, Mari, quando se está longe, longe assim, os sentimentos e as emoções parecem se duplicar, tornando-nos mais sensíveis e vigilantes com o que acontece ao nosso redor. Ontem me escreveste, falando de tuas férias em Salvador. Disseste que foram excelentes e que tu e o João haviam adorado a Bahia. Falaste também que o povo é charmoso (95% da população é negra) e que a geografia é surpreendente. Descreveste o aspecto histórico marcante da antiga Salvador - as casas pequenas - de cores pastéis - espalhadas pelas ruas estreitas da cidade alta. Ao te ler, deu-me saudades do Pelourinho, que lembra Lisboa em seu estilo barroco português. Com seus 70 museus é realmente uma cidade fascinante - a Bahia de todos os santos e a de Jorge Amado, que soube ilustrá-la com os capitães da areia, crianças de rua que viviam sob a lua, num velho trapiche abandonado; com a sensualidade de Gabriela, com os amores dos marinheiros e com Tereza, cansada de guerra... Fiquei emocionada quando falaste que os meninos precisam viajar para a Bahia, para terem conhecido seu país verdadeiramente. Sim, irão conhecê-la e haverão de se impressionar.

Mari, vou agora fazer compras pelas ruas de Copenhague. Comprarei um buquê de tulipas para enfeitar minha casa. Tu sabes, eu adoro tulipas.


35 comentários:

Dauri Batisti disse...

Olha, apenas cheguei aqui e já gostei do seu blog. Gosto dos blogs claros, de fundo branco, rsrs.

Vim agradecer a visita ao ESSAPALAVRA.

Agora vou navegar um pouco pelo seu espaço, depois volto a comentar.

Beijo.

Dauri Batisti disse...

Linda este "ao te ler". Uma dorzinha de exílio doí nas entrelinhas. Esvreves doce e de modo impecável.


Um beijo.

Dauri Batisti disse...

Neve, noiva... não consigo imaginar como é viver num lugar assim. O que se passa com uma alma que foi plasmada no azul e no calor do Brasil ao se deparar os dias que se sucedem assim, neve e gelo? Somos plásticos, nos moldamos sempre, o ser humano tem este dom, mas, para além da beleza da neve, como tão bem vc descreveu, o que se passa numa alma do calor, do azul diante de tanta brancura?

Dauri Batisti disse...

VOu te add no ESSAPALAVRA, na minha lista de blgs, pode ser?

Sueli Maia (Mai) disse...

Acho que esta carta expressa saudades, diversidade, cultura e realidades a serem vividas. Você escreve muito bem. Tua casa é o mundo e as tulipas são belíssimas.

Abraços

Dilberto L. Rosa disse...

Também adoro tulipas, mas elas não são comuns aqui no Nordeste (falo de São Luís do Maranhão), então prefiro rosas... Adorei estas missivas eletrônicas com gosto de quero-mais: lembram aquelas dos grandes poetas, que acabam virando poesias em prosa... falando em poesias, obrigado pelos elogios tão carinhosos: a "parte II" daquele 'post' vai ao ar na próxima segunda! Abração!

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Seu blog está cada vez mais lindo e doce. Adoro ler o que você escreve.
Ótimo final de semana.

Abração

Josselene (Mossoró/Brasil)

Unknown disse...

Sensível ,amorosa ,ternurenta.Óptimo texto.

Beijos e bom fds.

Francisco Sobreira disse...

Ilaine,
Ao ler que a sua amiga adorou a Bahia, me lembrei do que meu pai sempre dizia: antes de se conhecer outros países, se deve conhecer o nosso, que é muito belo. Pena que os políticos arranhem muito a imagem dele. Um abraço.

lula eurico disse...

Beijos e flores pra vc.
Volto aos poucos... mas volto.

Sandra Gonçalves disse...

Vim deixar meu beijo e meu carinho...
Volto para ler tudinho e fazer os devidos e merecidos comentarios
Bjos querida

Elcio Tuiribepi disse...

De alguma forma este é teu modo de gritar "saudadeeeeeeeeeee"
Saudade...é bom...é ruim...é bom..é ruim...é bom...é saudade...
Um abraço na alma...bjo

Canto da Boca disse...

Ila, minha doce, terna e querida amiga Ila, é um sopro de delicadeza sua presença sempre tão suave no Canto da Boca.
Sua forma de expressar os sentimentos e reflexões nem sempre óbvias nos meus textos, demonstra o quanto seu mergulho nos meus escritos, é atento, observador, sensível e muito, muito inteligente, além de generoso.
Sim, estás certa, em cada palavra está explícito um pedido, um desejo, quiçá, eu alcance algum...
E a música, um documento contundente da nossa recente história política, de tempos de chumbo, que esperamos, não volte nunca mais, em nenhum país do mundo, e que os que ainda vivem suas ditaduras, estejam com esse tempo negro, já com os minutos contados e que seja a hora do ocaso. Amém!
E muito, muito obrigada por estar comigo também no Canto.


Um beijinho cheinho de carinho e de saudades!


Quanto à leitura aqui a vontade que temos é de sair por aí beijando as árvores, sorrindo para o mundo, agradecendo por estarmos vivos e poder ter olhos de emoção para estar aqui te lendo.
Esse sentimento de que se está perdendo alguma coisa do nosso país, eu partilho contigo, quando estou longe, sempre penso no que não estou vivendo lá, sim é ambíguo amarmos dois países, vivermos tudo desses mundos, quando nos é possível, porque a saudade é o elemento mais que sobrante, em relação ao espaço que não estamos fisicamente, mas estamos tão emocionalmente que não nos desligamos... Eu particularmente amo os brasis.
Eu também amo as tulipas e as cores fortes delas, e sempre enchem a casa de uma atmosfera festiva.

Beijo grande!

Paula Barros disse...

Ilaine, gostei da forma que escreveu, até me deu saudade de Salvador...fui lendo e como se estivesse ouvindo, sentindo. Vendo Salvador e imaginando Lisboa.

tudo de bom para você!

eder ribeiro disse...

Tomei um susto qdo comecei a ler, explico. Minha esposa se chama Mari, e somos baianos, por incrível que pareça este post para ter sido escrito para nós, meu Deus que coisa maravilhos, tou pasmado, melhor, maravilhado. Ilaine, Salvador não é apenas uma cidade para mim, ela é a essência de minha alma. Como foi gosto vir hoje aqui. Vou parar por aqui senão vou rasgar em elogios para ti. Bjos mil.

Anônimo disse...

Muito lindo!
bjs.

Osvaldo disse...

Ilaine;

Salvador, esta cidade mítica e mística conheci pela primeira vez em Abril de 1965, tinha eu 15 anos. Voltei a Salvador várias vezes, percorri as ruas da cidade alta e cidade baixa, apreciei o Elevador Lacerda do mercado bem ao lado. Este mercado sempre foi um dos meus lugares favoritos pela suas cores, aromas, e cheiros de peixe fresco e maresia!. Esta cidade é única, é especial, é diferente é a verdadeira cultura africana em terras de Sua Magestade D. Pedro I,... esta cidade é BRASIL e esta cidade também é minha e um pouco de mim, mesmo não tendo nascido lá, mas sempre achei que não precisa de nascer na Bahia para nos sentirmos bahianos.

bjs, Ilaine.
Osvaldo

Ricardo e Regina Calmon disse...

Garimpando pepitas emm tyulipas formas flores ,assim como girassois em campos meus semeando,te encontrei e feliz ficaria tulipa ter em forma voce,em campos meus de girassois oráculo da ternura!

bzu na alma

viva la vida!

São disse...

Neve, nunca vi. Pelo menos, a sério.
Noiva, fui há décadas.

`Mate-me a dúvida, por favor: é o mesmo Anónimo de há muito tempo atrás, que se distinguia "dos outros anónimos por ser azul e eles serem pretos"?

Domingo soalheiro.

São disse...

Apresento desculpas, mas como expliquei em meu blogue, o meu computador não anda bem e acaba de me pregar mais uma partida: colocar -lhe uma pergunta que lhe não era dirigida.

De seu blogue , gostei muito.

Que não tenha muito frio , este domingo em Copenhague.

Ricardo e Regina Calmon disse...

huhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
premiado fui,com uma pepita escribaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
viva la vida yesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Barbara disse...

"Quem quiser vatapá que procure fazer
Um bom refogado, depois o dendê
Procure uma nega baiana ô, que saiba mexer
Que saiba mexer
Bota castanha do cajú, 1 bocadinho mais
Pimenta malagueta, 1 bocadinho mais
Amendoim camarão, rala o côco na hora de machucar
Solta o gengibre e cebola, iáiá, na hora de temperar
Com qualquer dez mil réis e uma nega ô se faz um vatapá, um bom vatapá" _ Dorival Caymi
Música mata saudades.
Prazer em conhecer o espaço.

Luis Eustáquio Soares disse...

salve, querida ilaine, que as tulipas são as letras garatujas de sua escrita, buquês de sonhos.
beijos
luisdelamancha

meus instantes e momentos disse...

passando para te desejar uma semana feliz..
gosto de voltar aqui.

Maurizio

Vivian disse...

...aiiii
me deu uma saudadinha de
escrever carta.

sabe aquelas cartas que chegam
até com cheirinho de quem as
escreve?

ai ai...

seu post me inspirou a outro
post...rsrs

e você é uma LINDA, que eu
adoro...

beijo nesta alma poética!

boa semana, querida minha!

A Magia da Noite disse...

aqui o Inverno gela-nos a alma.

José Viana Filho disse...

Eu gosto de Tulipas e de ler cartas e blogs inteligentes como o seu!!

TRaga um pouco do frio de Copengagem pra ca pro Rio!!

Uma otima semana

Renato Oliveira disse...

Oi Ilaine.
Que interessante a postagem a partir do título: ao ler o outro é como se nos inseríssemos no imaginário do que ele pretende expôr: há troca, há resignificações.

Obrigado pela visita e serás sempre bem vinda.

Abraços.

Soninha disse...

Olá, Ilaine!
Vejo que tudo volta ao normal, aí em Conpenhagen tb...
Senti um saudosismo delicioso em suas palavras...contando a ventura de sua amiga, transportou-se para o Brasil, com seu nordeste encantador e cheio de delícias.
Também nós, do sudeste, temos saudade e vontade de rever o nordeste brasileiro, que nos conta tantas histórias, que são nossas...
Sabe, senti inveja....sim...aí tem tulipas...aqui, nem sempre as encontramos.
Mas, eu amo girassóis! Uma flor forte...sempre voltada para a luz e a irradia...De tão belo, o girassol não tem perfume, para não embaçar as outras flores menores que encantam com seu cheiro...
Olha, imponente, para o sol, durante todo o dia...e curva-se, humilde, ao anoitecer, ensinando que os fortes também tem de descansar...
Bem....adorei seu texto, Ilaine.
Saudade, viu!
Excelente carnaval pra você e família...ao menos pela TV você assistirá, não é mesmo?!
Muita paz! Beijosssssssssssss

Mary disse...

Ilaine...
Acho que todas as pessoas que estão longe devem sentir as emoções muito diferente de quem permanece em seu lugar. Porque juntamente com as palavras, vem a saudade de estar longe da terrinha, de grande parte da família e dos amigos.
Senti nas tuas palavras o carinho, a saudade, a ternura e a sutileza de quem é feliz, apesar de estar distante...
Adoro tulipas também. E inverno. Menos mal que nosso verão voltou ao normal.

Beijos calorosos aqui do sul do Brasil.

Soninha disse...

Oie...de novo!

Que carinho! Adorei!

Aguardarei a foto de seu lindo canteiro de tulipas.
Diferente da neve, não derreterei as emoções.

Muita paz!

Elcio Tuiribepi disse...

Intertextualidade...caramba...você fez com que eu enrolasse a lingua...rsrs...mas acho que você conseguiu decifrar bem, melhor do que eu que escrevi..rs
Um abraço na alma...bjo

Ricardo e Regina Calmon disse...

De Ipanema para Copenhague,girassois te trago,pelo lindo comentário que lá em campos meus de girassois,semeates,ternura pura,em amizade forma,Merci!

Viva La Vida!

Ricardo e Regina Calmon disse...

Tulipas para casa sua ,ahh!adoro tulipas!belo blog seu,preciso 'bolar' como te divulgar!

bzitus!
viva la vida!

Daniel Hiver disse...

Oi Ilaine...

O nosso país é vastíssimo. E será que chegaremos um dia a conhecê-lo de fato? Eu já rodei horores por esse Brasil a fora. Te digo que é uma enxurrada de ritmos, sotaques, temperamentos, paisagens, problemas, belezas exuberantes, paraísos e desertos. E as pessoas são o maior patrimônio desse país.
Mas que tal? Uma gaucha pelas ruas frias de copenhague comprando tulipas! Que bela pedida.

Se tu tiveres a fim e tiveres tempo, dê uma olhada na barra lateral esquerda do meu blog, logo abaixo dos meus "seguidores". Tem ali um selo que uma leitora me mandou e pediu para indicar outros sete que, na minha opinião também são merecedores do selo. E queria apenas te dizer que tu estás lá entre os sete que mais gosto de ler e que estou indicando.

Bom final de semana. Aqui é feriadão de carnaval a partir de hoje. Já esqueceu? Ou ainda te lembras? rsrsrs