terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Neve. Noiva. Nívea.


Imagem, aqui

Escrevo este post e da janela de meu quarto vejo os telhados dessa cidade medieval: estão cobertos de neve. Parece que o mundo está enfeitado com açúcar confeiteiro, feito um bolo de noiva. É uma beleza alba e cristalina. Há um brilho alvejado em toda parte e o ar desfralda-se em azul. A neve está em todo lugar: em cada haste, em cada pedra e em cada ramo. Deitou-se em cima dos telhados, encobriu as alamedas e adorna as avenidas com seu claro lençol. Olho para fora e não posso deixar de admirar a paisagem branca. Mas, confesso: dela estou cansada. Nunca antes nevou tanto assim. Este é o inverno mais rigoroso que aqui vivenciei. Aos poucos a beleza de cristais está se tornando um fardo. Hoje saí com minha bicicleta para ir ao supermercado. Na volta, precisei empurrá-la, pois algumas ruas aqui perto de minha casa não foram limpas, ou seja, a neve não foi removida. Pegadas brancas.

14 comentários:

Paula Brasileiro disse...

Nossa.. Imagino como deve estar gelado! Mas como te inspira essa neve linda, né? Fico imaginando essa visão da sua janela e as palavras se formando diante dos seus olhos! Vais terminar poeta! Hehehhe! Beijo!

Anônimo disse...

Vc sabe que eu queria pq queria conhecer a neve. Ai o tempo passou, a idade chegou e eu já não quero tanto assim nada.
bjs

Sueli Maia (Mai) disse...

Eu já havia vindo aqui antes no post anterior e não consegui comentar.
Quando eu era ainda uma menina estudei em um colégio de freiras alemãs e elas distrubuiam postais do inverno e eu era apaixonada pela neve.
Nem quero me imaginar em frio tão intenso, mas ainda acho a neve muito linda .

Beijos, querida

Sandra Gonçalves disse...

para dizer a verdade, amo o inverno e gostaria muito de conhecer a neve...
É linda demais.
Bjos meus querida

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Que lindo, minha amiga! Você parece transpirar poesia. Suas lindas e bem colocadas palavras são uma linda moldura para este cenário descrito. Parabéns!!!
Ah! Você nesse frio e eu aqui num calor de quase 40 graus.
Abração e ótima semana.

Josselene (do Brasil)

Carla disse...

A neve é linda, mas seu companheiro, o frio, não.

bjos

Vivian disse...

...Ilaine querida,
embora o inverno e a neve
possa gelar nossos ossos,
não dá para não esquentar
o coração diante de tanta
sensibilidade em tuas
poéticas palavras.

e você me pergunta se eu não
gosto do teu blog?

não...

eu não gosto do teu blog.


eu AMO tua 'casa', menina linda!

só ando devendo visitas a tantos
amigos, por falta de tempo.

loguinho colocarei as visitas
em dia, e vc me verá mais vezes
por aqui.

beijo calorento procê!

Jacinta Dantas disse...

Ah Ilaine,
penso que essa dicotomia nos seduz. Embora haja o cansaço, a constatação do belo permanece em candura e véu.
Bjs

Luis Eustáquio Soares disse...

querida ilaine, que seus ensaios, de ciclista, na neve, tropeçam na alegria de viver, aí onde não é possível senão o a insistência e a persistência, no losango triangular dos horizontes de amar longes, longes, longes, no perto de estar.
beijos
luisdelamancha

Francisco Sobreira disse...

Cara Ilaine,
Para ser sincero, acho a neve uma coisa de grande beleza plástica, mas vista na tevê ou no cinema. Esse apuro visual que ela tem, depois de alguns dias, começa a aborrecer a quem tem que conviver com ela - você mesma o confessa. Bom mesmo é você tê-la aproveitado para escrever mais um bonito texto, permeado de um certo lirismo. Um grande abraço.

Sonia Schmorantz disse...

Hoje vim convidar você a conhecer o Ilha da Magia, blogger onde arrisco alguns ensaios poéticos
http://schmorantz.wordpress.com/
o link está no leia mais no meu tradicional espaço.
beijos

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...são os contrastes...aqui um calor infernal...eu doidinho para tomar um sol e tendo que ir trabalhar...suar é bom,mas numa praia ou numa piscina, ou numa cachoeira...rsrs
Tudo em demasia acaba cansando...imagino..a cor branca todos os dias invadindo os olhos...senão é mais novidade, perde um pouco do encanto..da beleza e vira rotina...semelhanças com a vida...todas...rsrs
Um abraço na alma...que o sol te chegue aí e derreta toda essa neve..rs...bjo

Mary disse...

Se por aí o inverno está rigoroso, por aqui, há 50 anos não fazia um calor tão escaldante.
Mas o sol, como a neve, tem a sua luz... e não dá pra deixar de admirá-los, não é?

Beijos meus.

Paula Barros disse...

Ilane,
A sua forma de escrever, fácil de ler, de forma bem descritiva, é um convite a viajarmos nas suas palavras.

Sinto muito sentimento e emoção nas suas palavras.

Gostaria de ver a neve, mas não de ter que conviver com ela por muito tempo.

abraço