sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Queria


Queria ter escrito para você. Ambicionei desembrulhar as palavras e deixá-las voar por esta imensidão azul é que nos separa. Queria ter expressado palavras viçosas que desembocassem em tertúlias alegres e prolíferas. Poderia ter deixado um carinho, pelo menos uma centelha de carinho, um regalo ou um abraço. Mas calei-me.

Escrevo agora para falar dessa tristeza dentro de mim. Falo para sair desse silêncio que tem me deixado atordoada. Queria ter escrito, mas não consegui. Em minha cabeça havia apenas um cansaço muito grande que se derramava por toda a tela do meu computador. Havia esta estafa, esta falta de criatividade, esta moleza. Então, penso que é importante dizer para mim mesma que a tristeza é normal. E se não conhecesse este sentimento? A tristeza nos torna mais humanos, mais suaves. A alegria é instantanea e borda loucuras em minha vida. Ela é veloz e livre, traz em sua essência um manjar delicioso de satisfação, um cálice de vida e aventura. Em contrapartida, a tristeza me aprisiona e me imobiliza. Ela é uma presença sem delírios e sem celebrações. A tristeza rouba meus sonhos. No entanto, para viver intensamente deve-se estar triste algumas vezes. É... eu penso assim. Quando estou triste, uma parte de mim é outra.

Queria ter criado palavras para você... poderia fazê-las nascer. Mas não as encontrei. Estão guardadas em algum lugar dentro de meu eu vazio. Para ser poeta é preciso fecundar a escrita. É necessário carregá-la como um fruto maduro no seio morno da gestação.

15 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Taí, Ilaine, gostei do que você disse sobre a tristeza. Mas não foi apenas essa parte do seu texto que me "pegou", todo ele contém a boa escrita, que já vi em outras ocasiões, a sensibilidade aguçada. Um beijo.

Daniel Hiver disse...

Ao ler essas palavras eu fiquei aqui pensando em quantas vezes eu me senti assim. E te digo amiga, foram muitas. De perder a conta e de ficar quase atordoado.

Unknown disse...

Sobre as asas do tempo, a tristeza vai-se embora ...

Beijos e bom fds.

Paula Brasileiro disse...

"Não te dizer o que penso já é pensar em dizer" (Los Hermanos)
Beijo, querida!

Sandra Gonçalves disse...

Jamais deixarei de vir aqui...
Aprendo contigo...
Bjos meus!

Carla disse...

Lindo texto!
Uma certa medida de tristeza nos faz crescer. Passados os momentos tristes, alegria vem mais radiante, como o sol depois da chuva.

Bjos

Jacinta Dantas disse...

Que texto, Ilaine,
falar assim, de um sentimento que nos assusta mas que é tão humano...
proporciona a mim, sua leitora, um estado de melhor compreensão sobre nossas instabilidades nos sentimentos.
Obrigada.
Grande abraço

Anônimo disse...

Demorei muito para me relacionar assim com a tristeza, mas não existe melhor maneira.
Lindo texto e acredito que vc conseguiu o que queria.
Bjs.

eder ribeiro disse...

às vezes há a necessidade da tristeza para não nos perdemos de nós, para nos sentirmos mais humano. A fragilidade que a tristeza proporciona nos faz refletir. Bjos.

Sonia Schmorantz disse...

Este texto é maravilhoso, nossas melhores palavras são as mais bem guardadas, não vem quando mais as queremos, mas estão lá, em algum lugar...
beijo e ótimo fim de semana

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Ilaine
E no entanto é preciso tristeza para que a alegria seja infinita quando chegar.

Seu texto é lindo.
Beijos e bom dia

Narradora disse...

Dias tristes são intervalos e como todo os momentos, imporantes.
Belo texto, senti falta daqui.
Beijo querida.

Gian Fabra disse...

que a tristeza nos faz mais humanos...

é mesmo.
queria ter escrito e escreveu.
=)

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...agora sim...não sei o que aconteceu,mas quando entrava ia direto para aquele texto de Brasília...
Algumas postagens atrás falei sobre isso que você escreveu num poema chamado Encontro...
Onde felicidade e tristeza vão trocando de lugar dentro da gente...as vezes me sinto assim também...dá um desanimo de tudo,aí a gente nem tem muita vontade de conversar ou até emso escrever...mas passa, ai a gente dá férias para a tristezaecolcoa a felicidade para trabalhar e fazendo muita hora extra...
Ilaine...muita hora extra para você...um abraço na alma...bjo...não esqueça...hora extra na felicidade...rs

Paula Barros disse...

Minha nossa! Ilaine, como você escreve bem.

bjs