sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


Um poeminha para todos que gostam de se sentir menino outra vez... Beijo.

O mundo das palavras é um mágico planeta,
lá moram as letrinhas do nosso alfabeto.

São 26 letras - consoantes e vogais.
Todas elas são importantes e muito especiais.

Cada letra tem uma forma, uma linda silhueta.
Se eu sigo suas linhas, traço uma borboleta.

Uma delas é redonda, olhe! A outra é curvada.
Algumas são retinhas e outras onduladas.

As letras são cheirosas e muito coloridas.
Umas são dengosas, mas também muito sabidas.
Ah, como são famosas e... um tantinho enxeridas.

Elas lembram serpentina, ancinho e telhado.
Pense em princesa e imagine um espantalho.

Encontre nesse batalhão, uma letra furacão.
Encontre serpentina, nas mãos de uma menina.

Tem letrinha acinturada - oh!- e a outra com barriguinha.
Se você olhar direito, uma delas é formiguinha.

As letras do alfabeto são nossas e são suas.
Estão sempre por perto, aqui ou então na rua.
Escolha uma delas: aumente sua forma,
ou então diminua... Veja como é fácil,
fazer uma meia-lua.


Imagem google

26 comentários:

Unknown disse...

Lindo,amei.


Beijos.

lula eurico disse...

Que lindo!!!

A criança que há em mim manda um abraço fra/terno para a criança que há em você!

Canto da Boca disse...

Que lindeza, Ila! Cheia de movimentos e melodias, para todos encantar, um poema com alegria infantil, enfeita com sorrisos e emoção, seja qual for a estação que estejamos a partilhar!
Quando o livro lançar, não esqueças do meu exemplar!!!

Beijos e saudades!

Graça Lacerda disse...

Ilia,

vim conhecê-la, "arrastada" pelo título de seu belo poema...

Agradou-me muito, e peço licença para publicá-lo (com seus créditos!) em meu blog educacional

botoesmadreperola.blogspot.com

Parabéns, escritora!
Amei muito seus textos aqui.Um grande abraço, desde Brasil...

Graça Lacerda disse...

...Ilaine, desculpe...

Ricardo e Regina Calmon disse...

NÃO SÓ ALFABETO TUO,ISA.AUSSI CRIANÇAS ,DE ODE TUA,PARTES BROTAM E DISSEMINAM,PESSOA ENCANTADA ,ENTRE GIRASSOIS E ELE,THE KIN SUN,QUE EM REINO DE SIMPLICIDADE TUA,VIVE E VICEJA YESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS EM FORMA E TERNURA TUA ,SNIF ,DE SEMEAR E REGAR ,NÃO SÓ FLORES TUAS !TE AMO PESSOA CUIDADADORA DE FLORES TUAS ,SNIF,SMPRE DA TUA DE REGAR E AMAR ESQUECENDO!
,vIVA lA vIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Carla disse...

Lindo e lúdico! Tu deste vida às letras.

Bjos

Barbara disse...

Sopinha de letrinhas e um asperjar de poesia.
Na verdade, um desafio - nas entrelinhas é sim.
Gostei e sentí-me bem de estar aqui.

Osvaldo disse...

Ilaine;

Como é bonito jogar com as letras quando se tem prazer em ler e escrever.

Gostei imenso da maneira como a Ilaine fez esta homenagem a um bem essencial da humanidade, que é a literatura.

bjs.
Osvaldo

Jacinta Dantas disse...

Ai que delícia de poema para se ler logo pela manhã. Meu Deeus!
Fui direto na minha meninice, relambrando o tempo em que às vogais e consoantes fui apresentada. Eita mundo mágigo. Tudo tão bonito, tão novo... o mundo ali, abrindo-se em a abelha...e escova...i índio...o óculos...u urso...Deliciosamente vem à lembrança.
Beijo

Elcio Tuiribepi disse...

Ilaine...Ilaine...que poema mais bonitinho e bonitão...rs
Bonitinho porque lembra gente pequena, porque lembra gente miúda...
Bonitão porque alegra gente grande, porque alegra gente graúda...
Deu vontade de rimar junto...tá vendo o que você fez...
Mexeu com o lado lúdico das pessoas, mexeu com as lembranças...
Mexeu com a criança que cada um traz dentro da alma...
Parabéns pela forma e pelo jeito
Um abraço na alma...bjo

Francisco Sobreira disse...

Ilaine,
Como me agradam esses textos dos quais emanam uma singeleza, um lirismo especial, uma simplicidade! Simplicidade que é tão difícil de conseguir. Enfim, um poema que pode ser lido por crianças a partir de uma certa idade e por marmanjões como eu. Um abraço.

Sueli Maia (Mai) disse...

O lúdico que evocamos - Há que se manter viva esta criança.
Letras, alfabeto, palavras e os arranjos do viver.

Abraços, querida.

P.S.
Adorei aquela fotografia de Copenhagen.
Lembrou-me a Rua da Aurora em Recife.

Anônimo disse...

Adorei, as palavras ganham vida quando escritas com o coração.
Lindo!

beijinhos

eder ribeiro disse...

Este dá vontade de pegar para gente e guardar para ler sempre. Deliciosamente aprazível.

Paula Barros disse...

Ilaine, fiquei pensando ensinar a ler iniciando com um poema assim, despertando a atenção das crianças, cantando com elas, encenando...viagei na imaginação.

beijo

Mary disse...

Ilaine!!!!
Isso MERECE ir pra um livro.
Tá divino, perfeito...

Beijos.

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Que poema mais lindo e criativo! Estou encantada. Voltei à minha infância... Parabéns, minha amiga.
Vou escolher uma letra para você: "E" de especial.

Obrigada pela visita sempre carinhosa ao meu blog.
Abração e ótima semana.

Josselene - Mossoró/Brasil.

Graça Lacerda disse...

Claro que volto, minha querida amiga!

E vou dizer um dos motivos:

possuo um blog-projeto (aquele, a que me referi, no coment anterior...rs vc conheceu o outro... o que agradeço tb...), enfim, criei um Projeto chamado Adormecer e Acordar Palavras, que foi batizado por meu amigo tradutor João, de LEXICOTERAPIA.

Tudo, mas tudo mesmo que se refere a palavras interessa-me muito!!!

Por essa razão, pedi seu poema, e vou postá-lo, logo.

Vou procurar com calma o melhor link do blog, e passo pra você, para facilitar sua procura...
Aguarde!

Um enormeeeeeeeeeee beijo.

A Magia da Noite disse...

sem o alfabeto não estaríamos aqui todos embrulhados em letras, frases e mensagens que definem os nossos sentimentos.

Narradora disse...

Que coisa mais lindinha!
Adorei.
Beijos.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá.

Vim conhecer o seu espaço de sonhos e sentimentos.

Quando palavras chegam de mansinho e nos cativam a atenção,
é porque elas encontraram o seu sentido.

Nessa primeira visita senti assim,
e fiquei feliz...

Semana de paz para ti.

claudia liechavicius disse...

Que lindo!!!!
Você escreve divinamente.
Parabéns!!!
Bjs
Clauida

Dilberto L. Rosa disse...

Que belo, minha cara: em (para) quem te inspiraste para tamanha ode colorida às letras e palavras de nosso dia-a-dia cinza? Parabéns mesmo: mundo mágico este, especialmente para as crianças que o descobrem agora... Lembrei-me de um artista brasileiro que fazia desenhos animados de uma cidade só com letrinhas! Abração!

Brau disse...

Oi Ilaine! Que surpresa boa! Como anda nossa Copenhagen? Estive aí por 2 meses em meados de Setembro e casei em Frederiksberg! Hehe. Pois é menina, gravidos de uma vikingzinha - acabei de chegar do médico e ela estava rodopiando na ultra. Muito feliz! Espero que o frio diminua logo por aí - aqui no Texas nevou d enovo essa semana, mas nao chegou exatamente até mim. Escapei haha! ;)

Beijao e apareça!

vieira calado disse...

...e é com as letras que se escrevem poemas!...

Bjs