sábado, 27 de março de 2010

Urbe herdada


Saio para fazer compras. Sinto-me feliz, pois vou perambular pelas ruas da cidade que há muito já que se tornou uma casa para mim. Vim parar aqui quase sem querer, mas talvez tenha sido este o lugar que por mim esperava. Assim sendo, desfiz as muralhas que por ventura existiam, e fui ao encontro de Copenhagen, familiarizando-me com seu jeito de ser, com seus modos e com sua graça de cidade portuária. 

Vou trilhando por estes caminhos. Aqui nada é monótono, tudo se forma e se transforma de modo harmonioso. A vida acontece em cada esquina e é celebrada prazeirosamente. Em Copenhague as pessoas são espontâneas, educadas e extremamente naturais. Autenticidade é um jeito de ser: é uma postura, é comportamento. Pelos quarteirões dessa cidade medieval desfilam os mais variados tipos de pessoas, uma abundância de gente loira, morena, orientais, muçulmanos e os alternativos, com tranças rastafari no cabelo. Um povo charmoso, sem dúvida. Gente alegre: marinheiros natos, de olhos abertos para a água que os circunda e para os cais de outros portos. Há quem diga que é aqui que se aglomera - por metro quadrado - o maior número de mulheres bonitas. 

 Cidade cheia de viço, plena de boemia. Copenhague é inspiradora, feito rara flor. Vibra de novidades, está por se reinventar a cada dia. É metrópole palpitante e alvoroçada, possuindo um dos níveis de qualidade de vida mais elevados do mundo. Há, em toda parte, uma busca vertiginosa para fabricar ideias. A atmosfera marítima de Copenhague estimula para criar e produzir.Os designers, poetas, jornalistas, engenheiros artistas e todo um povo de profissionais talentosos inventam-a todos os dias, tornando-a atrativa para o mundo. A criatividade, o conhecimento e a tolerância são as bases para a construção do futuro que, aliás, é medido em passos largos e ousados por um presente competitivo e inovador. Copenhague é o palco de realizações da vida cotidiana de suas gentes, permitindo que cada um participe com sua arte, vivendo intensamente seu sucesso e suas derrotas no espaço que lhe cabe e em que é aceito. 

 A cidade das torres! Encontro-me com o mundo do qual faço parte e encho meu cesto com boas vibrações e com fortes energias. A capital desse pequeno reinado parece que é sempre nova, constantemente alegre, é como se cada dia fosse dia de festa. Ao mesmo tempo, porém, é serena em sua harmonia nórdica, sossegada e despreocupada. As avenidas por onde ando são bem organizadas, há aqui um desvelo com as coisas e uma profunda sensibilidade para o belo. A sua velha arquitetura me fascina, enquanto que a moderna me surpreende. Com sua multiplicidade de cores, Copenhague é muito especial e específica, uma cidade cheia de arte, oferecendo parques e jardins, assim como espaços alternativos, onde o caos e a ordem se misturam. A maioria das ruas são marcadas por pequeninas casas, pontilhadas com lojas, todas tão bem apresentadas, convidativas e irresistíveis. O centro é feito para encontros e para flertar.

A conceituada revista alemã "Der Spiegel", elegeu Copenhague como uma das seis cidades mais cool da Europa, ao lado de Amsterdam, Barcelona, Dublin, Tallin e Hamburgo. Mas ainda há muito mais o que falar. Tyler Brulé, jornalista canadense, criador da revista britânica Wallpaper, declarou acerca de Copenhague: "Eu não consigo imaginar uma outra cidade em que se possa fazer um piquenique no parque e nadar nas águas de seus canais". Recentemente Brulé coroou-a novamente, agora em sua nova revista Monocle, escolhendo-a como a melhor cidade do mundo para se viver. 

 Comprei um buquê de tulipas vermelhas para enfeitar minha casa. Vejo-me, assim, a percorrer caminhos em Copenhague, que agora está iluminada, tingida de luz neste verão ameno. A vida me trouxe para esta cidade. E eu continuo por ela, irremediavelmente, apaixonada.

4 comentários:

eder ribeiro disse...

Somente pela foto percebe-se que é um encanto de cidade. Bjos.

Sonia H. disse...

Oi, Ilaine,
Parece mesmo linda pela foto e pela tua descrição, tirei uma 'foto mental' de como ela deve ser.
Bom domingo!

Luis Eustáquio Soares disse...

salve, querida ilaine, que a linda vinda vincada cidade é a que nos vincula nos passados dos presentes de nossos futuros, juntos-conjuntos.
beijos
luis de la mancha

Osvaldo disse...

Ilaine;

Deve ser uma cidade lindissima e com uma qualidade de vida muito agradável. Como não conheço, tenho certeza que, pela descrição da Ilaine, valerá certamente um dia uma visita.
beijinhos, Ilaine.
Osvaldo