terça-feira, 1 de junho de 2010

Cotidiano

Clematis em meu jardim...

A vida exige de nós talentos e muita criatividade. Somos pintores de uma grande tela – compomos a nossa história – e temos a liberdade de escolher as matizes com as quais colorimos o nosso quadro. Viver é uma arte que estruturamos a cada minuto, quando discernimos contornos para seguir uma jornada equilibrada. Todos os dias realizamos uma série de ações, automáticas e metódicas, que determinam sucessivamente o ritmo de nosso tempo. É como se desfilássemos diariamente pelo mesmo palco. As tarefas diárias sempre iguais ocupam uma parte significativa de nosso dia, tornando-se seguidamente um fardo intransponível, impedindo-nos de viver com maior profundidade. Sem perceber, deixamos de adicionar cores em nossa tela. Contudo, o cotidiano não impede que realizemos nossos sonhos. É preciso fazer pulsar a vida, desafiando a monotonia de nossa rotina. As possibilidades são múltiplas e ilimitadas. No entanto, o segredo da rotina mágica não tem receita pronta... é preciso experimentar. Adicionemos, pois, ao nosso dia-a-dia um punhado de aventura, algumas doses de coragem e uma pitadinha de loucura. Sonhos e boemia a gosto.

30 comentários:

Canto da Boca disse...

Isso mesmo, concordo em gênero, número e grau! É preciso ousar, e ser feliz em um mundo que prima pela infelicidade, ou que esta esteja nos grandes feitos e acontecimentos, é uma atitude corajosa e ousada, porque sabemos que Deus está no particular, nas minúcias, logo a felicidade, encontra-se também no mínimo, a dimensão dela e das coisas é dada por nós.
Minha amiga linda, eu confesso com muita alegria que meu pacto é com a felicidade, eu não tenho vocação para a tristeza, meu tempo que não é lá muito grande, eu dedico a isso: ser feliz, porque isso demanda tempo e eu o direciono para o que me deixa repleta de maravilhamentos, como vir aqui, por exemplo!

Um beijãozão!!!

Sandra Gonçalves disse...

As vezes esta rotina nos faz mergulhar na melancolia...Então vamos enfeitá-la de alegria neh?
Bjos achocolatados

Unknown disse...

Acrescento que a alegria evita mil males e prolonga a vida.

Beijo.

Francisco Sobreira disse...

É isso, Ilaine, talento, criatividade (e acrescentaria aguçada sensibilidade)são indispensáveis para que enfrentemos e desafiemos a mesmice, os aborrecimentos e outras mazelas do cotidiano. Um abraço.

Anônimo disse...

"Adicionemos, pois, ao nosso dia-a-dia um punhado de aventura, algumas doses de coragem e uma pitadinha de loucura. Sonhos e boemia a gosto. "
Faço isso todos os dia minha amiga, senão enlouqueço.
Bjs.

Claudia Liechavicius disse...

É preciso reinventar nossas idas e vindas a cada dia. É isso mesmo. Muita aventura, bom humor, paixão e um pouquinho de loucura não faz mal a ninguém.
Bj
Claudia

Jacinta Dantas disse...

É Ilaine,
mais um texto seu para me fazer pensar. Lendo-o, vou percebendo que, para mim, o desafio está em encarar a rotina com criatividade; em fazer as mesmas coisas de forma diferente.
Veleu pelo toque de coragem que você me sugere.

Por aqui, hoje é feriado. Chove fraquinho e faz um friozinho gostoso, desses que pede um bom chocolate quente e uma boa soneca à tarde.

Um abraço

Sueli Maia (Mai) disse...

Seus textos tem sido reflexivos e os guardo comigo. Viver é arte e fazer arte com a vida é se aperceber do mundo e tentar exercer um certo controle sobre ele. A escrita e a fotografia são formas de arte.

Adoro clematis, a essência desta flor é medicamentosa.

beijos, querida

Daniel Hiver disse...

Ilaine...
Eu acho que não é para contar sílabas mesmo. O problema é que as vezes eu me pego perfeccionista e exagerado. Foi só isso. rsrsrsrs
Com tua ajuda me dei conta que continuo por aqui exercitando a criatividade, pintando a tela da minha vida com a combinação de cores mais apropriada para o momento. Viver é uma arte. Mas que coisa bem feita não é no fundo, no fundo, verdadeira arte? Até nas coisas automáticas e metódicas, espalhamos as nossas impressões digitais, sempre únicas. Gostei muito dessa coisa de desfilar numa espécie de palco em que nossas tarefas diárias, sempre iguais ocupam uma parte significativa de nosso dia, mesmo que tenhamos seguido a sensação de que são um fardo, nos impedindo de viver com maior profundidade. As vezes sinto exatamente isso. E eu sou o ator solitário com seu monólogo para um teatro vazio.

eder ribeiro disse...

E, também, sabermos olhar com sutileza, pois em uma pequena coisa podemos enxergar um grande quadro com todas as possibilidades de cores. Bjos.

Carla disse...

Sim, somos artistas! Para que nossa tela tenha cor e beleza, só depende de nossas pinceladas com pitadas de sonho e doce loucura.

O que diria Van Gogh? rsrs

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...é verdade, nos deixamos levar pelo cotidiano, pelas repetições que a vida as vezes nos obriga a realizar...
Mas podemos nos rebelar, fazer diferente...
Experimente mudar um simples ato como o de pentear os cabelos, ou escovar os dentes com a mão contrária...rs...fiz isso uma vez e a direita parecia querer assumir o comando...rs
Indo mais a´lém...tente observar o próprio pensamento e mudá-lo...
Uma vez fui ao banco de pijamas...desafiei a minha própria barreira...tipo..ínguém paga minhas contas e nem decidi a minha vida...tenho certeza que espiritualmente ganhei com aquela atitude, pois que pensassem o que quisessem...ali era eu, apenas com uma vestimenta difernte...era EU...EU...EU...E EU...RSRSRSRS
Um abraço na alma...beijo

vieira calado disse...

Gostei da receita!

Bom resto de Domingo.

Bjs

Paula Barros disse...

Ilaine, geralmente tenho lido os seus textos em dias diferentes, até que um dia consigo reler e comentar.

Ou porque estava apressada no corre corre do dia, ou porque fico refletindo.

Hoje, ri e pensei...que além do seu texto está belíssimo e eu concordar com tudo...me lembrei que muitas vezes eu na ânsia de dar uma pinceladas no dia termino borrando a tela da vida, das amizades com emoção em excesso ou com a loucura que derrama o pote inadequado na hora que só preciva uns retoques.

beijo

Osvaldo disse...

Ilaine;

E que alegria todos nós teremos de saber que um pouco de nossas pinceladas fazem parte das belezas da tela da vida.
Excelente texto, o que é timbre habitual da Ilaine.

bjs, Osvaldo

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine,bom dia!

Para driblar a agonia que nos tras a mesmice do dia a dia,estou sempre me lembrando de que os dias podem ser iguais todos os dias, mas que eu não devo estar do mesmo jeito por mais de um dia. E assim, à cada dia procuro adicionar algo novo em minha vida. Normalmente é algo que descubro, que aprendo, um sonho novo que invento, enfim!...
Ainda que eu esteja no mesmo lugar, aparentemente fazendo as mesmas coisas e estando do mesmo jeito, eu sei, estou semeando o meu futuro... E isto é bom que saibamos: Haverá sempre um futuro que semear!

TENHA UMA LINDA SEMANA!

Beijos.

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Excelente e objetivo texto. Já estava com saudades desse recanto maravilhoso.
É sempre um prazer passar por aqui.
Hoje é o Dia dos Namorados por aqui.
Como você é brasileira, aproveito para lhe desejar (apesar da diferença de fuso horário) muito amor, muita harmonia e paz.
Tenha um domingo abençoado!!
Abração.
Josselene.

Claudia Liechavicius disse...

Ilaine.
Adoro seus textos. Me fazem pensar. Viajar é meu melhor modo de quebrar a rotina. Por isso, estou sempre com as malas prontas.
Bj
Claudia

Jacinta Dantas disse...

Saudade de você.
Vou passando e deixando meu abraço e o desejo de que o domingo seja cheinho de coisas boas para você.
bjs

Paula Barros disse...

Oi, estás de férias?

Espero que esteja tudo bem. Desejo felicidades.

abraço

lula eurico disse...

Saudade.
Deixo um abraço fraterno.
Saúde vai indo bem.
E vc como vai?

Sonia H. disse...

Olá, Ilaine,

Você está certíssima - o segredo é ir experimentando, pois não é facil quebrar essa muralha que é o nosso cotidiano muitas vezes.
Beijos,

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Estou com saudades dos seus textos...
Feliz Dia da Amizade.
Abração.
Josselene Marques

lula eurico disse...

E por falar em saudade... onde anda vc?

Josselene Marques disse...

Ilaine:

O blog Expressão tem um selinho: "Este blog merece um troféu" para este espaço virtual.
Quando puder, passe lá e pegue-o. Okay?

Estou com saudades.
Um abraço.

Graça Lacerda disse...

Olá, minha florzinha!!!

Muita, muita saudade de ti...

Andei afastada da net, mas retorno feliz da vida, matando a saudade de todos, inclusive a tua!

Estou participando de uma brincadeira no Espsço Aberto (blog do Elcio e da Sanzinha, sei que conheces).

Então, que tal vir participar tb?
Uma das regras é convidar alguém, e imediatamente aliei o útil ao agradável, pois já ia mesmo te visitar hoje...e assim te convido.

Querida, espero que estejas muito bem, e recebe um forte e gostoso abraço, mas bem apertado mesmo desse país que te ama e te aguarda sempre.

Beijosssss

Ah, o endereço:
http://um-blog-para-todos.blogspot.com/

Tati Nanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tati Nanda disse...

"No entanto, o segredo da rotina mágica não tem receita pronta"

amei.
sigo..
:)
http://zonzobulando.blogspot.com/

guru martins disse...

..."um punhado de aventura, algumas doses de coragem e uma pitadinha de loucura. Sonhos e boemia a gosto"...
tira todo o início
e deixa só isso.
o cotidiano fica
realmente esplêndido...

bj

Berê disse...

Delícia ler o que vc escreve! A sua comparação da vida com um quadro que vamos pintando aos poucos é semelhante à minha comparação, só que com um jardim. Plantamos e vamos colhendo.
Voltarei mais vezes, prometo.
Um forte abraço, querida.