domingo, 29 de maio de 2011

Receitinhas

Um ensaio para a criança que existe em cada um de nós...

As bruxas, de vez em quando, se reúnem para inventar receitas deliciosas. Fazem bolos sorridentes, por exemplo, e geléias cor-de-rosas. A brincar... mexericando, as bruxas vão cozinhando. Preparam incontáveis manjares como molhos, suflês e tantos mimosos petiscos... Tem suspiros também... Ah! E pudins mexediços.

As bruxas adoram feiras e fazem suas receitas caseiras. Compram alcachofras e aspargos, cerejas e ingás amargos. Enchem os cestos com berinjelas, escarolas, espinafre, abacates e carambolas. Imagine, as feiticeiras mesclam frutas, temperos e poções de licores. Adicionam um punhado de flores. Hum! Que aromas... que sabores! Lá vai, pois, uma pitada de sal no arroz carreteiro, um pozinho de estrelas nos doces brigadeiros.

A bruxa Moleca prepara saladas e uma gostosa panqueca. Com um toque da varinha: Uga! Uga! Espertinha! Ela faz também... a torta Fada Madrinha. Oba! Viva! Depois de pronta, Moleca serve a torta para todas as outras fadinhas. O entusiasmo foi geral e todo mundo repetiu: - Oh! Quero mais um bocadinho... dessa torta gostosinha! E aí, céus!!! Aconteceu algo extraordinário. Veja, o que é isto? Que bagunça, que feitiço! As feiticeiras... Que loucura! Fazem a maior bagunça e mil diabruras. Credo! Será que se esqueceram de toda sua finura?

E lá vem a Bruxa Superiora... ai... com varinha e vassoura. E então pergunta: Que torta é esta, bruxinha sapeca? Qual é a mistura? Me diga, qual é a fórmula de tanta gostosura? Moleca, que aventura! Minha nossa! Você errou a receita, menina.

O que você fez... foi a TORTA TRAVESSURA! E agora, Moleca!


Imagem, via

9 comentários:

Paulo Francisco disse...

Gostei! agora quando eu esiver numa feira vou ficat olhando as bruxinhas e seus cestos de frutas e legumes.
Um beijo grande

Sandra Gonçalves disse...

Ah que fofo...Amei!
beijos achocoaltados

Canto da Boca disse...

Ila, comecei a leitura com os olhos grudados nas letrinhas, a medida em que eu ia lendo, um sorriso ia se formando, até se tornar enorme, e fiquei sentindo o cheiro das panquecas, tortas, saladas, etc... Uma festa dos sentidos me proporcionaste hoje!

Um beijão!

Grasi disse...

Que legal!!!
Adorei:)
Bjão e um domingo super iluminado:)

Samaryna disse...

Ilaine, o que me encantou no teu texto foi que você o escreveu como escreveria uma criança. Encantou. Deixo o meu afeto.

guru martins disse...

...não sou muito de doce
mas acho que essa
seria bem vinda
agora após o almoço...

bj

Unknown disse...

Torta travessura humm,vou encomendar uma...

Beijo meu.

Claudia Liechavicius disse...

Ilaine.
Que momento inspirado, totalmente rimado. Dentro de cada menina habita uma bruxinha. Temos que manter a bruxa acordada sempre. Nada de deixar as travessuras de lado.
Beijos
Claudia

Benno disse...

que texto delicioso :) beijo