quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cidades

João Pessoa

Há cidades magníficas. Algumas simplesmente amamos. Elas nos impressionam tanto que nelas gostaríamos de viver. Suas ruas bonitas nos alegram e suas peculiaridades nos inspiram. Outras, porém, nos espantam. São enormes, metafísicas e, muitas vezes, tristes. Sua beleza é coberta por um ressaibo de perigo e já não podemos peregriná-las com tranqüilidade.

As megacidades, como São Paulo, Lagos, Shangai e Bombay, crescem de forma espantosa e já não dão conta de seus problemas sociais. São quase ingovernáveis. A cidade do México, além de ser monstruosa, é ainda a cidade mais poluída do mundo. São Paulo, a metrópole do imigrante, é uma cidade universal e global. Com suas infinitas ruas, forma um mosaico de paradoxos, onde o luxo e a miséria caminham lado a lado.

Há cidades que são "faceiras como uma menina e dignas como uma velha senhora" como, por exemplo, Lisboa - cidade feminina, namorada dos poetas. Outras, nasceram para ser nobres. Lembro-me, neste contexto, de Estocolmo –a Rainha das Águas – e da exuberante Viena. Pelo mundo afora, há centros urbanos que são orgulho para toda humanidade, pois são caracterizadas fortemente por sua história, tornando-se eternas, como Roma e Atenas.

Uma das cidades mais verdes do planeta – estou envaidecida! – é a nossa João Pessoa, cidade brasileira. Lembro-me de Paris, cidade luz e imagino New York de Woody Allen, aquela que nunca dorme. Traço Londres, uma lugar imperdível, e lembrei-me de São Petersburgo, a que foi construída por sobre ilhas. Uma de minhas preferidas é Berlin, o palco da cultura, cidade transformação. Tenho saudades de Milão, cidade da moda, e de Oslo, que se diz urbana e selvagem ao mesmo tempo. Vou descobrindo Praga, a cidade dourada, e perambulo pelas ruas de Munique. Naturalmente é preciso falar de Veneza, de Recife, de Hamburgo, de Copenhague e de Amsterdam, cidades românticas e lindas.

Eu não poderia esquecer de um lugar que sempre amei e que tem um rio, quase um lago... Falo de meu Portinho, orgulhosamente! Porto Alegre, é a cidade de Quintana. Imaginem só! É lá que existe "uma rua encantada... que nem em sonhos sonhei."

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa! Sua beleza inesgotável deslumbra e comove o mundo inteiro. Emoldurada entre o mar e as montanhas, é formada por numa combinação única de cores e cenários. É impossível descrever sua formosura. Sabemos que há também um índice grande demais de criminalidade que caracteriza seu nome com uma marca escura e triste, infelizmente. No entanto, não há na face da terra cidade mais bonita. Tudo é graça o que dela se pode dizer.

Imagem aqui!

28 comentários:

eder ribeiro disse...

Todos nós temos uma cidade. Toda cidade tem a sua beleza peculiar e toda cidade deveria estar em nós, pois somos nós que a fazemos e a transformamos. Bjos.

myra disse...

infelizmente, sim, a cidade do Mexico é a mais poluida do mundo, qdo eu cheguei ali, em 1959, dezembro era linda e com um ceu maravilhoso,,mas mudou rapidamente e o governo e os narcos estao tremendos hoje em dia! é um pena...
e qto ao Rio, estou de acordo com voce em tudo!!
beijos

Anônimo disse...

Lisboa : "faceiras como uma menina e dignas como uma velha senhora"
Lindo!

Adoro muito suas crônicas.

[contém 1 beijo]

Maria Luiza disse...

ILA, ASSUNTO BASTANTE INTERESSANTE! SUA DESLUMBRANTE E RICA LINGUAGEM SOUBE DESCREVER COM DETALHES SIGNIFICATIVOS. EU NÃO SABIA QUE JOÃO PESSOA É A MAIS VERDE CIDADE DO PLANETA. GOSTARIA DE SABER DETALHES SOBRE ISSO. EU AMO MONTANHAS E AMO A REGIÃO SERRANA DO RIO, ONDE TENTEI MORAR, AMO AS MINAS GERAIS RODEADA DE MONTANHAS. BEIJÃO! PERDOE-ME A LETRA, MAS NO FINAL É QUE AS VI ASSIM E NÃO QUIS MUDAR.

Dilberto L. Rosa disse...

Mas, afinal, ficaste a dever qual é a tua favorita...

Todas as cidades guardam em si certo encanto, concordo contigo: minha São Luís, por exemplo, mesmo com todos os seus problemas sociais e de estrutura, é poeticamente bela com seus casarões históricos (precisas conhecer!).

Mas sempre digo que, para realmente conhecer uma cidade, é necessário que se ande por ela - adoro passear a pé para conhecer cada cidade que visito1 Meu abraço e apareça, minha cara!

Claudia Caprecci disse...

Cada uma tem seu encanto!
Morei em algumas delas e carrego comigo a saudade das pessoas, dos lugares, da paisagem...
Agora mesmo, há cerca de uma hora, me deparei com a Praia de Belas, linda como sempre, o Guaíba e seu por do sol e fiquei morrendo de saudade!
Muito bom!
Grande beijo minha amiga,linda noite e abençoada sexta-feira!

Unknown disse...

Olá querida, este texto me fez viajar, literalmente!! Não conheço muitas cidades que você citou, entretanto o Nordeste brasileiro tive o prazer de conhecer e é encantador!!Super bjs

Benno disse...

Como disse um viajante francês, um que a chamou pela primeira vez de Cidade Maravilhosa, pode haver, ainda que devam ser poucas, alguma montanha, mais bela que o Corcovado, que o Pão de Açúcar, os Dois Irmãos ou a Pedra da Gávea, pode e deve haver alguma Baia mais bonita que a da Guanabara, pode haver alguma lagoa encravada entre as montanhas mas bela que Rodrigo de Freitas, pode haver, mas acho que não há, alguma vista mais bonita a que se tem do Alto do Corcovado ou do Pão de Açucar, pode haver parque mais belo que O Jardim Botânico com sua imponente aléia de Palmeiras gigantescas, pode haver praias mais bonitas que Ipanema e Copacabana, poderia haver, mas sei que não há, Imensa e Formosa Floresta Tropical encravada no meio de uma zona urbana. Mas certamente não um conjunto tão lindo em todo o mundo e disso não tenho dúvida nenhuma. Em janeiro fui ao Rio, onde já morei ao sopé do Corcovado quando meniro. Subi o Corcovado, o Pão de açúcar e etc pela décima ou mais vez e me encantei de novo e está tudo tão lindo como sempre foi, mesmo antes dos portugueses chegarem.
Realmente, é muito dific

guru martins disse...

..."Sabemos que há também um índice grande demais de criminalidade que caracteriza seu nome com uma marca escura e triste, infelizmente"...

...mas nem por isso a cidade se deixa ser menos generosa e acolhedora. A despeito dos fatos inquestionáveis e da propaganda sensacionalista, o número de visitantes e residentes só aumenta. A faixa de perigo existe, normalmente não circulamos por ela, é restrita e está cada vez mas sob contenção. Os festejos de fim de ano foram belos. O carnaval, a maior alegria do planeta onde todo mundo se torna carioca. No Rio isso é muito fácil...a cidade e seus amores vão indo muito bem, obrigado

bj

Carla disse...

É interessante que as cidades podem ser tão plurais sendo tão singulares...

Ah! E Vitória... não tem só o nome de mulher, mas também as curvas, como diz uma poeta daqui.
É uma cidade feminina por essência, com as bênçãos do Espírito Santo.


Bjos

Eva disse...

Ila querida, ler seus textos é compor-se de poesia e mais poesia, tudo fica desenrolando lembranças dentro de mim e eu amei teu post, fiquei pensando se eu tinha uma cidade preferida, no meu caso houve a descoberta de um amor tardio pela minha cidadezinha da fronteira com Uruguai, da qual queria fugir e fugi, aos meus 18 anos, hoje quando volto prá lá, sei que é a cidade que mais me conhece e que eu conheço também, a minha cidade preferida é ela que deixei prá trás, mas que veio na carona e está comigo até sempre, bjos,minha linda, um final de semana no ponto prá ti.

myra disse...

estou de completo acordo com Benno!!!!! Rio de Janeiro - onde morei 20 anos e sempre voltei mil vezes, é MARAVILHOSO!!!! e morro de saudades....
bjs

Claudia Liechavicius disse...

Oi Ilaine,
Bela volta ao mundo rodando por cidades tão cheias de personalidade. Cada cidade tem seus encantos. Mas, minha cidade maravilhosa é demais mesmo!!!!
Beijo
Claudia

Dilberto L. Rosa disse...

Ei, postagem nova já! E visitas novas também, viu?... Meu abraço!

Graça Pereira disse...

Uma crónica bonita sobre cidades. Eu, pessoalmente gosto mais de cidades antigas com história e que me deixem descobrir, passo a passo, como tudo aconteceu!
Mistérios para serem adivinhados.
Beijocas.
Graça

Fabi Teixeira disse...

Ilaine... viajei agora com teu texto. Cada cidade é única, assim como as pessoas. Tem sua história, sua personalidade. Muitas que citou ainda não conheço. Fiquei lembrando das cidadezinhas charmosas do interior... Ai, ai...
Obrigada por trazer poesia ao meu dia! Agradeço o carinho pela visita, seja sempre bem vinda!
Beijo grande.

Sabor em Si disse...

Ila, tá vendo como tenho razão?
Viajei literalmente, em poucos segundo por quase um Mundo Inteiro. Só vc pra fazer isso com a gente!!!
Estive no Sul em Dezembro. Fui assistir o Natal de Luz em Gramado, amei mas me arrependo de não ter ido em Porto Alegre. Mas de próxima vez vou com toda certeza!
Fiquei encantada com Canela. Gosto muito de lugares assim!
O Rio de Janeiro é maravilhoso mesmo, apesar do descaso dos Governantes!!!
Minha querida, eu nunca vou achar q vc me esqueceu...Até porque eu não vou deixar!!!kkk
Super bju. Re

Vivian disse...

Querida Ilaine!!

Escreves da mesma forma como faz fotografias!!!!Plena de delicadeza e sensibilidade!!!!Adoro esta forma de escrita,mais poética!
Ah!Porto Alegre!!!Moro na região metropolitana(Gravataí),mas amo Porto Alegre!!!!Amo a feira do livro(não perco uma!!!).És uma gaúcha que mora tão longe!!!Deve ser uma experiência única!
Beijos pra ti!!!
Boa semana!!
*Como deve ter notado...amei este seu blog!

Sandra Gonçalves disse...

Senti saudades da minha amada Poços de Caldas...Bjos achocolatados flor e que texto maravilhoso.

myra disse...

aonde foi? desapareceu?
bjos

Ella disse...

Linda essa viagem pelas cidades que fez em seu post de hoje, parabéns, muito bem escrito, de uma forma que chega a emocionar.
Gostei também do post anterior que vc traz uma reportagem sobre como o Brasil é visto aí fora! Muito legal.
Um ótimo início de semana!
Bjus
Rafaelando

Fê Dutra disse...

Ila, minha querida amiga virtual, que emoção pra mim é, enquanto geógrafa e contumaz estudante das cidades, ler uma crônica belíssima como essa que você escreveu.
Um beijo grande no seu coração.

msgteresa disse...

Querida Ilaine!
Que delícia descobrir este teu outro lindo e mágico recanto... Acabei de chegar até aqui e já me encantei!
Mas já é bem tarde aqui no Rio e tenho de correr com as palavras... E logo eu que gosto tanto de uma prosa! (Rs...)
Mas é verdade e pura poesia o que tu nos dizes sobre as "almas" de tantas cidades... Para mim, elas são incríveis monumentos vivos que desenham o nosso variado perfil humano!
E também tens razão sobre a "nossa" Lisboa, cidade que visitei há pouco mais de um mês e da qual tanto me encantei... Ela é mesmo como jóia preciosa, tão única e plenamente tão romântica!
Quanto ao nosso Rio...Sou tão suspeita de falar dele! (Rs...) Cidade deslumbrante e tão repleta da beleza e das contradições humanas! Quem poderá não se apaixonar,nem que seja só um pouquinho,por ela?
E no meio de tantas trajetórias e da vastidão do nosso planeta, nossas cidades são acima de tudo testemunhas vivas da grande história desses extraordinários seres humanos!
E parabéns,minha querida amiga, por este lindo e encantador post!
Beijo no teu coração de flor!
Teresa

Claudia Liechavicius disse...

Ilaine,
Saudades de suas palavras.
Cadê você menina?
Bj

Magna Santos disse...

Ah, Ila, depois que te lemos, dá vontade de fazer a mala e viajar por aí.
Maravilha de viagem. De Recife posso te dizer que é maravilhoso o encontro nas pontes, poder andar sentindo diariamente os estuários pulsarem. Rio e mar nos saúdam cotidianamente. É uma cidade que gosta de surpresas e gosta de seus transeuntes, sempre oferecendo túneis verdes para eles passarem. Sim, esta é minha Recife que é de muitos. Obrigada por citá-la.
Beijos, querida.
Magna
Obs.:vê que aos pouquinhos estou me redimindo? Desculpe-me mesmo pela ausência

Pierre BOYER disse...

Gorgeous street...


Pierre

Favo de Mel disse...

Oi menina, boa noite. Que delicia ver e ler sobre minha amada cidade João Pessoa, agradeço por falar tão bem . Um abraço e volta aqui se puder. Um grade abraço Iêda.

Toninho disse...

Beleza de encantamento para as otimas definições de algumas cidades, "que nem em sonhos eu vi".
Abraços Ilaine.