quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Classe média


O jornal Suíço Neue Zürcher Zeitung, em edição de 14 de fevereiro, publicou uma reportagem sobre o forte e contínuo crescimento da classe média no Brasil, com o título: Die komsumfreudige Mittelschicht Brasiliens wächst. A reportagem noticia que o Brasil está se tornando - em passos largos - uma vigorosa potência econômica, e que cada vez mais brasileiros conseguem sair da pobreza, formando uma classe média de grande poder aquisitivo. O vertiginoso crescimento econômico gera uma nova sociedade. Nos anos 90, sete milhões de brasileiros empobreceram, em contrapartida, nos últimos seis anos, mais de 30 milhões deixaram de ser pobres e se estabeleceram na classe média. O Instituto de Fundação Getúlio Vargas estima para o ano de 2014 um total de 36 milhões de brasileiros que ascenderão a pirâmide social. Assim sendo, há uma demanda muito grande por novos produtos e serviços. O Brasil se tornou um dos mercados mais competitivos do mundo na indústria de bens de consumo. Companhias internacionais desenvolvem estratégias de investimentos para este antes “pobre país”.

Segundo a Neue Zürcher Zeitung, o Brasil está vivenciando pela primeira vez em sua história um forte crescimento interno, pois desde 2003 o PIB cresceu mais rápido que a população, o que significa, na verdade, uma nova qualidade de crescimento. Na média surgem 1,8 milhões de novos empregos por ano. E estes são empregos regulares. O desemprego caiu para sua histórica marca de 6%. A estabilidade e o aumento dos salários formam uma base sólida para os créditos de consumo. O setor privativo fortaleceu de forma impressionante. De cada 8 brasileiros, um é empresário.

O jornal aborda ainda, em longa página, detalhes e análises no setor de investimentos. O artigo cita firmas nacionais, como a Hering, Natura e Alpargatas, entre outras. A propósito, entrementes as havaianas se tornaram desejos de consumo no mundo inteiro. Como para mim e para nós todos é gratificante ouvir fatos positivos sobre o país em que nascemos, achei de fundamental importância compartilhar com vocês esta reportagem do renomado jornal Suíço.


Imagem by ~keff-28

30 comentários:

eder ribeiro disse...

Ila, a cultura de nossa classe política não percebe a grande transformação de nosso país e tb não se transforma, vide a quantidade de políticos que saíram do governo Dilma acusado de corrupção. Bjos.

Anônimo disse...

Ila,
Sim, é ótimo ver uma matéria que mostre o lado bom das coisas, o otimismo. Concordo com Eder sobre a política e políticos.
Bjs

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Realmente...é gratificante pois é tão raro de se ler isso por aí.
Geralmente ficamos sabendo das piores notícias sobre o pais...
E vem cá...todos sabemos da riqueza do nosso pais e do quanto ela exporta...se não fosse a corrupção e o imposto já estaríamos entre as potências mundiais!
Ótima matéria...adorei!
Bjs, Ótima quinta e energias positivas!
CamomilaRosa

Ilaine disse...

Amigos, aqui na Europa o Brasil anda na boca de todo mundo. E se fala muito bem! Os colegas de meu marido ficam muito felizes conosco, pois curtem um intenso carinho por nosso país latino. Beijo

Rejane Abreu disse...

Fico feliz pela repercussão. E, também, sinto na pele que muita coisa melhorou por aqui. Imagina se nosso País investisse numa educação de qualidade? Aí sim, ninguém seguraria nosso Brasil. Aí sim, seríamos o PAÍS DO FUTURO.

Mas estamos caminhando, né?

Bjo.

Paula Barros disse...

A relação entre o que eu recebo (salário) x as contas para pagar, estão me mostrando uma outra realidade.

O percentual de aumento do meu salário (e de muitos que conheço do meus amigos, com exceção do aumento dos salários dos políticos e das falcatruas deles) e o aumento dos impostos, dos colégios, faculdades, alimentos...mostram outra realidade.

Será que falam do endividamente da população?

Não sou conhecedora de política, nem da economia...só sei que estou preocupada com o achatamento dos salários e o aumento desproporcional dos bens de consumo e outros bens.

abraço

Ilaine disse...

Paula, amiga!

O jornal, acredito, não quis dizer que o Brasil é um paraíso, assim como nenhum país o é - nem aqui onde vivo ou outro país europeu. Com certeza mostram um lado bom e as estatísticas que apresentam devem ser reais. Mas nem tudo é uma dança sobre rosas, você tem toda razão. Ainda assim é bom ouvir palavras boas. Havia um tempo em que as reportagens sobre o Brasil eram somente tristes e desanimadoras. Isto mudou.

Que bom interagir, Paula!
Beijo

Myrian disse...

Ila querida,
Aqui para nós, economicamente o Brasil está indo muito bem, mas está muito mal em educação e saúde, como sempre, aliás!
Penso que falte vontade política.
A classe política está pior que nunca!
Neste ano haverá eleição para prefeito na minha cidade e não sei em quem votar. Cada candidato pior que o outro.
Sem educação não iremos a lugar nenhum, infelizmente!
"Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento."
Beijos.

chica disse...

Maravilha ler coisas boas do Brasil lá fora, pois em geral só coisas horríveis(e verdadeiras!).

um beijo,chica

Cores do caminho disse...

Oi Ilaine, acho que todos nós como cidadãos brasileiros nos ficamos orgulhos ao lendo noticias que mostram o lado bom de nosso país. Mesmo porque na maioria das vezes o maior interesse da imprensa parece ser em divulgar as coisas ruíns. Obrigada por dividir, amiga.
Bjs no core e otima quinta.

**Nao estava recebendo as atualizaçoes, vou levar o link novamente.

Solange Fernandes disse...

Fico feliz que seja mostrado fora do país também.
E a classe A, esta aumentando muito, são 145000 brasileiros.Sendo que a cada dia mais dezenove juntam-se a esta lista. Pessoa que geram empregos, trabalham muito, e que te mais de um milhão de patrimônio líquido.Li numa reportagem da Veja.
Legal ,né? Bjs

Anônimo disse...

Imagino o sorriso de "mae coruja" pelo nosso Brasil qdo viu a reportagem...fico feliz por vc ser uma brasileira e por sua conduta, elegancia e sensibilidade mostrar que somos mais que fio dental ou mais q indios circulando na praça da sé...rs..

Beijo

Margarida disse...

Ok, vou já marcar a passagem pra lá, que isto por aqui está um caos, precisamente o contrário, ou seja, a nossa classe média está a desaparecer a passos largos. Um assombro. Mas um desafio também... Beijinhos.

Unknown disse...

A nossa terrinha agradece!

Bjão

Anônimo disse...

Tb fico contente com as novidades aqui no país, mas quando a gente assiste o governo brasileiro cortar
5,47
bilhões de reais que eram destinados à saúde , orçamento da Pasta foi reduzido de R$ 77,582 bilhões para R$ 72,110 bilhões. Justo na saúde que ainda é tão precária no país para privilegiar O PAC.Medida um tanto contraditória não é?

Bjs.

Sonhos e Artes disse...

Ila,imagina o que posso dizer...eu, uma nordestina desse País que há poucos anos era tido como um dos mais pobres! Obrigada Ila, por divulgar coisas boas daqui... que não é perfeito, mas que está melhorando...e muito!
Bjs com carinho,
Josi

Cris e Nai disse...

Ila, acredito no valor que tem uma notícia dessas vinda de um país de primeiro mundo e acredito também na força de grandes, médias e pequenas empresas do nosso país, e em seus trabalhadores. Agora vou torcer que aumente também o valor moral de nossos políticos que sempre deixam de lado a saúde, educação e segurança. Obrigada por dividir é sempre bom ter notícias positivas sobre nosso país.

Sabor em Si disse...

Olá Ila, você está inteiramente certa em publicar esse texto com o elogios ao crescimento do nosso país. Pois na maioria das vezes, fazem questão de mostrar o que há de ruim por aqui. Claro que há muito para se fazer para chegarmos a uma grande potência, como já foi dito aqui pelas amigas. Mais moralidade política, educação, saúde etc.
Mas é muito bom saber que já estamos sendo reconhecidos lá fora.
Super bju. Re

Duas Moças Prendadas disse...

Excelete matéria , precisamos de validação a cerca do nosso país , ouvimos tantos escândalos , que muitos vezes ficamos descreditados de nós mesmos .
Beijo

Andréa Santana disse...

QUE CANTINHO LINDO AMIGA, JÁ ME TORNEI SEGUIDORA, O MEU NOME DE SEGUIDORA É LUZIANDREA.
ÓTIMO POST AMIGA, É MUITO BOM SINAL PARA QUE O BRASIL SEJA MAIS VALORIZADO APESAR QUE EM BRASILIA, A TROCA DE MINISTRO É CONSTATE, RSRS.

BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

Maria Luiza disse...

Ilaine
É muito bom saber que a mídia internacional está mostrando uma outra realidade de nosso país. Realmente, estamos dançando em cima de rosas, às vezes algumas com espinhos. Mas isso não só aqui, imagino que em todo lugar do mundo exista problemas. A minha realidade se traduz em trabalho. Eu diria que muito trabalho, coragem e persistência. Para quem é ousado é capaz de mudar o sentido da vida.Se você me acompanhar no blog vai ver a minha luta, onde procuro mostrar uma realidade "light", mas que por trás, pela a falta de mão de obra especializada somos obrigados a arregaçar as mangas e trabalhar arduamente 13 horas por dia, sem contar que quando chegamos em casa, à noite, mais algumas horinhas para a contabilidade e os afazeres domésticos. Agora pergunto: Mudamos ou não a nossa realidade e a de nosso país?
Beijos e um ótimo final de semana

Maria Luiza disse...

Uau! isso é bom, muito bom!!! beijão!

Margarete Benitez disse...

Oi Ila, isto é maravilhoso. Fico muito orgulhosa quando sei que meu amado Brasil está se fazendo notar aí fora!!!
bjs.

Dilberto L. Rosa disse...

Ainda há muito o que fazer, minha cara, mas é inegável como o Brasil tem se desenvolvido e crescido: esperamos que tal crescimento esteja sempre aliado ao desenvolvimento social e à luta contra a corrupção.

Agora fiquei confuso: estás no Brasil ou na Europa?! Abraço e apareça, viu, moça?!

Sandra Bugs disse...

Ilaine, é muito bom saber! Muito obrigada! Beijos, Sandra

Luma Rosa disse...

Desconfio muito dos dados que o governo anterior e este publicam, até porque como pode um país enriquecer sem ter suas bases prontas? Falta tudo o que a nossa constituição garante como direito ao cidadão. Não temos educação e saúde! A classe média tem crescido sim e os ricos estão empobrecendo. Já os novos ricos são de longe reconhecidos. Hoje mesmo na praia tinha um rapaz andando e comendo em uma embalagem de alumínio. Ao terminar, simplesmente jogou seu lixo para trás, não se importando com quem vinha atrás ou com limpeza, natureza, etc.. ainda estou indignada com isso, porque aqui no balneário, o que mais fazemos em ensinar as crianças a terem respeito com o mar e com o ecossistema, para nas férias sermos invadidos por gente mal educada, mas que têm dinheiro para pagar. E só daqui uns 30 anos para saber se o Brasil estará estabelecido como uma nação do futuro.
Bom restinho de semana! Beijus,

guru martins disse...

...mas, ilaine,
não falei isso pra você
falei o que falei
a despeito do despeito
da midia marrom representada
por seus representantes
que faz média pra se fazer
São Sebastião do Rio de Janeiro não precisa de defensor
a cidade é muito mais do que isso
nós que tamos aqui somos a atualidade de uma ancestralidade
de 447 anos muito bem vividos
e comemorados mais uma vez
em grande estilo
no dia 1º de março agora...
nos festejos de fim e início de ano
tá na superfície o emblema da grandeza e profundidade do carioca acolhendo brancos do norte do centro e do sul europeu
amarelos do extremo do médio e do próximo oriente
americanos do norte do centro
e do sul
muitos índios nossos e das américas e pretos muitos pretos
nossos e os oriundos do nosso berço aliás o berços de todos nós
a África...
no dia dia da cidade no período letivo trabalhamos pra pra burro
pra termos mais motivos de festejar e festejamos muito porque a cidade nos provoca estranheza a cada momento do dia
ela é bela e generosa em todas as horas
nossos monumento não foram construídos foram nos dado pela natureza nós só os aproveitamos e viabilizamos a cidade foi a capital do Brasil e soube aproveitar os recursos pra se equipar e se equiparar...
tamos aqui no usufruto e manutenção do que em primeira instância é nosso e compartilhar
generosamente esse patrimônio
faz também parte do nosso patrimônio cultural
não temos que pedir desculpas por isso vamos é pro desbunde...

bj, tamos juntos...

Vera Moraes disse...

Ila ainda não tinha lido teu texto sobre as notícias do Brasil. Entendo a felicidade que é receber, estando em outro país, linhas alegres de esperança e prosperidade. Eu também fico feliz quando, durante os telejornais, notícias de crescimento econômico são a pauta principal. Contudo posso dizer, com toda a vivencia do meu dia a dia, que a prosperidade está chegando acompanhada de muitos problemas. Tenho uma revista especializada na área de comércio exterior do maior porto da América Latina, o de Santos. Hoje Santos possui em casa esquina um novo empreendimento imobiliário, na sua maioria, para a classe alta. Fruto da especulação imobiliária em decorrência da Bacia de Santos. Incentivos de redução do IPI para aquisição de veículos e a abertura de créditos fez com que grande parte da população adquirisse seu carro zero km. No entanto, não temos facilidade de locomoção nas vias urbanas. Problemas de infraestrutura logística é pauta em minha revista desde o exemplar de número 1, há exatos 9 anos. Ano passado promovi um fórum sobre qualificação profissional e tive a honra de ter o ex ministro de Infraestrutura Oziris Silva como palestrante no evento. Oziris foi também presidente da Petrobras e fundador da Embraer. Fizemos uma mesa redonda no teatro Guarany, local belíssimo e restaurado com a ajuda da iniciativa privada. Durante o bate papo fui surpreendida com a seguinte colocação de Oziris: " O gás da Bacia de Santos passará por baixo dos pés de vcs e vcs não irão ver e nem terão a oportunidade de usufruir de toda essa descoberta. Só os que estiverem dentro das qualificações exigidas pela Petrobras, poderão pegar carona nesse barco do crescimento". Enfim Ila, sei que me estendi aqui no comentário. O fato é que nós não fizemos a lição de casa. E isso da brecha para que empresas estrangeiras venham para cá e usufruam desse crescimento, inclusive com mão de obra especializada que o Brasil não tem. Não a toa a presidenta Dilma, em recentes visitas aos países europeus, intensificou o pedido de controle de derramamento de dólares aqui em nosso país, para resguardar o impacto econômico que isso pode gerar para a alta de juros, pois o momento agora é para se controlar o câmbio. Meus clientes anunciantes não estão sorrindo não. A exportação caiu por conta da crise internacional. Para os que operam também com importação, é um paliativo. De qualquer forma fico feliz em ver uma luz no fim do túnel.......Espero que ninguém esqueça de pagar a conta de luz! Rsrsrs! Bjaum!

Vivian disse...

Como é bom, e raro ouvir pontos positivos do Brasil!
Nós,mesmo não estamos satisfeitos,há tanto o que fazer!!Mas quando alguma coisa começa a funcionar é gratificante!
*Adoro quando se compartilha cultura!É tão importante vermos com os olhos de outrem!E riqueza somada!
Obrigada por compartilhar!
Beijos!

Toninho disse...

As vezes quando a gente lê,pensa que é de outro país.Mas quem acompanha de perto sabe dos avanços deste gigante nos ultimos 6 anos.Não se pode negar as mudanças no social apesar de ainda acanhadas.
Bela partilha Ilaine.
Foi bom passar uma temporada por aqui.
Um abração.
Bjo.