sábado, 11 de fevereiro de 2012

Encontro casual


Eu estava indo ao supermercado quando a encontrei. Muitas vezes a vira passeando no quarteirão, mas não sei onde mora. O frio da rua era cortante, mas o sol, embora ainda pálido, banhava os telhados de ardósia e as grandes árvores sem folhas. As madeixas brancas de seus cabelos revelaram-me sua idade. Ao chegar perto, olhou-me... e encontrei um rosto iluminado de alegria. Como se fôssemos velhas amigas, sorriu para mim. Disse-me com uma forte e viva voz: Hej! Fascinada, respondi ao cumprimento da mesma forma, como se fôssemos vizinhas e como se conversássemos todos os dias sobre as mais belas e banais coisas da vida. Segui os poucos passos até o supermercado, envolvida por raros fluidos de felicidade. É inegável que valorizo em demasia esses encontros casuais. Talvez por viver fora e por ser estrangeira, eles são tão importantes para mim. Não conversamos, mas tenho certeza que, se o fizéssemos, ficaria impressionada com minha história... e eu com a sua. Olhei para trás e a vi seguindo vagarosamente pelas ruazinhas ladrilhadas do quarteirão. Senti uma imensa ternura por esta senhora, muito embora não a conhecesse e, nem tampouco, soubesse o seu nome. A comunicação entre nós foi breve, mas perfeita. Bastou a linguagem do olhar... que é universal e é entendida em qualquer idioma.


Imagem: Ilaine

18 comentários:

Myrian disse...

Querida Ila,
Conhecedora que sou da sua sensibilidade, não fiquei surpresa quando disse que valoriza esses encontros casuais.
A senhora de cabelos brancos deve ter visto em seu rosto toda a delicadeza de sua alma.
Beijo carinhoso.

Dilberto L. Rosa disse...

Quem é esta senhora? E de onde vocês já se haviam visto? Por que só agora ela falou com você? O que tanto vocês têm em comum para tamanha alegria de um "encontro casual"?! Perguntas que só aumentaram a poesia incompleta do seu belo 'post': não tem de que a visita de sempre (mas sempre esperando a sua, rs)! Abraço caloroso!

Anônimo disse...

aah esses fluidos de felicidade...são inesqueciveis mesmo. como sempre amo seus textos.

beijo

eder ribeiro disse...

Ila, não vou negar, eu lhe invejo, porém, lhe adianto, é uma boa inveja. Invejo-lhe por viver em um país onde as pessoas praticam a gentileza, e, também, vc transformar em poesia o seu cotidiano, eu tenho o sonho de escrever crônica como a sua, a abordagem que vc faz do tema, o lirismo contido e a leveza como vc conduz a crônica. Amiga Ila, faço reverência as suas qualidades, como pessoa, como escritora. Encerro dizendo-lhe, tua crônica me emocionou. Um imenso bj de admiração.

Claudia Caprecci disse...

Essa alegre senhora com certeza há tempos admirava sua alma minha amiga, a qual tão bem conhecemos através de suas palavras e imagens e tanto admiramos!
Um encontro como esse é o que se pode chamar de felicidade, a verdadeira felicidade!
Um lindo e iluminado final de semana minha querida!
Grande beijo.

Paula Barros disse...

Um cumprimento, um olhar, um sorriso, e muda o dia.
E dá próxima vez conversa com ela, vai ser ótimo para as duas.

beijo

Jacinta Dantas disse...

Ah,o olhar!
o olhar chama
o olhar escuta
o olhar...

o olhar é fundamental. E, em encontros dessa natureza, é ele, o olhar, quem chega primeiro, sempre.

Um abraço com a ternura do meu olhar.

Mi disse...

bom domingo, beijinhos

Margarida disse...

Lindo! E como eu te entendo... Já senti o mesmo ou pelo menos parecido, e realmente, é algo que enche o nosso dia. Adoro a tua sensibilidade e o teu olhar e é uma inspiração essa tua partilha. Beijinhos cheios de calor pra quebrar o gelo que anda aqui pela Europa!

Rafael Castellar das Neves disse...

Sensacional, Ilaine!!

Aconteceu algo semelhante comigo que registrei no texto "Uma Maçã: R$ 1,28"..só que um pouco triste...mas é bem este tipo de impacto!

[]s

Dauri Batisti disse...

Este teu texto vem cair com unção sobre meu peito agora. Pois que exatamente agora vi que alguns amigos da internet se foram dos sesu blogues e não há mais o que fazer. Perdemo-nos. Doi. Bom vir aqui. Obrigado.

Eva disse...

Bom dia Ila querida, momentos únicos de profunda compreensão entre os seres humanos, despreendem ainda a esperança, basta a disposição... amei!!!! bjinho, um dia lindo para você, amiga.

myra disse...

quanto pode dizer um olhar! gostei muito, meesmo!
beijinhos

Júlia R. disse...

É tão interessante como um simples cumprimento ou sorriso pode alegrar nosso dia. =)


Já estava com saudades de ler teus textos... peço desculpas pelo sumiço. Andei relapsa em relação aos blogs que eu acompanhava e ao meu próprio por causa da correria. Agora voltarei a acompanhar mais assiduamente. XD

[Uma amiga minha começou com um blog a pouco tempo e ela também escreve muito bem, talvez che interessante o blog http://habitandoapalavra.blogspot.com/ Fica a indicação]

beijos =*

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Adorei!!! Bem emocionante, muitas vezes também faço isso por onde passo
bjs
juliana

laksmii disse...

ila! que beleza de texto...me senti tão bem...entendi e senti o encontro das duas...lindo! muitos beijos querida amiga distante...diretamente do forno alegre! hoje está escaldante!!!

jeito simples disse...

Um sorriso sincero. O que mais desejar de qualquer encontro?

Vivian disse...

Puxa,Ilaine!!

Que lindo!!Gosto muito desta troca de energia que se dá com um simples olhar!!É como se em segundos nos reconhecéssemos como irmãos.Como iguais.Belíssimo,querida!
Beijos!