sábado, 4 de fevereiro de 2012

Frio siberiano


Faz muito frio. Desta vez raro, nunca antes visto e sentido por mim. É uma frente fria da Rússia que invadiu toda a Europa. O céu está azul e os raios do sol colam nas janelas das casas vizinhas. Em minha cidade ainda não nevou. Quando a neve vier, haverá de clarear o mundo com a maciez de seu véu branco. Adorna as casas, as ruas, os galhos, a cerca. Então é como num conto de fadas, verdadeiramente. Sei que escrevo de forma boa da neve, mas eu não poderia adjetivá-la diferente. Com os anos aqui e na Alemanha, conheço-a muito bem. Ainda assim, embriago-me todas as vezes em que cai silente e linda... como se fosse algodão doce. Aqui, de onde lhe escrevo, está muito agradável e quentinho. O frio, com sua magnitude siberiana bate no vidro da janela, mas lá fica. Olha-me com seus grandes olhos glaciais. As vidraças, no entanto, são duplas e térmicas. A infraestrutura é perfeita. Em qualquer lugar onde poderei estar, há calefação. Também nos trens, nos ônibus e nos carros. Quando saio para a rua, uso minhas adequadas roupas quentes. Em alguns países do leste europeu, infelizmente muitas pessoas pobres e sem teto tiveram que deixar suas vidas. A partir de amanhã as temperaturas estarão um pouco mais amenas, mas o frio continuará polar e ditador. Eu agora - inquieta e feliz - farei um bolo de amêndoas e... depois um chá quentinho. Quer um pedaço?


Um beijo e muito carinho!
Imagem: Ilaine

22 comentários:

Dauri Batisti disse...

Cada lugar com sua poesia, cada tempo com sua beleza.

Para nós brasileiros, nesse exagero de luz e calor de verão, fica até difícil imaginar este seu inverno "polar".

Beijo.

eder ribeiro disse...

Seu texto poéticamente escrito dá um galmour ao inverno que eu não vejo aqui nos trópicos... rssssss.
Assisti notícias do inverno na europa-asia que me entristeceu muito, pelas vidas perdidas, e por algumas pessoas terem amputados os membros em decorrência do frio. É muito entristecedor.
Bolo de amêndoas, ah! quero sim. Um pé de amêndoas percorreu a minha infância e adolescência, tanto é que de vez em quando ele me visita nos meus textos.
Bjos, estou precisando um pouco desse gelo, aqui o calor tá infernal.

Mi disse...

hum eu detesto frio!
gostei do texto!
bom domingo, beijinhos

Eva disse...

Oi Ila querida, teus textos nos puxam para o cenário que descreves, um talento muito grande a nos envolver, pela vivência e por fazer dessa vivência, poesia.Ontem minha filha disse que estava -16 graus, realmente este ano o frio superou todos os outros, em 2010 quando eu fui, teve temperaturas de -13 e eu achei muiiito frio, pelo vento porque sem vento e o frio é seco a sensação térmica não é tanto, se fosse aqui no sul que o frio é úmido e doido...nunca provei um bolo de amêndoas deve ser uma delícia, bjinho, obrigada pelo carinho, é recíproco, um domingo feliz para você.

lula eurico disse...

Por aqui, Recife e Olinda, já é carnaval. Muito sol e calor.
Hoje o nosso Bloco Lírico Flores do Capibaribe desfila no Aurora dos Carnavais, pelo terceiro ano.
Cantarão dois frevos-de-bloco que fiz pro bloco:
Tributo ao Poeta Romero Amorim e Regresso das Flores do Capibaribe.

Evoé!
Abraço cordial.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...

Lendo seu texto fiquei pensando na diversidade dos continentes quanto a temperatura, quanto as estações...em todos elas a beleza esta presente e junto também as tragédias que atingem os menos favorecidos como voce bem lembrou...
Mas voce como sempre consegue retratar o cenário de maneira poética nos passando a sua realidade, o seu cotidiano...
Amigos não esquecem dos amigos, nas minhas retribiuições de comentários te vejo de vez em quando em algum blog amigo e de certa forma sei que esta tudo bem...
Ando com problemas de saude por aqui e só tenho retribuido os coments por causa da correria entre uma coisa e outra...rs...mas tá tudo indo

Bom saber que esta feliz e inquieta...rs...sinal de que a escrita irá se manifestar...rs

Um abraço na alma

Bjo

jeito simples disse...

Eu fico aqui pensando como seria estar num lugar assim. protegida do frio, mas podendo vê-lo através das janelas.
Aqui, hoje, faz 37°.
Beijos quentes.
;)

Rejane Abreu disse...

Você fala desse frio de uma maneira tão poética, que é impossível não se emocionar... Tenho muita vontade de ver e tocar a neve. Ainda vou realizar esse sonho (rs).

Querida, fique bem. Um abraço caloroso.

Bjão.

Margarida disse...

Quero! Quero entrar, sentar e conversar contigo, como sempre acontece quando passo aqui. E contar-te como fiquei com a lágrima no olho com o beijo carinhoso que recebi ali em cima. O sol aqui tá com uma cor linda, mas o frio... ai o frio... até dói. Mas fiquei agora tão quentinha com o teu mimo. Obrigada e um beijo doce.

urbanascidades disse...

Ilaine, convido a ti e a teus leitores para conhecerem e participarem com suas produções literárias do Urbanasvariedades, o modo long play do Urbanascidades, blog cultural de produção coletiva. Visite urbanasvariedades.blogspot.com. e solte o verbo.
Um abraço,
Paulo Bettanin.

Paula Barros disse...

Um texto que vou caminhando macio pelas frases, pela história.
Nunca vi a neve, e tenho receio de ir para lugares muito frio.
A imagem que descreve da neve é muito bonita.
beijo

Canto da Boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canto da Boca disse...

Que mais podemos querer? Temperatura tépida, advinda da tua poesia, apesar do frio siberiano, um chá quentinho e bolo de amêndoas, nada mais a desejar... Exceto que todos e todas tivessem um lugar para ficar e se aquecerem, nesse frio implacável!

Um beijo grande, e obrigada pelas palavras sentidas, lá no Canto!

;)

Dilberto L. Rosa disse...

Gostoso te ler e pensar na neve de forma mornamente poética... Mas, triste e insistentemente, não me saem da cabeça as mais que distantes pessoas que morreram de frio com esta frente russa... De gelar o coração... Meu abraço caloroso!

Claudia Liechavicius disse...

Ilaine querida,
Acho que cheguei tarde para comer o bolo com você, ainda assim quando sair outro quentinho me chame que eu quero sim!!!
Esse inverno está danado na Europa.
Em breve o frio vai passar e a primavera vai chegar. Mas, a neve é linda!!!
Bj
Claudia

Anônimo disse...

Gosto muito dos teus textos.

beijao

chica disse...

Te ler faz tudo ficar bonito...Até esse intenso friozão.

Meu filho hoje falou que lá na Inglaterra, tem - 10 e tudo congelado, calefação ,canos... beijos,chica, saindo pra encontrar a natureza e reenergizar para mais uma semana,,,

myra disse...

a neve é linda de se ver..mas bem de longe e dentro de casa...brrrrrrr
beijos

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Que post gostoso!Adoro a forma com que vc escreve, sabe chegar bem rápido ao coração. Nunca escreveu livro? Adoraria lê-lo
bjs
juliana

Nelce disse...

Ila, sempre gosto dos seus textos, você escreve muito bem, suas palavras tomam vida dentro da minha imaginação... Agora estarei também por aqui. Ah eu aceito o bolo e o chá... Já posso até sentir o sabor.
bjo amiga.

msgteresa disse...

Querida Ila!
Que lindo texto, minha amiga... Me senti agora mesmo emocionada e transportada à este teu reino tão nórdico e distante !
E muitas doces recordações vieram à minha lembrança..
Recordo que vi a neve caindo ,pela primeira vez,numa congelante esquina da velha cidade de Quebec,no Canadá, a alguns anos atrás.
Lembro que só percebi que era "ela" quando notei o "pózinho" fino sobre a manga grossa do meu casaco preto...E imagine a minha infantil alegria e o meu deslumbramento!
Depois,passei muitos anos sem vê-la, retida aqui no aconchego dos nossos trópicos distantes... Embora confesso que jamais esqueci a sutileza e a sua pura e branca delicadeza!
Mas foi mesmo no início do ano passado que voltei a vê-la forte,linda e serena, caindo silenciosamente sobre uma floresta encantada, no meio da norte-americana Pensylvania... E foi como me encantar novamente, feito criança, que vi os floquinhos caindo e bailando suavemente no vento frio de um anoitecer. E era tudo tão mágico,belo e misterioso, que até hoje penso que era apenas um doce e gelado sonho...
E uma das coisas que acho tão interessante na neve é que ela é poética, suave e silenciosa... Pode simplesmente chegar e ir se embora sem alarde, sem barulho,sem furor... Uma experiência exótica para a nossa alma carioca.
Mas para mim, aqui neste nosso cantinho do mundo, ela vai ser sempre uma lembrança encantada, um mágico personagem de um belo conto de fadas!
E obrigada, querida Ilaine,por me trazer tantas lindas recordações!
Beijos doces pra ti!!!!
Teresa

Anajá Schmitz disse...

O frio quando chega me assusta, é uma das estações que mais gosto. quero um chá.
Tenha um ótimo dia.