domingo, 18 de outubro de 2009

Sobre viagens

Viajar é viver!
Hans Christian Andersen

Na quarta- feira fomos para a Alemanha, a terra de meu marido e a de meus filhos. E ... um pouco minha também. Tantas vezes já fizemos este trajeto, todas as vezes, porém, tem esse sabor especial. Se vamos de carro, é preciso atravessar o Mar Báltico que estabelece as fronteiras entre a Alemanha e a Dinamarca nos arquipélagos (a parte continental é ligada por pontes). Há a ferryboat, algo normalíssimo por estas bandas, e com ela atravessamos as águas. Para mim, sempre impressionante. Se vejo a quantidade de carros e caminhões que entram no corpo do navio, fico emudecida. E ele vai aguentar todo este peso? Vai! Além de tantas carros, naturalmente ainda tem os passageiros. A ferry tem também lojas, restaurante, lancheria e uma infinidade de outras coisas. Tudo cabe, tudo comporta.

Visitamos o estado de Mecklenburg - Vorpommern, ao norte da Alemanha. A capital desse estado é uma pequena cidade rodeada por lagos. Schwerin é uma cidade antiga, com quase 850 anos. Sua principal atração é o castelo, onde até 1910 residia o Gran-Duque de Mecklenburg. Nos dias de hoje é sediado ali o parlamento estadual.

O castelo é uma construção majestosa e linda. Situa-se em cima de uma pequena ilha. Veja!


Imagem, aqui!
Percorremos a região, cujas alamedas são belíssimas. O sol do outono e o colorido das árvores forma um quadro muito especial. Ein goldener Oktober- um outubro dourado, dizem os alemães. Tivemos dias assim: as múltiplas cores do outono brilhavam ao sol. E eu viajando... Ah, como gosto! O coração vai batendo mais forte e eu descubro a beleza de outros lugares.



Outro dia escrevi isto: Viajar é um encontro, uma experiência e uma aprendizagem. Imaginar como é linda uma cidade, já é algo inebriante. O mundo é tão vasto e há uma diversidade muito grande de culturas para conhecer. Ao voltar de nossas odisséias, já não seremos a mesma pessoa, pois novas imagens passarão a povoar nossas vidas, enriquecendo-a. Então contaremos coisas, como se tivéssemos acabado de ler um romance.

Portanto, hoje já não sou a mesma... Tenho algo para contar!Beijo!

15 comentários:

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine! Como vai?

O mundo está sempre disposto a nos ensinar... Quanto mais andamos, e observamos, mas aprendemos sobre tudo o que existe nesta vida!

COMO SEMPRE UM BELÍSSIMO POST... MAS EU JÁ SOU SUSPEITO PARA FALAR! rsrs

TENHA UM LINDO DIA DE DOMINGO!

Beijos.

Carla disse...

Seu texto e as fotos dão "água na boca", uma vontade enorme de conhecer esses lugares belíssimos.

Bjos

Berê disse...

Enquanto não posso viajar, viajo com você, de carona!
Abração.

Zeca disse...

Ilaine,

você nunca é a mesma, pois sempre tem belas experiências para nos contar. E a sua maneira de contá-las é deliciosa, pois parece estar nos levando com você. Gosto demais de viajar pelas suas palavras!

Beijo.

Beti Timm disse...

Querida amiga,

Como gostaria de ter feito esse passeio com vc, pra me renovar, me aventurar e varrer a mente de tudo que me aflige.Mas viajei nas tuas palavras e pelos teus olhos.



Beijos

Luis Eustáquio Soares disse...

viajar, perder países, ser outro constantemente, porque a alma não tem raízes, de viver, só ser somente..
diria, acrescentando, de viver e entrete(s)er somente, formando a aberta rede de encontros e surpresas, quando então somos trans-subjetivos, viagens de aragens, outras roupagens, de sonhagens.
saudações, ilaine, que as viagens suas sejam nossas, aqui, ali e lá, no acolá de nossas outras viagens.
b
luis de la mancha

Anônimo disse...

Que bom né Ilaine!
Vc viaja e a gente tb.
Bjs.

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Que lindas paisagens e edificações.
Obrigada por compartilhar conosco.
Que sua semana seja abençoada.
Amei sua visita ao meu blog.
Abraço, amiga!

Canto da Boca disse...

Lindo, lindo, a isso meus mestres chamam de "recognição", momento em que somos atravessados por outros conhecimentos e esses entram em confronto e então construímos outros conhecimentos, afinal somos seres em permanente construção e somos atravessados por tantas experiencias, vivencias.
Obrigada pela viagem maravilhosa.

Um beijão!

eder ribeiro disse...

A viajem abre perpectivas, horizontes e qdo voltamos, voltamos cheios, cabe a cada um absorver. Bjos.

Soninha disse...

Olá, Ilaine!

A literatura, as imagens, os sons, a experiência dos outros que venhamos a conhecer...tudo isto nos faz diferentes, pois acrescenta algo em nós...
Adquirir conhecimento é maravilhoso!
Sabe, considero super legais seus textos informativos...Sempre com riquesa de detalhes, fazendo-nos ver seu cenário como se estivéssemos aí.
Viajamos com você, ao lermos os seus textos. E as fotos, sempre complementando o post.
Show!
Valeu, Ilaine!
Excelente semana.
Muita paz! Beijossssssssss

Sandra Botelho disse...

Viajar...
Meu maior sonho.
Adorei,
Bjos no coração!

Paula disse...

É maravilhoso poder conhecer um pouco desses lugares lindos através das suas palavras (e olhos e percepções e imagens). Beijos, amiga!

lula eurico disse...

Vim ver o mundo pelos teus olhos.

Abraço fra/terno.

luise_k89 disse...

aii quantas lembranças boas guardo daquela nossa viagem pra alemanha, e os momentos hilários com a ilsene e a mãe no návio.. hehehe.. poderíamos repetir a dose!!
e que lindo o lugar que vcs visitaram, é de enxer os olhos!!!

Abração bem apertado!
até mais!