quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Brasília

crédito da imagem

Conhecemos Brasília quando estávamos a caminho de Lisboa - Copenhague. Como dispúnhamos de cinco horas no aeroporto, aproveitamos a oportunidade para conhecer um pouquinho a capital.

Pegamos um taxi e iniciamos nossa odisséia. Fiquei impressionada com a magnitude e com a estética de Brasília. É quase uma utopia edificada que se traduz nas curvas livres e sensuais da obra arquitetônica de Oscar Niemeyer. Há muito concreto em toda parte, é verdade, mas os arbustos e o verde dos gramados harmonizam o panorama. Fazia um calor infernal, mas a cidade nos acolhia e se apresentava de forma tão esplêndida e tão rara. Fiquei embriagada com as jaqueiras nas avenidas arborizadas, estavam cheias de frutos. Em Brasília não há caminhos curtos. Eles convidam para passagem, para um vôo. Na Praça dos Três Poderes há uma bandeira do Brasil estiada, é muito grande realmente. Matheus, ao vê-la, perguntou: Mamãe, a gente não se torna patriota ao ver esta bandeira? Sorrindo, falei que sim. Sei que era o seu coração brasileiro falando naquele momento.

Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade. Conheci um pouco de sua geografia, no entanto, quase nada sei de sua gente. É preciso voar mais. Mas também é necessário aterrissar e descobrir de forma minuciosa o seu encanto. E então – com certeza – haverei de me afeiçoar. Guardo em meu alforje a cor do céu e o desfraldar sonoro da bandeira do Brasil... na Praça dos Três Poderes.

19 comentários:

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine, brigadim pelas palavras lá, Brasília é mesmo uma obra muito linda,Niemeyer estava inspirado, aliás, ele sempre fez projetos assim, com a mesma competência. Achoqe podemos chamá-lo de "Poeta do Concreto"...rs
Uma pena, ai a gente volta a sua postagem anterior, quando falou de alguns costumes daqui da terrinha.
Infelizmente os politicos deixarem uma imagem tão ruim da cidade, que a palavra Brasilia nos faz lembrar das maracutaias, dos escandalos, fato que faz com que a gente acabe esquecendo de sua beleza e de seu povo...
Legal a frase do seu filho...rs...ele sabe e sente a sua admiração pela terrina apesar e tudo...
Um abraço na alma...bjo

Anônimo disse...

Vc sabia que morei em Brasília por 7 anos?
Minha filha nasceu lá.
Bjs.

Paula disse...

Brasília, minha cidade natal! Há quantos anos não a vejo, assim, tão próxima e tão linda como só você poderia descrever, amiga. É mesmo uma cidade inebriante, de avenidas longas e belos arvoredos. E, sim, ficamos um pouco mais patriotas por lá. Porém arrisco dizer que o povo de Brasília pode ser tão seco quanto a própria condição climática do lugar. É uma cidade pra se estudar e trabalhar, enfim, produzir. Minha verdadeira cidade...porém...não deixei raízes lá, só algumas saudades (que apertaram agora, depois de ler seu texto). Beijo!

Sandra Botelho disse...

Cidade linda, futurista porem quente demais amiga...
Vixi!
Quando fui lá quase morri de calor, dormia com uma bacia de agua no quarto acredita para umidificar o ar.
Mas que bom que vai levar boas lembranças. Bjos querida tenha um ótimo dia!

Vivian disse...

...Brasíla é linda sim, mas
quando lembramos dos políticos
que por lá circulam, dá um
nó no peito que nos entristece
demais.

como em tudo existem os dois lados,
fiquemos então com o lado bonito
da coisa.
adoro quando é tempo dos Ipês
com flores brancas, estas que
encantam a todos,
e Brasília é a capital desta
espécie tão linda.
talvez seja para compensar
a feiura da politicagem imperante.

beijo, linda!

Desmanche de Celebridades disse...

Brasilia é realmente linda. Tive oportunidade de conhece-la há alguns anos atrás. Quanto ao povo de lá, eu diria que tem de tudo. E a cidade é muito segregada quanto às classes sociais também.

Unknown disse...

Grato pela visita ao meu quintal,volte sempre.

Abraço.

Dilberto L. Rosa disse...

Mais do que parabéns a esta tua bela ode poética a uma cidade que nem sempre desperta tanta admiração por parte dos que por lá passam... Eu, particularmente, estou contigo e acrescento: Brasília é uma cidade perdida no tempo, parecendo um grande anos 60 futurista à espera de um Brasil-milagre, de um Brasil-do-futuro, com políticos e políticas formalmente sérias... Anacronicamente bonita! Abração, minha cara!

Francisco Sobreira disse...

Ilaine,
Estive 2 vezes em Brasília, na década de 1970. De fato, é muito bonita, mas eu prefiro a beleza natural do Rio. Um beijo.

Canto da Boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canto da Boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canto da Boca disse...

Ila, seu texto é um primor, e nos enche de emoção. Além de descrever um mundo quase perfeito, na perfeição dos traços de Niemeyer e Lúcio Costa, trazes o lirismo que só um grande texto poético sabe ser/ter, sobretudo, quando descreve outra forma de lirismo, contido 'na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado' (que só gênio) como os dois soem ser e souberam traçar linhas para que o futuro contasse outras linhas de uma história de uma cidade, de um povo, de arquitetos singulares. Naturalmente que minha admiração vai além do grande arquiteto criador – falando só sobre o Niemeyer – trazendo “soluções totalmente inesperadas, propostas estruturais fora de qualquer compêndio e uso de materiais simples, ele cria espaços comoventemente democráticos”, mas passa pela postura ética e política do cidadão Niemeyer, que em momento algum, para quem quer que seja, ‘jamais deixou de ter posições políticas claras’- ele é comunista -, um grande militante da e para a humanidade, para o humanismo, com seu veemente ‘protesto contra a desigualdade social existente no mundo’. Talvez eu seja a única pessoa do planeta, que à parte da sua beleza, desvia toda e qualquer rota dessa bela cidade, claro que passa pelo viés político, pelas decisões (im)políticas tomadas nela, em mim isso causa um distanciamento da cidade, sei que é um absurdo, mas essa sou eu.

E a definição de patriotismo, de amor ao país, dita pelo pequeno Matheus, encheu meu coração de ternura, um beijo para ele.

Perdão também pela ausência, ando enfiada nuns projetos, e o tempo anda bem exíguo, espero que a estada no nosso país, tenha sido bacana.

Um beijãozão cheio de saudades!

José Viana Filho disse...

Brasilia 'e uma mistura de futuro e incerteza!!

Eu adoro ir la!!

E parabéns pela crônica resgada para a cidade!!

eder ribeiro disse...

Morei em Brasília por dois anos, nunca gostei de lá, planejado só o plano pilotos e algumas cidades satélites, mas realmente a sua arquitetura é bela, o povo é uma amálgama de todos os povos de todos os estados brasileiros. Bjos.

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Que linda descrição da nossa capital federal. Até me emocionei com a frase do seu filho, pois sou patriota ao extremo.
Muito obrigada pelo comentário carinhoso no meu blog.
Ótimo domingo, minha amiga.

Abração.

Carla disse...

Sempre tive vontade de conhecer Brasília. A planta da cidade em forma de avião e as obras do Niemeyer ilustradas nos livros didáticos aguçavam a minha vontade de ver tudo aquilo além das páginas. Infelizmente, ainda não conheço, mas...


Bjos

Berê disse...

Brasília impressiona por sua arquitetura, impressiona também, as "poucas vergonhas" dos políticos: a corja! Adorei o comentário do seu filho.
Vou continuar a leitura.

lula eurico disse...

Eu tb me emociono com as percepções do Matheus, sempre. A ele dediquei postagens lá no Sítio d'Olinda. E esse comentário sobre o "lábaro estrelado e o verde desta flâmula", que o civismo impostor dos militares nos roubou, para servir de símbolo do golpe. Não, ainda há muitos pequenos Matheus para perceber, como só meninos percebem (Matheus já é adolescente, né, rsarsrs?) a grandeza lírica da nossa bandeira.

Bjos em todos e todas.

Frida Salobra disse...

olá,

Não conheço a cidade dos sonhos... não ainda! Entretanto a sua descrição de Brasília a transforma em mais que um sonho de concreto planejado.

Adorei o seu cantinho!

beijocas, flor.