quinta-feira, 1 de abril de 2010

Livros


Eu sempre imagino que o paraíso deve ser algum tipo de biblioteca.
Jorge Luis Borges.

Meus livros... Carrego-os por todos os lugares. Eu os guardo e os procuro. Sem eles, minha vida seria vazia. Somos cúmplices, eu e eles, pois percorremos um caminho juntos e nos afeiçoamos. Cada volume na estante tem sua forma, seu tamanho e seu estilo: um universo. Em minha sofreguidão, escolho um deles. Abro-o e, no mesmo instante, ocorre algo delicioso: já estou em outro lugar. O livro conta e eu ouço. Ele guia e eu sigo, ele sugere e eu me encanto, ele traz e eu levo. Seguro-o em minhas mãos. Observo sua capa e passo os dedos nas letras grandes de seu título. Folheio-o e invado sua esfera. Há passagens que quero reler. Em suas páginas encontro os versos do escritor, palavras edificadas por um sentido e lapidadas por sua sensibilidade. No volume em minhas mãos, há um tempo guardado, uma história escrita para mim, que me toma e me embriaga. Nele encontro poesia em forma de voz, que me fala através de palavras visíveis e outras... nas entrelinhas. E nessa prosa repouso e me inquieto. Depois de um breve reencontro, reponho-o na estante. Ou, então... sou Bastian e acabo participando de sua história. Sem fim.

Imagem by: Happybubbles

21 comentários:

Dauri Batisti disse...

Livros... é... livros. Num projeto de pós-graduação estou tentanto pensar a literatura como a escrita de um pensamento delirante, pensamento este, que por assim dizer, por não se propor como expressão da verdade, institui no leitor a possibilidade de novos e subversivos, resistentes e novos pensamentos, discursos, ações... ética.

Um beijo e boas leituras.

Daniel Hiver disse...

Oi Ilaine... Incrível, mas esse ritual que descreveu é quase o mesmo que faço quando tenho tempo para os meus livros. É uma história de amor, de carinho e de toques suaves.
Bom final de semana.
E sei que os chocolates daí são 300 vezes melhores que os nossos.
Beijo!

Unknown disse...

Agora, livro meu, vai, vai para onde o acaso te leve ...

Beijo.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...livro é no masculino...não sei, mas acho que sua homenagem ao dia Internacional do Homem está disfarçada de livro...rsrs...
Nem pensar, pois quando entro numa biblioteca faço igual...primeiro fico paquerando as capas, depois dou uma fuçada nas palavras aconghegantes da orelha, indago prefácio e passo os dedo nas páginas folheando rapidamente...
Se o livro falasse, talvez ele diria assim: e cara chato..olha, olha e não me compra...rsrs
Mas é bom demais, tem uns que parecem nos olhar e pedir: me elva contigo...rsrs
Um abraço na alma Ilaine...obrigado pela presença lá no Verseiro neste dia tão especial para a humanidade...rsrs...só rindo...
Um abraço na alma...beijooo

Sylvia Araujo disse...

Livros, livros, livros... eles me encantam por tudo o que você escreveu, mas sobretudo pelo cheiro. Aquele cheiro peculiar - único - de suores, amores, desejos, dores, rancores - tudo junto. E quando eles já vêm lidos, uma, duas, dez vezes, e trazem consigo outras histórias, além das que carregam dentro de si? É inexplicável. É mesmo sem fim.

Beijomeu pra você e muitos chocolates pra adoçar a vida!

Graça Lacerda disse...

Oi, minha querida amiga!

Vc falar em 'Bastian' me levou para as Histórias sem fim, literalmente.

que lindo e gostoso esse seu post!

Amei voltar aqui, (demorei um pouquinho, né) eu sinto muito amor em seu espaço.

Obrigada pelas visitas.

Um beijãoooo
E fique bem aí, sempre!

Sonia Schmorantz disse...

Páscoa...
É ser capaz de mudar, 
É partilhar a vida na esperança, 
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente, 
É viver em constante libertação, 
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida, 
É investir na fraternidade, 
É lutar por um mundo melhor, 
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço, 
É uma nova chance para melhorarmos 
as coisas que não gostamos em nós, 
Para sermos mais felizes por conhecermos 
a nós mesmos mais um pouquinho. 
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.
Feliz Páscoa!
Um abraço

Francisco Sobreira disse...

Poie é, Ilaine, compartilho com você esse amor pelos livros. Apesar do meu grande amor pelo cinema, o livro continua a ser algo sem o qual a vida seria insuportável. Talvez hoje leia menos, mas não passo um dia em que não me debruce sobre um livro. Mas hoje estou mais para reler. Um abraço.

eder ribeiro disse...

Vc comentou no meu blog que eu tenho uma mente muito fértil, pois vem daí a fertilidade da mente, sempre lendo. Todas as sextas eu vou a biblioteca e colho um, agora mesmo tou lendo Gabriel Garcia Marques. Ler e escrever é que dá sentido a minha vida. Bjos.

BLOGZOOM disse...

Ilaine... sabe que fiz umas aparas naquela piada pq achei que ficaria muito polêmica! Nem imagina no dihitt o povo do sul pegando no meu pé!!! Só que todos são amigos e isso é bom.

Eu desejo a voce e sua familia uma Feliz Pascoa!

Muita paz!

Sonia H. disse...

Os meus livros são grandes amigos.
Feliz Páscoa para você, Ilaine!
Beijos,

Milena Magalhães disse...

Tempo que eu não vi declaraçao tão apaixonada sobre livros.

Gosto muito do seu blog!

Um abrçao.

Luis Eustáquio Soares disse...

minha querida ilaine, a quem amo,sem mim comigo, livros são papéis pintados com tinta, biblioteca é tudo que está extintamente, alegremente,
vivo, na vida que nos cabe
livrescamente
mundanamente
viver
com carinho
luis de la mancha

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Concordo plenamente com o exposto nesse texto.
Seu blog, por exemplo, é um dos "meus livros preferidos".

Ótima semana.

Desculpe o atraso nos votos de Feliz Páscoa. É que estava viajando...
Abração.

Josselene Marques.

Heduardo Kiesse disse...

e são tantos...

lula eurico disse...

Livros...
Eu os ganhava de presente, desde tenra idade. Depois herdei parte da biblioteca meu saudoso avô e todos os livros de meu saudoso e querido padrinho. Dá trabalho cuidar, mas é delicioso. Passo horas no meu antigo quarto de solteiro, que agora é biblioteca improvisada, a ler e reler... esse um dos motivos de meu sumiço da net...rsrsrs

Vim te deixar um abraço fra/terno e saudações de páscoa, ainda que tardias...rs

Paula Barros disse...

Ah, Ilaine, me sinto assim também. É bom ler, imaginar, participar, nos transportar.

E suas palavras tem esse dom, basta vir aqui, para ficar encantada com elas.

beijo

Vivian disse...

...a melhor maneira de viajar
no tempo, é entrar na livraria
e tocar a alma do escritor.

e neste ato de tocar, sentir
nas pontas dos dedos se há
afinidade de almas se emocionando
na troca de sentimentos.

que lindo post!

bj, querida!

Unknown disse...

ler, tresler, desler, retroler, introler, preler, posler, transler. ilaine e suas leituras.
b
luis de la mancha

BLOGZOOM disse...

Ilaine, eu tenho uns livros que não abro mão. Eles fizeram parte de anos de minha vida, cada um representa um momento. Biograficos, ficção, e... eu leio salmos, quase diariamente. Não sou de frequentar nenhum tipo de igreja, mas faço minhas orações. Eu me sinto bem assim.

Bjs

Palavralida disse...

Sem fim. Adorei. É exatamente isso. Os livros e seus amantes têm uma relação infinita.
Lindo texto. Beijos,