domingo, 9 de maio de 2010

Por que escrevo?



Escrever é uma contínua busca por um complemento. É a tradução minuciosa da vida através de seus enigmas e deslumbramentos. Ao escrever, confidencio o que vai no âmago de mim mesma. Externizo o que me embriaga, o que oprime e o que questiono. O excessivo dentro de mim faz criar: ora é uma dor, outras vezes, felicidade. Traço um sentimento, rabisco uma idéia, reestruturo momentos vividos. Pinço com lucidez o passado, ouso acarinhar o futuro. Com a escrita compilo imagens e, nas silentes pausas da nostalgia, devasso solidões. Escrevo divagando. Em cada palavra deixo um pouco do que sou, despojo-me em cada linha e em cada parágrafo. Ao criar um texto que me agrada, sinto uma felicidade imensa e me vejo completa, entusiasmada, como se dele dependesse minha sina. Então já não estou sozinha, as palavras e as idéias me possuem na magia de seus poderes. Vou lapidando, esculpindo e... festejando. Um texto em produção é como cuidar de uma florzinha que viceja da terra fértil, ainda delicada: é preciso regá-la e cuidá-la, para que prolifere. Escrever em meu idioma é uma relação de afetividade. Laços!

Imagem Nekospicer

20 comentários:

Unknown disse...

"Ao criar um texto que me agrada, sinto uma felicidade enorme."

E quem a lê também se semte feliz.

Beijo.

Francisco Sobreira disse...

Creio, cara Ilaine, que a sua explicação porque escreve vale para todos os que se dedicam ao ofício. Ao fim e ao cabo, são as necessidades várias que movem alguém a se debruçar sobre um folha de papel em branco. Hoje, sobre a tela do computador. Um beijo, tenha uma excelente semana.

Luiz Caio disse...

Oi Ilaine! Boa noite!

Cada um de nós é feliz e é completo. Quando escrevemos, somos tudo o que queremos... Somos felizes!

MUITO LINDO ESTE TEXTO!

TENHA UMA LINDA SEMANA!

Beijos

Sonia H. disse...

Oi, Ilaine,
E você esculpe a palavra com maestria e também com a delicadeza e a leveza das bailarinas.
Os teus textos são uma ótima surpresa nessa imensa blogosfera.
Um beijo com carinho,

Carla disse...

É impressionante a delicadeza com que escreves. Sim, escrever "é como cuidar de uma florzinha..."

Teu jardim é lindo!

Bjos
Carla

Beti Timm disse...

Minha doce amiga,

vc escreve pq sua alma pede, e elies somos nós por existir essa exigência.
Tuas pavras são sempre um bálsamo, um reduto de magia e encantamento!

Perdoe minhas ausência, amas ando tão despersa, tão atenta a minha arte que me privo do que gosto.
Mas vc está sempre em meus pensamentos e em meu coração, mesmo que o silêncio se faça!

Te amo sempre!

Beijos

Beti Timm disse...

Consertando: felizes somos nós...

BLOGZOOM disse...

Eu escrevo desde meus 09 anos e não sei deixar de fazer isso e ler, principalmente, é um enorme prazer. É uma viagem que posso realizar para onde bem desejar. Acompanhada (de voces) ou não. Beijocas

Luis Eustáquio Soares disse...

belo texto, ilaine, sobre esses afetos que nos afetam, no feto eito que nasce no peito de nossa comum madre língua, perfeito.
beijos
luis de la mancha

Anônimo disse...

Tomara que vc continue escrevendo sempre, sempre....
Bjs minha querida.

Sueli Maia (Mai) disse...

E penso que escrever é isto, Ilaine.
É transbordar os sentires, é atravessar uma ponte e seguir.

belo texto.

abraços

guru martins disse...

...seu idioma
é sua língua
sua visão de mundo...

bj

Jacinta Dantas disse...

Impressionante como seus textos transmitem, para mim, exatamente o que você diz o porque do escrever. E eu, agradeço-te, sempre, por poder te ler.
Grande abraço

Dilberto L. Rosa disse...

E como escreves bem, minha cara: este nosso Idioma mesmo nos enlaça, não é mesmo?! Abração!

lula eurico disse...

Que bom ler isso!
Como faz bem a tua escrita!

Abraço terno, fra/terno.

Barbara disse...

Certamennte vou pensar nisso: laços.
Com essa palavra sobre as palavras, você desvelou coisas em mim e agradeço.

Soninha disse...

Olá, Ilaine!

Nossa busca de comunicação, desde todo o sempre, né?!
Os primeiros sinais nas paredes das cavernas, desenhos, hieroglifos, pegadas, digitais...
Sempre buscamos nos expressar e a escrita é a mais fantástica.
Através dos símbolos que as letras representam e a união destas letra´s podem dizer o que a nossa mente está pensando e o que nosso coração quer dizer.
Amo escrever, também!
Você foi extremamente feliz ao descrever, deste modo, as palavras.
Adorei, Ilaine!
Valeu!
Excelente restinho de semana. Bom trabalho.
Muita paz! Beijossssssss

PS: E o seu jardim???

Berê disse...

A arte de escrever! Você é mestra nisso. Um grande abraço saudoso.

Elcio Tuiribepi disse...

Escrever em meu idioma é uma relação de afetividade...
Com certeza Ilaine, as palavras vão saindo da gente, ganhando vida, formas e aromas, porque não?
Palvras tem cheiro, tem cor e ainda paladar...rsrs
Algumas são saborosas, outras nem tanto, algumas são fortes, outras delicadas...e aí basta emprestarmos a elas nossos sentimentos, basta regar e cuidar para que deêm bons frutos...

Um abraço na alma...bjo

Canto da Boca disse...

Escrever é resistir! Escrever é um ato de "resiliência", e enquanto escreves com delicadeza, magia e (r)existência, nós teus/tuas leitores/as, fortalecemos nossos laços de admiração e afeto a cada vinda nossa aqui nesse espaço de belezas!

Beijo!!