domingo, 20 de fevereiro de 2011

Emília e Visconde


Emília é uma boneca de pano muito valente. Tem cara de bruxa e é bem pequerrucha. Ela fala, escuta e é bem diferente. Tia Nastácia costurou a boneca. Com retrós e linha fez uns olhos arregalados e sobrancelhas bem levantadas. Sua boca é pequena, bem vermelhinha. O cabelo de Emília é amarelo dourado. Usa um vestido de velhos retalhos, é estampado e um pouco rodado. As meias, olhem! São compridas e remendadas. Certo dia, Emília engoliu uma pílula falante e desatou a falar. E agora, imaginem, ninguém consegue fazê-la calar. Inventa histórias de forma excelente. Emília é a boneca de pano... Ah! Que virou gente!

Visconde de Sabugosa é um sábio. Nasceu de um sabugo de milho. Tem pernas e braços, olhos e boca: tudo direitinho. Usa cartola e no pescoço tem umas palhinhas. Sabugo Visconde é bom companheiro, mas tem muito medo de vaca e... de galinheiro. Certo dia, ficou preso na biblioteca e lá dentro tirou uma soneca. Ele adora livros e inventa magias. De vez em quando, ensina geografia. Visconde é um boneco de sabugo, mas também fica doente. Por sorte, e que alegria!... é consertável e muito inteligente.

Adaptação para o Projeto Ler é Saber

10 comentários:

Unknown disse...

Lindo,lindo,lindo.

Beijo.

Dilberto L. Rosa disse...

Assim como a Emília, quantas bonequinhas novas, estimuladas pela leitura, não criarão estórias ainda mais geniais do que os clássicos de Monteiro Lobato, não é, mesmo?! Abração e parabéns pela iniciativa!

Dauri Batisti disse...

Quem bom ler isto, um vento gostoso sopra sobre a manhã, recordações se somam ao sol que se ergue em mais um dia de fevereiro azul. Beijo

Paulo Francisco disse...

Adorei!!!!!!!!
Um beijo

eder ribeiro disse...

Ilaine, lembro muito bem na minha adolescência, qdo comecei a trabalhar, saía correndo do trabalho para assistir O sitio do pica-pau amarelo na televisão. Tempos bons. Bjos.

Paula Barros disse...

Ilaine, recordações boas do progama do Sítio, o primeiro, e dos livros de Monteiro Lobato.

Na sua forma de escrever Emília e o Visconde ficaram ainda mais encantadores, que estímule mais e mais leitores, despertando o gosto pela leitura e pela escrita.

beijo

Carla disse...

Sou apaixonada pela Emília, aquela boneca danadinha que diz tudo o que nós não temos coragem de dizer.

E o Visconde, hein? Eu não sabia que ele fica doente... só não pode ter febre, pq senão vira pipoca. rsrsrs



Ai, ai, que maravilha relembrar esses personagens que marcaram nossa infância!



Bjos

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine, pleos comentários acima dá pra ver que os amigos não esqueceram das estórias e nem de seus personagens
É de um projeto isso? Desculpa perguntar, mas esse projeto aontece em qual local?
Estou com um projeto de poemas e poesias que espero que dê certo...estou empolgado...
Boas lembranças Ilaine...
Um abraço na alma
Beijo

Daniel Hiver disse...

Me fez lembrar a infância... que eu vinha correndo para não perder o sítio do Pica Pau Amarelo...

BLOGZOOM disse...

Esses deliciosos personagens que povoaram nossas imaginações infantis, imagine só, queriam censurar Lobato.... não dá para acreditar!