sábado, 26 de março de 2011

Portinho


Há uma cidade que eu amo. Ela é linda, um pouco misteriosa também. É banhada pelo Guaíba, que é um rio... Ou seria um lago? Em minha cidade tem jacarandás floridos, o Brique da Redenção, o Mercado Público, a Feira do Livro, o gasômetro, o Cais do Porto... Falo de meu Portinho, orgulhosamente. Porto Alegre, é a cidade de Quintana, arquitetada por seus versos, envolvida por seu lirismo e marcada pelo jeito maroto do poeta menino. É o seu berço, foi sua inspiração, sua poesia. Há tanta esquina esquisita... tanta nuance de paredes, há tanta moça bonita. Os versos de Quintana, vão formando o mapa da cidade, como quem examinasse a anatomia de um corpo... As ruas de Porto Alegre são mais bonitas que as ruas de outra cidade. Sim, pois lá tem a ruazinha que tosse, tosse, engasgada, coitadinha! Tem também a Rua dos Cataventos, a Rua da Praia ( que fica bem longe do mar...) e a Rua da Ladeira. Ruazinhas sossegadas – fabuladas e imaginadas. E olhe, há uma rua encantada, que nem em sonhos sonhei. POA metrópole, nossa capital. Brasileira.

Imagem: embratur

10 comentários:

Samaryna disse...

Ilaine, eu admiro crõnica igual a sua, pois ela valoriza o nosso chão, tras cultura, e isso faz bem aos olhos. Deixo o meu afeto.

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Sempre me emociono com seus textos, pois me imagino longe do nosso Brasil que tanto amamos. Não sei se conseguiria viver fora dele.
Obrigada por essas pérolas.
Ótimo domingo!
Abração.

Unknown disse...

Texto lindíssimo.


Beijo.

Anônimo disse...

a nossa querida e infinita Porto Alegre. sempre! beijo e felicidade, Ilaine.

Paula Barros disse...

Já passei por Porto Alegre duas vezes, mas não andei a pé. Para observar e sentir melhor, para sentir o pulsar da cidade e sentir os cheiros.

Não conheço está POA de Quintana.

beijo

Canto da Boca disse...

Eu adoro a cartografia apaixonada que fazes das suas cidades (dos seus países). Por mais que estejamos longe geograficamente, essas cidades nunca saem de nós. É assim comigo com relação ao Porto (Portugal), Porto de Galinhas (Pernambuco) e a pacata e deliciosa vila de pescadores, Porto de Pedras (Alagoas), onde minhas alegrias sempre estarão!

Beijao, Ila!

Daniel Hiver disse...

Belíssima homenagem a Porto Alegre no mês de seu aniversário... É tudo isso que você disse e mais um pouco...
E a Paula que teve a capacidade de "passar" por Porto Alegre e não caminhar por suas ruas encantadas que nem em sonho sonhei!!!! Mas ela volta um dia... Por que os ecos da poesia do Quintana sempre podem ser ouvidos novamente.

Loba disse...

Achei tão linda que mandei o link pra 3 amigos de POA. Acho que eles se orgulharão em ser conterrâneos seus! rs...
Beijocas

João Nery Pestana disse...

Plenas de reflexão e poesia, tuas crônicas afloram qual fonte cristalina,que satisfazendo a mais exigente sede, tbm alimenta a alma e o coração, predispondo-nos a momentos de enlevo e encatamento.

Bel Alves disse...

Porto Alegre tudo de bom.Temos um amigo padre que é o paróco da Catedral, então já fizemos um passeio pela cúpula..Nossa é uma maravilha visto lá de cima...
Paz e bem