domingo, 17 de abril de 2011

Flores



Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira.

Cecília Meireles

Luminosidade. Claridade ilustrada... É primavera no hemisfério norte. E eu sinto, aqui e ali, um sopro de boas lembranças. Fachos cintilantes abraçam os minúsculos brotos das castanheiras, acarinhando-os. O sol, agora mais forte, ilumina a terra, e tudo está a renascer. É a dança da natureza que, em ritmo festeiro, transforma-se em aurora. O ar silencioso do inverno é cortado pela alvorada dos pássaros, desejosos e eufóricos. Uma borboleta desliza por sobre os rosados tons da magnólias, roçando seu perfume. A planície está prenha e abundante, a semente rompe. Cerejeiras em flor atraem com sua energia as abelhas em enxames, prometendo uma seara rica e boa. Alegrias renascem e estão a retumbar por toda cidade. Num festival de cores, os cafés espalham suas mesas pelo calçadão e os namorados fazem piquenique no parque. Nestes longos anoiteceres, fico de conversas com minhas amigas na rua, no jardim ou em algum bar. A vida se arrasta lenta e venturosa, como se o calor do sol fosse um presente para fagulhar o pensamento com coisas positivas. Um gosto de mel e um perfume de pólen se espalham pelas ruas medievais. Vou sair por aí para inspirar o ar da primavera. Tudo parece estar feliz, tão feliz. A saltitar.

Imagem: Ilaine

25 comentários:

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...sabe que de tanto ler bons textos na blogosfera fico me perguntando porque muitas pessoas não começam a pnsar em publicar um livro...Ilaine...já pensou nisso amiga...Não?? Então comece a pensar
Com certeza tem material para começar...
Parabéns pela forma como descreve a vida que tens a sua volta
Um abraço na alma...a propósito...minha avó tinha um xingamento que eu não achei no google...era algo em que a pronuncia era mais ou menos assim...xistrarquer...rsrs...deve ser algo muito feio...kkkkk
Bom domingo pra vocês ai...
Um abraço n alma
Beijo

lula eurico disse...

Não dá pra segurar a emoção profunda da mudança das estações...
Algo muito antigo e ancestral nos anima a alma.
Emoções antiquíssimas como essas que percebo em teu belo texto.

Abç fra/terno.

Anônimo disse...

"...como se o calor do sol fosse um presente para fagulhar o pensamento com coisas positivas. "

Seus textos me aquietam a alma...me enchem de ternura e como sempre me arrancam suspiros.Uma escritora nata! Adooooro!

Quero que vc seja muuuuuuito feliz neste domingo....e pra todo o sempre.Amem.

Beijo

Claudia Liechavicius disse...

Bom dia, Ilaine!
Com um texto tão inspirador vou já abrir a janela e olhar para o sol de outono daqui do Brasil (que acho que se assemelha ao clima primaveril da Europa).
Tenha uma ótima semana florida.
Beijos
Claudia

Paulo Francisco disse...

A primavera faz isso com a gente. Aqui, o meu outono é tão lindo quanto...
Um beijo grande.

Canto da Boca disse...

Aqui chove, torrencialmente, o espetáculo é das chuvas... Mas estou com uma primavera perene dentro de mim, com essa primavera que magistralmente desenhas para nós...

Um beijão, Ila!

Josselene Marques disse...

Pareço repetitiva, mas, toda vez que venho aqui, me emociono e encanto com a beleza e a leveza dos seus textos.
Alguns deles me "transportam" ao ponto de imaginar-me longe de minha terra natal, de meu país amado e, muitas vezes, até choro. Não sei explicar. Só sei que é sempre um prazer visitar este maravilhoso espaço.
Tenha uma Semana Santa repleta de paz e fecundas reflexões.
Abração, amiga!
Que Deus lhe proteja!
Ah! Obrigada pelos gentis comentários em um de meus blogs.

Unknown disse...

"As flores desabrocham para continuar a viver."

Beijo.

Paula Barros disse...

O seu texto passa um sentimento bom, muito bom. Tem cheiros, cores, belezas, imagens diversas. Tem vida muita vida.

Li, pausadamente, relendo cada frase. Cada frase é um poema. Cada frase é vida. Cada frase sugere uma imagem.

Belíssimo, gostoso, agradável.

beijo

Samaryna disse...

Ilaine, a primavera tem um magnetismo sobre mim que tudo é motivo de felicidade, este ano, eu estou adorando o outono por aqui, pois, para mim, ele está com cara de primavera, as flores amarelas, os pássaros a bailar no ar e uma sensação de felicidade infiltrando nos poros. Li esse seu texto e depois fechei os olhos para senti-lo só meu. Deixo o meu afeto. Um bom domingo.

Anônimo disse...

Aqui nem é primavera e as flores estão maravilhosas!
Bjs minha querida.

Anônimo disse...

Ilaine,

Eu adorei seu blog !
Tudo nele é lindo ... :)

Esse texto nos faz ter vontade de sair cantando por aí ...


Bjo e uma Noite de Paz.

Nielson Alves disse...

Ilaine,

Adorei sua visão do mundo.
Com o seu ar poesia, percebe coisas que os olhos cotidianos não conseguem mais ver.

Beijo e aplausos


Nielson ALves

vieira calado disse...

Olá, boa noite, como está!

Venho desejar-lhe

Páscoa Feliz!

Saudações poéticas

Paulo disse...

E aqui Ilaine, a escuridão já nos atingem bem antes.
Às 18:20 o sol já se foi e um friozinho se faz sentir lá fora. Blusas, casacos, gorros e mantas se nos fazem necessários e nas casas onde há chaminés o fogão a lenha esquenta as cozinhas com suas chamas. O outono é uma estação que prepara os nossos corpos para enfrentar o inverno, o que fazemos com muito prazer, pois nos aproxima uns dos outros em longas conversas, rodadas de chimarrao, de pizzas, de sopas de capeleti e taças de vinhos a temperatura ambiente.
Contrasta com a tua primavera mas são os extremos que nos aproximam.

Beijo

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

O mais bonito das palavras,
é quando podemos ver
as cenas descritas por elas.
Senti-me assim
lendo este texto.
Palavras vindas da alma.

Que haja em ti sempre sonhos
por sonhar.

Sandra Gonçalves disse...

na primavera, tudo fica encantado...beijos querida dias felizes pra ti.

Dilberto L. Rosa disse...

Ah, doce Ilaine... Talvez fosses apenas sorver o ar da primavera, mas, na verdade, inspiras tudo em tua volta com esta tua Poesia aparentemente despretensiosa e tua crônica concisa e discreta... Senão, o que dizer dos sensivelmente belos "A Onda" e "Para Bruno" e ainda a delícia de "Meu ônibus"?! Ah, mas a graça leve de "Por contar" e "Invento realidades" é de deixar um sorriso no rosto... E o que dizer dos arroubos juvenis que qualquer amor traz com "Do amor"; a sensibilidade de "Portinho"; e...

Bem, esta foi a forma que encontrei de te desejar carinhosamente uma feliz Páscoa, mas não sem antes dizer o quão fã sou seu e de seu belo espaço virtual que, apesar de não ter nele comentado muito nos últimos tempos (até recebi uma discreta reclamaçãozinha, rs), SEMPRE estou por aqui a sorver o ar entre a doce brisa européia e o gostoso vento brasileiro...

Meu abraço! E SEMPRE leio tudo, viu?!

P.S.: há um selo, "Blog Pop", que ofereci a você lá nos Morcegos - o qual deve ser oferecido para mais 5 blogues "que agregam valor à Web" (quinto quadro da lateral, "Selo-Prêmios", logo após o poema Morcegos)!

Benno disse...

que linda a primavera... aqui só há duas estações, o verão e a de trem. andei viajando muito e passei o feriado numa praia perto de João Pessoa, por isso sumi. Espero que sua páscoa tenha sido cheia de luz. Beijos. Benno

Loba disse...

Se tem algo que acho muito, mas muito bonito é cerejeira em flor. Pena não a termos muito por aqui!
A primavera, pintada pelas suas palavras, ficou ainda mais linda, viu?
Beijocas

Rafael Castellar das Neves disse...

Muito gostoso de se ler...me vieram lembranças gostosas do meu tempo no interior...

[]s

dade amorim disse...

Um sonho de primavera, Ilaine. Dá para sentir o perfume, ver as cores.

Beijo grande.

Carlinhos do Amparo disse...

E como está a minha amiga?
Deixo um beijo pra todos os teus.

Abç fra/terno.

guru martins disse...

...a dança
se repete
no norte
enquanto
que no sul
os pares
se recolhem
e se acolhem
para um inverno
que nos encolhe...

bj

Luis Eustáquio Soares disse...

viva que a primavera é a festa dos sentidos,sentindo, dissentindo, divertindo, florindo.
b
l
ps... sempre primaveril, sua prosa poética.