segunda-feira, 16 de maio de 2011

Volumes


Na minha de sala de escrever tem duas janelas: são os meus olhos para o frescor dos dias, para meus sonhos, para meus pensamentos, para minhas esperas. Muitas vezes fico parada diante delas e observo a vida cotidiana das pessoas que moram nas casas – casas de mãos dadas. Se abro as vidraças, o perfume das flores penetra em todo o ambiente. Na minha sala de escrever procuro por palavras... Sim, sou uma eterna procuradora de palavras. Há também livros aqui. Muitos são de escritores brasileiros, e outros. São como safiras para mim, há uma infinita preciosidade em cada volume. Estes livros tem histórias, dentro deles e fora deles também. São uma boa companhia e eu sinto que vivem. É um conjunto majestoso de palavras - se eu somasse os títulos todos, encheria algumas páginas. Abro-os e folheio as suas páginas, como quem abre uma casa conhecida. Encontro em seus aposentos o cheiro familiar de seu conteúdo: novelas trágicas, trama de personagens, sagas familiares, percursos melancólicos, episódios de lutas, de epidemias; magia e realidade. Percorro todos os quartos e me deixo cair no sofá macio e confortável de suas admiráveis prosas: que acolhem, que me roubam, que me envolvem. É como se encontrasse um velho amigo que me abraça com carinho, e eu nada preciso dizer. Na minha sala de escrever não estou sozinha. Aqui moram poetas... poetas que brincam com as palavras... nas páginas de meus livros.


Imagem by: libelle

11 comentários:

Paulo Francisco disse...

Nunca estaremos sozinhos, quando temos livros ao nosso redor...
Um beijo grande

Samaryna disse...

Ilaine, o seu texto é belo, como são todos que escreve. Quem dera a maioria soubesse dar valor aos livros, mas muito se fascinam pela imagem do cinema estadunindense e se cega pela possibilidade de criar imagens ao ler. Deixo o meu afeto.

Unknown disse...

Obrigado pela partilha das tuas janelas...

Beijo.

Anônimo disse...

Muito lindo minha amiga!
Bjs.

Benno disse...

Ilaine
Há alguns anos atrás escrevi um texto em que dizia que a minha TV era a janela, pois por ela podia ver a vida real, das pessoas e coisas comuns que andam lá fora ( e que por isso mesmo são mais belas que as coisas produzidas e artificalmetne embelezadas que vemos na TV). E um texto outro sobre minha relação de amizade e não de posse com relação aos livros. Infelizmente eu perdi este textos, e mais um monte deles. Você escreveu de uma forma muito bonita e concisa sobre as suas janelas e livros que são janelas e livros diferentes dos meus, mas a realação que tenhos com eles é bastante semelhante com a sua. Beijos e ótima semana. Benno

Daniel Hiver disse...

Somos verdadeiros procuradores de palavras... Cada um a sua maneiro e do seu jeito... Mas nossos olhos enxergam tudo que está a volta... E o que vemos entra em nós e continua...

Paulo disse...

O bom é que procuras as palavras e nos procuras para compartilha-las.
Gosto assim,

Abraço

Canto da Boca disse...

Que beleza de texto, Ila, até parece que você dialoga com Graciliano Ramos (um da minha santíssima trindade). Ele diz que as palavras existem para serem ditas, usadas, trasnformadas e transformarem, e nao para ficarem penduradas em algum trancilim, servindo de enfeite... Daí dessa sua janela para o mundo, um outro que observa muitos outros, bem na pespectiva do Palomar (minha obra preferida do Italo Calvino, acho que já lhe disse isso aqui). Esse ponto em que percebes tantos mais e que se interligam além do horizonte visível...

Beijos, beijos e beijos!

Loba disse...

"sou uma eterna procuradora de palavras"
bonito isso! aliás, bonito texto. fico aqui pensando na sala de escrever qu enão tenho! rs... é uma cois amais doida, mas escrevo em qq lugar, a qq hora e quase sempre no meio de um monte de gente que não tá nem aí pro que escrevo! rs...
Mas eu gosto do seu lirismo, da sua afetividade e desta forma terna de estabelecer um diálogo com quem te lê.
Beijo, querida.

ensinoregular disse...

Ilaine,que bom que gostate do meu texto sobre a adolescência.Resolvi passar neste teu blog e gostei de mais dos temas abordados.Comecei a te seguir.Te convido a visitares e seguires meus blos. ensinoregular.blogspot.com
telasebijuterias.blogspot.com
pemoleque.blogspot.com
Sei que vais gostar.Bom fim de semana.

BLOGZOOM disse...

Ilaine,

Outro dia eu li que os jovens leem muito sim, mas pela internet. Bom, eu ainda sinto um prazer diferente e completo ao abrir um livro, nao consigo comparar. Sentar num cantinho, numa poltrona confortavel, ou deitada na cama, barriga para baixo, pés bailando... e a cabeça voando... não existe nada melhor.

Beijinhos