sexta-feira, 10 de junho de 2011

Simplicidade

A beleza ideal está na simplicidade calma e serena.
Goethe
-->
As janelas estão abertas, a porta escancarada. Um vento morno atravessa os pequenos aposentos da casa, deixando-a arejada e ainda mais confortável. Ela senta no primeiro degrau da escada que vai para o jardim. Segura nas mãos sua xícara preferida, aquela com florzinhas vermelhas. O café alimenta o corpo e a alma. Seu olhar está coberto de brilho: é felicidade. Ela olha suas plantas, elas concedem-lhe o encanto do nascer e do florir, um despertar silencioso. Ouve, no entanto, seus cochichos e o alvoroço de sua presença. Hoje ela está muito pensativa. Lembra de seus amigos verdadeiros... Todas as vezes em que regressa, encontra-os de braços abertos e então... é como se o tempo não houvesse passado – a candura e a autenticidade é a pele sem rugas que cobre o sentimento que os une. Há espaços entre ela e seus amigos, espaços configurados nas mais diversas formas. Mas nada, nada os fará mudar. A afeição singela é um quadro na parede que nunca desbota e jamais envelhece. E a beleza do reencontro se refaz com condimentos de um passado cheio de sonhos e de doidices. Ah, que bom que você continua a mesma!
Imagem: Ila

28 comentários:

eder ribeiro disse...

"E a beleza do reencontro se refaz com os condimentos de um passado cheio de sonhos e de doidices. Ah, que bom que vc continua a mesma!"

Saudades. O que mais dizer, senão, ah! Que bom que vc continua a mesma, encantadora nas escritas.

Anônimo disse...

Simplicidade é isso: Quando o coração busca uma coisa só.
Concerto para Corpo e Alma
Rubem Alves

Bjs minha querida.

Anônimo disse...

O que mais gosto daqui é a sua generosidade em nos deixar fazer parte desses momentos ....me senti a sua mais nova amiga de infancia......(rindo)

Deixo abraçao.

Josselene Marques disse...

Ilaine:

Como sempre, este espaço exala poesia. É impossível não mergulhar neste mundo maravilhoso que você tão bem descreve para nós.
Obrigada.
Tenha um maravilhoso Dia dos Namorados.
Abração.
Josselene

Daniel Hiver disse...

Como é bom ler essas coisas que escreves. A minha sensação é de familiaridade. Total.
Bom final de semana. Beijo

Nielson Alves disse...

puro e lindo

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

É bom
encontrar
a alegria
nos olhos,
na vida,
na simplicidade
de outras vidas.

Que sempre
existam
sonhos em ti...

guru martins disse...

...pois é
que bom!!!

bj

guru martins disse...

...pois é
que bom!!!

bj

Dauri Batisti disse...

Querida amiga,
estou num projeto de pesquisa em psicologia aqui na Universidade federal do Espírito Santo em que procuro olhar essa profusão de escrita-literatura na internet.
Tomo estas escrituras que se mostram nestes blogues - poemas, crônicas, contos, novelas, e outras formas de expressão em que predomina a escrita como uma forma de literatura, mesmo que uma literatura de anônimos, “deslivrados” escritores, desconhecidos sujeitos do dizer.
A intenção da pesquisa é - falando com poucas palavras - investigar nesses espaços ciberculturais denominados blogues, pela escritura-literatura que neles se publica, a constituição de sujeitos, modos de existência, de resistências, empoderamentos de vida.
Tenho que selecionar um certo número de blogues dentre tantos o seu é seria um deles. Espero contar com a sua colaboração. Aguardo resposta. Lá no essapalavra você encontra meu e-mail, ou lá mesmo pode deixar seu comentário-resposta.
Sua colaboração consistiria em ter umas “conversas” comigo, pelos modos-meios “virtuais”, pelos comentários no blogue, por e-mail, etc, etc.
Obrigado.
Um beijo,

Dauri

Eu disse...

"Mas nada, nada os fará mudar."
Verdadeiras relações são assim... Mesmos que os tempos mudem os sentimentos os mantém iguais no íntimo!
Maravilhoso estar aqui lendo algo tão belo e que nos permite sentir tão boas emoções!
Beijos

Mirys Segalla disse...

Oi Ila!!!

Tentei deixar um comentário no seu outro blog (minha casa...), que eu amei conhecer, mas não consegui...

Só consigo postar nesse tipo de formulário... desculpe!

Mas, acabou sendo uma ótima desculpa para vir conhecer seu outro cantinho! Mulher, você é sempre muito direta e objetiva, e traz imagens lindas! Adoro!

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Benno disse...

a felicidade não está no cume das mais inacessíveis montanhas, nem nos mais profundos dos vales, nem está em outro continente, ou mesmo num ponto qualquer do futuro ou do passado, a felicidade está logo ali, ao alcance das mãos, nas coisas simples do dia a dia, no frescor da brisa, na beleza das flores e nos cantos e voares dos pássaros e se alcança com um simples gesto, um olhar ou no simples sorver com os cinco sentidos do que está à nossa volta.

Késia Mara disse...

Belíssima inspiração. Estou por aqui tbm.
por Késia Mara

Canto da Boca disse...

Que bom que o Ensaios continua o mesmo! Que bom que minha alma sempre encontra um refrigério aqui! Que bom que a paz sempre me encontra aqui!

Beijo, Ila, e desculpa pela minha ausência, ando tão sem vontade de tudo...

lula eurico disse...

Que coisa linda! A amizade, a simplicidade, a ternura.
Tudo aqui, nos Ensaios.

Abç fra/terno.

Sandra Gonçalves disse...

o tempo jamais desbota a amizade,,,jamais.beijos achocolatados

dade amorim disse...

E que bom que você continua escrevendo assim.

Beijos.

jeito simples disse...

Ila!
Estou sem palavras lendo seu texto.
Senti vontade de te abraçar. Apenas isso.

Graça Lacerda disse...

Linda ,

que texto lindo e refrescante...com sabor de saúde e juventude eternas!!
Lindíssimo.

Vim avisá-la que meu blog ANJO DE PRATA estará comemorando no dia 1º de JULHO, sexta-feira, 2 ANOS de feliz existência. E você faz parte da festa, é minha convidada de honra!

Te espero, querida.
Um abraço cheio de ternura pra você.

*Meu outro blog BOTÕES DE MADREPÉROLA TAMBÉM...SÃO GÊMEOS!!rs

jeito simples disse...

Ila...isso aqui não parece real. Confessa, é um sonho, não é?

Meine Dinge Franka disse...

Ich liebe Hortensien!


Salut! Franka

(Warum kann ich deinem anderen Blog nicht folgen???)

Paula Barros disse...

Ilaine, e eu li e não comentei, fiquei de voltar e não voltei. E estes dias tenho pensado muito em você. Como você está?

A imagem está belíssima e combina com a singeleza do texto, do sentimento do texto, de ver beleza no simples, e de sentir no simples a beleza e a felicidade do ser.

um abraço saudoso.

Anônimo disse...

saudades....ta tudo bem por ai???

beijo

Josselene Marques disse...

Menina,

Estou com saudades - de você e dos seus lindos textos.
Espero que esteja tudo bem.
Abração.

Graça Lacerda disse...

Ila,

que saudade de você, amiga minha! Conte-nos como estão as coisas por aí, por favor...
Beijos, linda!
Amo você de montão e você sabe muito disto!
Saudadeeeeee

lula eurico disse...

Amiga, Ilaine,
vim te deixar um abraço fra/terno.

Daniel Hiver disse...

Já tinha lido esse texto da outra vez... Mas é isso! O melhor da vida está no que é possível achar nas coisas mais simples... E somos mais felizes quando descomplicamos nossa vida...

Vamos simplificar a vida? Vamos! Vamos! Vale muito a pena...