quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sensommer

A magia dos fulgores.
Parece-me um concerto, a melodia do tempo que urge e que se modifica.

Sensommer... Palavra dinamarquesa que significa fim de verão. É quase outono no hemisfério norte. Olho para os campos, eles estão repousando. O ar e o vento tem outro cheiro e outra temperatura. Os dias – devagarinho - perdem sua esplêndida luminosidade. O sol agora está de amores com o outro lado do planeta. Seus raios transformaram-se em pequeninos braços que já não alcançam tão longe. É setembro, quase outubro... Sinto Sensommer na pele e no coração. Está em mim e em toda parte. Sento no jardim, tomo uma xícara de café e ouço o silêncio da folha caída. O transformar da natureza acompanha meus passos. É calada, mas presente e, em sua textura, concede emoções ainda mais fortes. As maçãs adquiriram uma tonalidade rubra – tão lindas! - estão quase maduras. Há sossego pelas planícies e os jardins já não ciciam como na primavera. Há uma tranquilidade evidente nesta troca de cor. Flores sonham e adormecem em seus segredos... ah, tão cansadinhas. Gosto de tudo isto... As estações por aqui são marcantes. E tocam!





Imagem: Ilaine

17 comentários:

Claudia Liechavicius disse...

Ilaine querida!
Que lindo!!!
Cada estação do ano tem seus encantos. A vida é um ciclo perfeito.
Beijo enorme
Claudia

anjandrozeitlos disse...

Deine Worte sind sooooooooooooo schön. Der Herbst ist eine ganz tolle Jahreszeit. Ich liebe das tolle Licht der Sonne und die bunten Farben der Blätter an den Bäumen.
Wundershcön.
du hast es so schön beschrieben.
danke.
Liebe Grüße
Anja

Canto da Boca disse...

É a minha estação favorita, Ila, o outono! Adorava caminhas pelas alamedas repletas de folhas douradas, no chão.
E traduzes a transitoriedade da vida com a beleza poética que lhe é peculiar, texto infinitamente lindo!

Um beijãozão!

eder ribeiro disse...

Minha poética cronista, te lendo faz com que eu perco um pouco do preconceito que eu tenho as duas estações, outono e inverno. Bjos.

Graça Lacerda disse...

Ilaine, flor amada!
que bom que voltou! Mas eu é que pulei umas postagens por aqui, não foi? Sorry, dear!rs
Estive afastada um tantinho também...
Que delícia essa crônica! Nossa, me levaaaaaa
Meu filho caçula estará na Alemanha em outubro para um Congresso,e ele certamente irá sentir a gostosura desta estação que vc descreveu...
Um beijo enorme, rica amiga!
quando me aposentar das escolas, eu prometo a você, vou criar um blog só de poemas e crônicas...(eu adoro escrever tb, só que o tempo é diminuto!)
Fica sempre com Deus aí, e venha sempre!

Unknown disse...

é o encanto do Outono que aí vem.

Beijo.

Luis Eustáquio Soares disse...

é marcante, ilaine, as letras demarcadas pelas estações, nos
ventos eventos de seus ensaios,
quando,nelas, somos o que não somos,
viagens.
b
l
ps. vindo indo, findo,
vinho,
podemos começar?

saudades

lula eurico disse...

Por cá o sol começa a esquentar tudo. rsrsrs
Praia, caminhadas, muita festa.

É o verão nordestino.

Abç fraterno, amiga-irmã.

jeito simples disse...

Enquanto lia suas palavras, ia fazendo um filme na minha cabeça e então eu estava aí contigo.

jeito simples disse...

Enquanto lia suas palavras, ia fazendo um filme na minha cabeça e então eu estava aí contigo.

Magna Santos disse...

Que coisa tão linda! Palavras doces, fotografia bela.
E eu fico aqui nesta manhã de domingo no hemisfério sul - Recife - nordeste do Brasil a pensar que o mundo é mesmo muito bonito e que Deus, este sim é o Grande Poeta.
E fiquei também com uma vontade enorme de ver a paisagem de onde estavas: sentada, tomando café. A folha caída...o repouso do campo...
Muito bom entrar aqui.
E obrigada pela tua delicadeza no Sementeiras.
Beijão!
Magna

Magna Santos disse...

Ía esquecendo, já que pareces mestra em fotografia, deixo o endereço de um blog de um fotógrafo que gosto muito. Os temas deles são distintos dos teus, mas ele está sempre a capturar o belo nas pessoas, na paisagem, na natureza. É um craque!
Beijo.
Magna
http://fotografiaspjamacaru.blogspot.com/

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...cada estação tem seu encanto, sua característica mais marcante...aqui tá chegando a primavera...gosto dessa estação...musa das inspirações musicais de alguns de nossos letristas e compositores como Beto Guedes, Tim Maia, Venturini...enfim...
Gostei da sua definição sobre as palavras também...saudade amiga...
Belas palavras, como sempre a sua sensibilidade aflorou para poder escrever sobre as coisas "simples" que nos rodeiam e que muitos não conseguem captar, absorver para dentro da alma
Um abraço nela...em sua alma e em todos os seus
Beijo

Sonhos e Artes disse...

Amei esse cantinho...tudo parece com voce...
Bjus. Josi

Pachelly Jamacaru disse...

É Ilaine, vi que as palavras e as imagens andam de mãos dadas contigo!

Um caramelo de bom gosto recheia tua arte!

Recíproco encanto!

Abraços bem brasil!
Pachelly Jamacaru

Sandra Gonçalves disse...

Tocante foi esse teu texto flor...Que delicia de ler.
Bjos achocolatados

myra disse...

emocionante ...
lindo...
beijoss