terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jardim

-->
Aqui, onde moramos, temos dois jardins – um na parte da frente da casa e outro nos fundos. Para quem me ouve falar poderia imaginar uma casa imensa, com um frondoso espaço cheio de cadeiras reclináveis, plantas exóticas e fontes com águas dançantes, feito as de Peterhof. Meu jardim, todavia, tem o tamanho de uma colcha de retalhos, talvez duas. Mas é o espaço que me faz feliz. Para mim é imenso, imensurável pelo valor que me concede. Vivo quase no centro de uma cidade, mesmo que não seja grande como Paris, como Berlin, como Londres ou (minha nossa!) como São Paulo, ainda assim é um mundo urbano onde necessito de meu espaço verde. Quando a primavera vem, abro a porta grande de vidro e a deixo escancarada. Ali sento para pensar, para sentir saudades e para ver a cerejeira em flor. Nas mãos seguro a xícara de café que me fortalece. Este é o mundo que habito com tudo o que tenho de brasileira. É o lugar afetuoso onde encontro-me como sou, verdadeiramente. No meu jardim falo português, a linguagem precisa e real de minha melancolia - o idioma que delinia o meu sentimento - a língua poética que é também a minha pátria, como diz Pessoa.
Agora, no entanto, o meu pequenino pátio está cheio de folhas caídas. Há um farfalhar dourado e belo com o qual o vento brinca. A nova estação me toma nos braços e me envolve... com a maciez de um afago. Em meu jardim tem visita: chegou o outono.
Imagem: Ilaine

18 comentários:

Eu disse...

Oi Ilaine... Eu amo plantas e natureza de uma forma geral e poder estar em contato com ela eu sinto que purifica a minha alma. Entro em sintonia com a minha verdadeira essência.
Também estou contruindo um lugar assim para habitar a minha alma em breve... A realização da casa dos meus sonhos está terminando de ser construída!
Um beijo carinhoso

Maria Luiza disse...

Oi Ila
Que bom que tens um jardim, mesmo pequeno eu tenho certeza que ele têm muitas maravilhas pois você nos mostra coisas lindas em imagens e palavras.
Beijos

Benno disse...

O jardim deve ser como um bosque, um local onde a gente deixa as flores se expandirem da forma mais confortável. Que coisa linda é ver uma flor estender suas pétalas para tomar Sol. As folhagens, enchem de verde os nossos olhos e nos acalmam. O melhor de tudo mesmo é o aroma da terra molhada, e o som das folhas chorando nas poças as lágrimas de chuva que lamberam suas faces verdinhas. Só podem ser lágrimas de felicidade.
Beijos

Myrian disse...

Ila querida,
Que lindo tudo que você escreve!
Quanto sentimento!
Não há como ficar insensível ao que você descreve.
Parabéns, você tem domínio sobre as palavras.
Bjs.

eder ribeiro disse...

Minha querida amiga Ila, o que mais admiro em vc é que assunto tão despercebido por muitos escritores, nas suas mãos se tornam a mais pura poesia, e quão profundo é a comparação que vc faz da sua língua pátria. Um beijo imenso recheado de flores e alegria.

jeito simples disse...

Tem momentos em que não consigo dizer nada.
mas deixo um beijo.

Unknown disse...

"O jardim dos seus versos todo em flor"

Beijo.

Anônimo disse...

Deu até para sentir o cheiro do outono! E olha que estamos na primavera aqui.
Bjs minha linda.

Margarida disse...

Sinto-me aí contigo, não só pela força das palavras que transmitem sentimentos autênticos, como pela minha identificação contigo nesse jardim. Vejo-te aí, sentada a sorver o momento, porque também eu adoraria ter um pedaçinho de terra onde pudesse fazer o mesmo. Mas por agora, faço meu o teu prazer. Beijo.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Ilaine...visivel fica a sua sensibilidade diante as coisas boas e simples que te rodeiam, esse sentir-se em casa não tem preço que pague...naturalmente o pensamento que te nasce...tem sabor de chimarrão...vem com essências da terra brasilis...rsrs...
Um grande jardim não precisa ter gigantescas proporções, mas o tamanho exato pra que a gente possa semear e colher o bem...
Cuida bem da tua visita.
Aproveite cada instante...
Um abraço na alma
Beijo

Graça Lacerda disse...

Oi, Ila!
Espero que estejas feliz!

Depois que você me visitou, menina, aproximou-se de minha alma uma alegria e ao mesmo tempo uma nostalgia tão boa, que quase te chamo agora de irmã, minha querida!
Já faz tempo que sinto essa afinidade, essa proximidade, mas agora soou forte, talvez por eu estar um pouco ainda debilitada e suas palavras cairem direitinho no que eu precisava justamente ouvir, não sei!
De qualquer forma, somos irmãs sim, em Cristo Jesus...(mesmo sem saber se és cristã ouso falar assim).

Ila, essa visita sua é importante, pomposa... é pra você oferecer café, chá, bolachinha, bolo, tudo de que você dispuser em sua casa, porque jardim de outono também é maravilhoso, amiga!
Um beijo, com muita ternura, em seu coração, e fique bem aí em Copenhague.
*Ah, aproveitei e li a postagem anterior, eu tb ando querendo uma novidade de vida, "esquecer verdades antigas"...começar de novo!

Ivana disse...

Nossa, Ilaine, maravilhoso seu texto onde retrata sua felicidade. Pude concluir que podemos ser felizes em qualquer lugar ou espaço, independente do tamanho. Depende exclusivamente de cada um. Texto, foto e blog lindos, parabéns. Adorei chegar aqui, um forte abraço.

myra disse...

obrgada pelo teu comentario, e aqui sempre encontro sempre algo tao bem escrito!
e lindas imagens
beijos

Magna Santos disse...

Presta bem atenção, Ilaine, olha direitinho novamente no teu jardim.
Acabo de entrar nele e minhas mãos sairam cheias de perfume, mas talvez, talvez, encontres ainda o jasmim que tentei deixar contigo em retribuição a tudo isto.
Beijão!
Magna

Paula Barros disse...

Ilaine, venho aqui leio e vou embora, venho aqui leio e vou embora...e já fiz isto várias vezes.
O seu texto me transporta para o seu jardim, você me faz vê-la contemplando o jardim, e contemplando os sentimentos, e contemplando os pensamentos...e sendo abraçada pelo outono, por este farfalhar de ideias, de sentimentos, de douradas poesias que lhe transbordam.

beijos

Claudia Liechavicius disse...

Oi Ilaine,
Que privilégio ter um jardim particular numa cidade que nao é tao grande, mas é bem grandinha.
Agora na entrada do outono as folhas ficam amareladas num tom dourado lindo. É o anúncio do inverno.
Tenha um otimo final de semana.
Bj
Claudia

Claudia Caprecci disse...

Pude me ver um pouco em você minha amiga,fazendo exatamente as mesmas coisas.
Sentada no final de tarde,olhando meu pequeno jardim,por minha porta de correr,com uma xícara de café nas mãos, pensando na vida e sendo verdadeiramente eu.
Momento muito gostoso do dia!
Aí bate aquela saudade boa daqueles que amamos!
Bom demais!
Lindo seu texto minha amiga!
Posso imaginar sua família lendo suas palavras.Devem ficar com mais saudade ainda de você!
Beijo minha querida,fique com Deus!

Canto da Boca disse...

Ah, Ila, para quem mora numa cidade como a minha, como é refrescante passear em teu jardim! Ainda mais acompanhada pela minha estação preferida, o outono, e com uma das minhas escritoras favoritas!

Um beijo grande!

;)