quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Palavras acordadas



Fui convidada pela querida Graça, do blog Os Botões de Madrepérola, para participar de um projeto intitulado: acordar e adormecer palavras. Para mantê-las acordadas, fiz esta inventividade!

Palavra que canto, que busco, que falo. Com voz de sussurro, ela desfolha minha fadigada melancolia. Saracoteia monossilábica ao meu redor, deixando-me tonta na expressão de minha ânsia. Então, eu a busquei e deixei que deslizasse substantiva por sobre essa alba página. Agora, ela desenha letras, feito flor semeada por entre as linhas. Nem eu, nem ela sabemos se há sentido no vórtice desta aflição. Todavia, somos uma unidade e estamos ligadas por um fio, como as pérolas que compõem um colar. O texto que juntas formamos é como uma tela - um quadro de cor púrpura. Eu, o pintor; a palavra, a tinta.

Tenho-lhe um amor imensurável. A palavra permite a magia de expor, em forma figurada, a dor que o poeta sente. Ela é o molde de meus momentos e o timbre de meus sonhos. Palavra que soa, que rima, que voa, e que navega comigo nesta canoa. Palavra que cabe, que molda, que reveste e que descobre. Ela esculpe a minha vida com cores e com aromas. Neste momento está calada e me olha, afeiçoando-se. Despojada de qualquer lamento, desfila em letras com brilho escarlate. Queria era uma grafia, uma adjetivada forma na frase de um destino, conjugada e escrita. Palavra - nascida do parto normal de minha embriaguez.

Obrigada, Graça, por me conceder esta oportunidade!

Imagem: Ila

23 comentários:

Paulo Francisco disse...

Palavra dita-Palavra sentida;
Muito bom.
Um beijo grande

Maria Luiza disse...

Ila
Parabéns, que texto maravilhoso!
Você sabe usar as palavras para expressar o que sente de uma maneira linda!
Um grande abraço

eder ribeiro disse...

Ila, quero dessa embriaguez para parir belo testo como este. Bjos.

jeito simples disse...

Eu também Eder...
Suspiro*...

Elcio Tuiribepi disse...

Ahhh....aí voce brincou né...eu é que sou seu fã então...fala sério...as palavras aqui ganham uma dimensão, uma clareza, uma leveza de quem sabe lidar com elas em todas as formas também...
Parabéns amiga por brincar tão a sério com as palavras, de maneira que elas conseguem solidificar o sentimento em nossos olhos....
Um abraço na alma
Beijo

Graça Lacerda disse...

Olá, Ila!

Obrigada,, obrigada, obrigada, minha querida amiga, pela linda colaboração ao Projeto Lexicoterapia@ - Adormecer e Acordar Palavras...
Estou encantada!!
Seus posts estão florindo meus Botões de Madrepérola!
Muito grata mesmo!
Um beijo, minha querida. Paz pra vc!

lula eurico disse...

Belíssimas palavras.

Eu te abraço por aqui, maninha!

Claudia Liechavicius disse...

Ilaine querida,
Você tem o dom de juntar as palavras com grande harmonia. Seus textos são sempre lindos e cheios de emoção. Adoro ler você!
Um beijo
Claudia

Unknown disse...

Amo esse cantinho,
venho aqui para me recarregar
de boas energia.
bjão!

alessandra-soares.blogspot.com


Realizando Sonhos...

Magna Santos disse...

Misericórdia, Ila!
Por falar em palavra, só há uma para o que acabo de ler: GENIAL!
Beijão!
Magna

Josselene Marques disse...

Ilaine,

Que inventividade maravilhosa! Eu nem deveria mais me surpreender com a sua genialidade com as palavras... rsrs
Que Deus mantenha sempre ativo esse seu dom de encantar com as suas belas construções literárias e a sua sensibilidade para falar do nosso mundo e de tudo quanto nele há. Estive ausente por algumas semanas em função do excesso de trabalho, mas estou voltando...
Abraço do tamanho do nosso Brasil!
É sempre um prazer vir aqui.

myra disse...

parabens, gostei mto e isto especialmente:"voa, e que navega comigo nesta canoa. Palavra que cabe, que molda, que reveste e que descobre. Ela esculpe a minha vida com cores e com aromas. Neste momento está calada e me olha, afeiçoando-se."
beijossssssss

Rafael Castellar das Neves disse...

Sentido, hein? Muito sentido...gostei!

[]s

Ivana disse...

Que lindo, Ila! Escreve muito bem, e a foto? Maravilhosa! Desejo uma quinta-feira muito especial e feliz, um grande abraço, fica com DEUS.

Dilberto L. Rosa disse...

Bravo! De pé! Simplesmente adorável o balé da protagonista palavra-sua por entre formas gramaticais e elementos da natureza! Bravo! E viva a tua palavra bailante, minha cara e infante Ilaine! Meu abraço substantivo (porém cheio de adjetivos)!

Tina Bau Couto disse...

Olá!

Muito bem vinda lá no meu espaço.
Seguirei por aqui :)

Como amamos escrever, somos formadas em letras, com orgulho de ser brasileiras, blog e blogueiras em comum, assunto e sintonia não vai nos faltar.

Amei o texto!
AMO PALAVRAS!

Bjo poético

guru martins disse...

...uma
pintura...

bj

eder ribeiro disse...

Sabe Ila, às vezes eu me torno repetitivo em meus contos referente essa nossa dualidade, esse nesse contraste entre o bem e o mau; eu não entendo o porquê de tanta agressividade. Hoje mesmo ao entrar no ônibus no ponto final, fui atingido por uma bolacha água e sal atirada pelo motorista, ele pediu desculpas e então lhe falei, você já tá errado ao jogar a bolacha no chão. Eu penso que a violência nasce assim, em pequenas atitudes erradas. Bjos.

Cores do caminho disse...

Oi Ilaine, vim te seguindo atraves do blog da Norma(Jeito simple de ser), amei... vou ficar.
Maravilhosa sua forma de escrever. Parabens, palavras que encantam e aquecem o coraçao.
Bjs

Eva disse...

Ila querida, levei um susto hoje pela manhã, fui acessar seu blog pela minha lateral e não consegui, que bom que cheguei até aqui, vou trocar o endereço da lista da lateral, mudou né?
Amiga, você nos faz sonhar, sempre sob qualquer ângulo que vc nos mostre, eu sinto assim, as palavras existem dentro de você pelos seus sentimentos tão profundos arranjados de forma tão natural, dentro de você, tão íntimos que quando saem, assim, pintando as brumas da sua alma, dançando, ritmadas com teu momento, belas, sem pedir licença pois já são licenciadas pela tua verdade, a gente se cala, admirando a poesia que você consegue fazer da sua vida. parabéns, bjinhos,bom domingo e linda semana.

Canto da Boca disse...

Impressionante, por mais que achemos que as palavras estejam gastas, sempre conseguimos dar-lhes novos sentidos e significados. Foi o que fizeste aqui, a beleza, acaba por renascer nesse texto que deixaste aqui para nós, Ila!

Beijão!

Mi disse...

ola ilaine,
adorei sua visita,
vc escreve super bem!
otima semana, beijinhos

ANDRÉA disse...

Seu cantinho é muito especial!!!!
Um enorme beijo
Andréa