terça-feira, 8 de novembro de 2011

Rebento


Mami, auch wenn man kein Schatz gefunden hat ist man reich...
Ja, Mami, weil man eine goldene Stimme hat!
-->
Estás um homem. Quase nem percebi que o tempo te fez diferente. És do mundo, eu sei. Te deixamos esta herança. Tens três culturas em ti, e nelas formas tua personalidade. Amas cada uma delas como se fossem três pátrias. Todavia, na forma descontraída de viver e na espontaneidade de levar os dias... nisto és puro - em ti está a cidade em que vives. Das outras, levas apenas fragmentos, laivos característicos de usos, de costumes e de afeto. Saíste do berço e te deixas moldar pela vida, ainda tão tenra a idade. Encantada, ouço tuas conversas com teu pai. Impressiono-me com teu conhecimento sobre cinema, política e literatura. Ainda nem caminhavas e já provavas o sabor dos livros - hoje continuas leitor apaixonado. Me ensinaste tantas coisas... Com o dedinho, acariciaste as letras ilustradas do livro de Michael Ende. Tal qual Bastian, me falaste, entusiamado: Mamãe, olhe como são lindas! O curso de filosofia na escola te trouxe uma base ainda mais sólida. Com os olhos flamejados falas de Sócrates, de Kant e de Sartre. Colhes ideias e teorias que te possam ser úteis. Se te embalei por tanto tempo, hoje és meu porto seguro. Procuro-te quando o caminho se bifurca e tu, com esse sorriso meigo, me abraças. Tens a compreensão e o carinho que me fortalecem. És do mundo... e nele mergulhas em saltos profundos. Tuas mãos tocam a liberdade e a delícia das paixões. Te deixo voar!
Imagem: Ilaine

22 comentários:

eder ribeiro disse...

Ila, meus olhos marejaram ao ler o seu texto. Não tenho me dizer, a minha mãe é a pessoa que mais amo na vida, e vc minha querida, é a síntese de ser mãe. Vc, hoje, me emocionou. Um enorme beijo.

jeito simples disse...

Tens um lindo pássaro a quem sabiamente ensinastes a voar. Bons vôos ao teu rebento e que ele possa ser mais feliz ainda.
;)

Unknown disse...

Cada dia você me surpreende mais querida!
Que tanta inspiração... fico no seu cantinho sem vontade de sair.

Deixei uma rosa pra você no meu blog!

Tenha uma ótima terça-feira!bjos

Realizando Sonhos...
alessandra-soares.blogspot.com

Myrian disse...

Querida Ila,
Mais uma vez, você me encanta com suas palavras que revelam todo o orgulho de uma mãe por seus filhos!
Digo sempre aqui em casa, que uma das coisas que me dá mais prazer é quando aprendo algo com meus filhos. Acho lindo um filho ensinando aos pais, e tenho aprendido tanto...
Beijos carinhoso.

Anônimo disse...

Te deixo voar!

Estou aprendendo esta parte ainda.
Bjs.

Magna Santos disse...

Eita, Ila. Que lindo! Que comovente! Minha próxima publicação será sobre meu filho do coração(sobrinho e afilhado), que não é meu rebento, visto que não rebentou de mim, mas me arrebatou pra vida, pro amor, para uma alegria tão pura e tão próspera. Esta mesma que tu descreveste. É muito bom conhecer uma pessoa desde o princípio. Muito bom!
Soubeste traduzir isto tudo e muito mais aqui. Um lindo rebento de palavras férteis...dá para povoar o mundo inteiro.
Beijão bem grandão!
Magna
Obs.:tu fizeste me lembrar uma música que considero linda demais. A composição é de Maciel Melo(pernambucano); foi feita para Xangai(cantor baiano)- os 2 filhos deste - que divide o palco com ele neste vídeo que agora te mando.
http://www.youtube.com/watch?v=3Jp1rjxjueg

Rejane Abreu disse...

Emocionante texto, Querida Ila!
Parabéns pela zelosa que és.

Bjo grande.

Torcedor Coral disse...

Ilaine,

Vim retribuir tua visita em meu site e fiquei emocionado com teu texto, como se eu mesmo fosse o pai, a mãe, o filho e o irmão.

Sou um tolo quando falo de minha família, minha esposa, meus filhos lindos que me dão a maior parte da alegria que sinto neste mundo.

E lembro de minha mãe, mulher forte, que soube nos criar, apesar das adversidades. Lembro-me do meu pai, que nos deixou quando eu ainda era um menino.

Belas palavras, como uma canção de ninar, um acalanto.

Abraços,

Dimas

Rafael Castellar das Neves disse...

Forte...emocionante...muito bom, Ilane!!

[]s

Paula Barros disse...

Tenho lido e tem sido rápido, releio alguns trechos, mas quero comentar, quando ler sentindo. Porque já vi que está lindo demais, este deixar voar o rebento.

beijo

myra disse...

pura emoçao!!!!!
e linda imagem, beijosssssss

Benno disse...

Venturosa é a mãe que, com o coração apertado, pois sente a aflição da saudade, ensina seu filho a voar, com asas só suas para longe de si. Beijos

Margarida disse...

Saudades! Bom vir mergulhar novamente nas tuas palavras e sair refrescada. Beijo.

guru martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
guru martins disse...

Philho é paixão
Philho é pressão
Philho é prisão
Philho é porção
Philho é pulsão
Philho é punção
Philho é puxão
Philho é pensão
Philho é phoda!

bj

Claudia Liechavicius disse...

Ai que lindo!!!!! Como aprendemos com nossos filhos. Como eles nos fortalecem. Amei esse texto. Lindo como sempre.
Beijo
Claudia

Dilberto L. Rosa disse...

Lindo, Ilaine: emocionaste-me... Injustiça conosco, teus leitores, especialmente enquanto pai babão que sabes que sou de uma linda garotinha de menos de 1 ano e meio... Eles crescem, não é mesmo?! Rs. Um grande abraço e parabéns pela cria!

Paula Barros disse...

Ila, agora sim, estou lendo calmamente, pausadamente cada frase, e me transportando neste sentimento de mãe que criou o filho para ser, e assim é possível apreciar os voos.

Observar um rebento crescer, amadurecer, aprender e nos ensinar, é um sentimento muito gostoso, para mim, um sentimento que também nos faz voar.

Um forte abraço.

Moro em um Kinder Ovo disse...

Somente hoje cheguei aqui. Eu sempre visito o seu outro blog e não sei explicar como não conseguia "ver" que este outro existia. Emoção pura vinda de alguém muito especial.

Canto da Boca disse...

Fiquei cantarolando baixinho a música, Rebento, do Gil:

"Rebento, substantivo abstrato,
o ato, a criação, o seu momento,
como uma estrela nova e seu barato
Que só Deus sabe lá, no firmamento.

Rebento, tudo que nasce é rebento,
Tudo que brota, que vinga, que medra,
Rebento raro como flor na pedra,
Rebento farto como trigo ao vento"...

Porque deles teremos sempre esse carinho em flor, esses seres raros, perfumes delicadas da nossa alma, e passam a habitar o mundo, e também a nos fortalecer.

Mas que belo poema, Ila, chego a ser tao banal, mas nao tem outro adjetivo, estou embevecida...

Um beijao, querida!

Dilberto L. Rosa disse...

Pára um minuto de lamber tua cria criada e vem abraçar teu filhote colecionador nos Morcegos, ré, ré! Abraço saudoso!

Unknown disse...

Saudades...

tenha um ótimo final de semana!bjão

Realizando Sonhos...
alessandra-soares.blogspot.com