sábado, 19 de novembro de 2011

São Petersburgo

Estávamos na estação Leningrado - em Moscou - de onde partem os trens para a cidade russa São Petersburgo. Para mim não era uma estação qualquer, pois eu lembrava de Anna Karenina – a personagem principal do romance de Leo Tolstoi, que viveu um amor trágico, levando-a ao suicídio. Viajaríamos, pois, pelo mesmo trajeto a caminho de São Petersburgo, tal qual a bela e aristocrática Anna o fizera, a mulher adúltera que desafiou todas as convenções sociais para viver uma paixão avassaladora em pleno século 19. Imaginava-a caminhando de um lado para o outro, arrastando a cauda de um de seus adoráveis vestidos por sobre a plataforma da estação.

São Petersburgo estende-se magnífica por sobre 42 ilhas, traçando largas avenidas, frondosas praças, palácios e templos. Com certeza, é uma das cidades mais fascinantes do mundo. A sua história foi escrita por czares, por nobres e por intelectuais. No entanto, São Petersburgo é também a cidade dos artesãos, dos operários e de muitos estudantes.

Andei por estas ruas banhadas de águas e me encantei com a beleza lírica desta cidade... adormecida pelo frio do inverno. Vi as pessoas a caminho de uma nova história. Estavam em busca da democracia plena, protagonizando um conto vivo e real, numa cidade de vestígios deixados pela aristocracia dos czares e pelo desconsolo do regime socialista. Atravessei inúmeras pontes e o ar gelado de fevereiro petrificou meus pés, fazendo-me lembrar que eu estava a passear numa das cidades mais nórdicas do mundo.

São Petersburgo, matriosca princesa. Um lugar propício para sonhar e amar, em longas noites iluminadas, quando o sol nunca se põe - noites brancas. As pérolas arquitetônicas às margens do Rio Newa, brilham em lindas cores pastéis e as cúpulas das igrejas douram o céu dessa metrópole romântica, definitivamente bela.

Imagem, aqui!

13 comentários:

Ivana disse...

Que viagem fascinante você nos proporcionou, fiquei fã da Anna que mulher maravilhosa, vencendo todos os preconceitos para ser feliz.
Tenha um domingo maravilhoso junto das pessoas que ama, bjo com todo meu carinho.

Unknown disse...

Ai fiquei aqui viajando em meus pensamento... parece até que estava em São Petersburgo.
Obrigada pela linda viagem!bjão

Realizando Sonhos...

Claudia Caprecci disse...

Lindas demais,a cidade e sua história Ilaine!
Um lindo domingo minha amiga,com muita luz,paz e harmonia!
Beijão,fique com Deus!

Paula Barros disse...

Seu texto com sua forma de escrever nos leva por São Petersburgo, e pelo cenário que Anna caminhou e até a ansiedade dela.

A imagem me lembrou Recife, cortadas e/ou ligada por pontes.

abraço

jeito simples disse...

Bom dia Querida Ila!
Obrigada por compartilhar seus sentimentos, seu conhecimento e sua delicadeza. Quando fico diante de uma construção antiga, me ponho sempre a pensar...quem terá vivido neste espaço? Que sentimentos experimentou? Que alegrias e angustias vivenciou? E nestes momentos penso que tudo passa mesmo e nada podemos fazer a respeito.
Saudades de ti guria.
;)

eder ribeiro disse...

Ila, é sempre bom qdo encontramos textos que nos fala do lugar, da sua cultura e da sua gente, pois nos enriquece. Bjos.

Tina Bau Couto disse...

Obrigada pela visita e carinho :)

Uma linda e doce semana pra vc.

Seguindo!

Eva disse...

Amiga querida, essa face de Ila nos ensaios é também belíssima, amo sua forma de escrita e uma história contada assim dessa forma que nos remete as suas impressões e vivências mais internas, é apaixonante, visitar os lugares, conhecendo suas histórias, dá a oportunidade de vivê-las sob uma ótica própria e permite viajar em sonhos, você faz isso e nos leva por esses caminhos encantados da tua lente, obrigada, um grande prazer conhecer São Petersburgo desse ângulo, inesquecível para você e para nós também. bjinhos, amiga. Uma ótima semana!

Anônimo disse...

Amei viajar com vc!
Bjs.

Claudia Liechavicius disse...

Oi Ilaine,
Que lindo texto e bela foto. Acho que no próximo ano vou conseguir conhecer São Petersburgo. Por enquanto, só conheço Moscou - que acho espetacular.
Bj
Claudia

myra disse...

bom viajar com voce, e lembrar a formidavel Anna!!!linda foto
voce escreve, descreve tao bem!
beijosssssssss

Benno disse...

Nossa. Eu li Anna Karenina quando tinha uns 16 anos. Gostei muito e desde aquele tempo sonho em conhecer São Petersburgo. Obviamente li outros romances que se passavam nesta magnífica cidade, como O Idiota e Noites Brancas de Dostoievski. Recentemente li cidade de ladrões, reminiscências da segunda guerra mundial. Sou um aficicionado por literatura russa. Já li Pasternak, Soljenitzen, Gogol, Turgueniev, Tolstoi, Dostoievski, desses últimos quase tudo. Beijos

Canto da Boca disse...

Estive contigo em cada recanto, Ila!

Interessante que acabei de reler Noites Brancas, de modo que está tudo fresco na minha memória.

Beijos!